Topic outline

  • PSI 2591 - PROJETO DE FORMATURA I (1/2015)

    Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra

    Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo

    Apoio: Dra Ramona Mercedes Straube

    1o. Semestre de 2015



    • Notem alguns aspectos (nova versão de 12 de junho de 2015):

      - A Apresentação do Projeto ocorrerá no dia 26/06 no horário da aula, no mesmo esquema da apresentação A2, sendo que os avaliadores serão um professor e o orientador. Podem ocorrer reagendamentos em função de compromissos outros dos orientadores. Nesse caso os grupos afetados serão avisados. Deve-se dar ênfase nessa apresentação aos aspectos de implementação, especialmente a uma análise de viabilidade considerando principalmente os riscos e as dificuldades e como eles estão sendo contornados. Para as partes mais críticas do projeto deve-se apresentar uma prova de conceito que pode ser uma simulação, uma análise detalhada, um software funcionando ou um primeiro protótipo de bancada. Não esqueçam que a apresentação dura 10 minutos e teremos 5 minutos para discussão.

      - A entrega A3 ocorrerá no dia 01 de julho na forma de papel, na secretaria do PSI. Além de atualizações dos itens já constantes no relatório A2 deve-se dar ênfase à analise de Riscos/Dificuldades que podem impactar no andamento do projeto e deve-se documentar uma prova de conceito dos itens críticos.

      - A entrega do poster, no formato do template, ocorrerá também no dia 01 de julho porém no formato eletrônico via moodle (até a meia-noite do dia 1 de julho). Não é necessário imprimir o poster, apenas enviar um arquivo em formato pdf.

  • 26 de junho - Entregas A3 (Apresentação, Pôster e Relatório)

    Vocês devem entregar a apresentação A3 (PowerPoint ou PDF) aqui no site até meia-noite de quinta feira, 25-05-2015. O grupo que não entregar no prazo não poderá fazer a apresentação.

         - Dicas: Lembrem-se que a apresentação é de 10 minutos nesta fase (em geral um slide de rosto com o nome

          do projeto e 8 a 10 slides sobre o projeto) e que o professor e o orientador farão mais 10 minutos de

          argumentação, visando colaborar no andamento de seu projeto.

          - Treinem antes com o seu orientador para caber em 10 minutos!

    Voces devem entregar o poster (PDF) aqui no site até meia-noite de quarta feira, 01-07-2015.

    Voces devem entregar o relatório IMPRESSO na secretaria do PSI com o Sr Nelson Bernardo até 15hs de quarta 01-07-2015.

  • Documentos Úteis

  • 28 de maio - Entrega da Apresentação A2

    Vocês devem entregar a apresentação A2 (PowerPoint ou PDF) qui no site até meia-noite de quinta feira, 28-05-2015. O grupo que não entregar no prazo não poderá fazer a apresentação.

    Dicas:

    Lembrem-se que a apresentação é de 5 minutos (em geral um slide de rosto com o nome do projeto e 5 ou 6 slides sobre o projeto) e que o professor fará mais 5 minutos de argumentação, visando colaborar no andamento de seu projeto.

    Treinem antes com o seu orientador para caber em 5 minutos!

    A apresentação deve conter os itens que estamos abordando:

    - Necessidades do Cliente / Requisitos de Marketing

    - Objetivos a serem alcançados

    - Pesquisa de Levantamento da Situação

    - Requisitos de Engenharia

    - Opções (conceitos) e escolha da alternativa mais adequada

    - Decomposição funcional (ao menos até nível 1) incluindo modelos comportamentais se for o caso


  • 15 de maio: Aula 09

    Tema: Modelos Comportamentais

    Muitas vezes a decomposição funcional precisa de uma linguagem mais apropriada para apresentar o conceito (solução) escolhido. Um caso marcante é quando parte da solução será implementada em software. Nesse caso os especialistas lançam mão de modelos comportamentais para projetar o software adequadamente. Dado seu grande poder, modelos comportamentais são cada vez mais utilizados em outros projetos de engenharia, não apenas de software. Veremos alguns tipos de modelos comportamentais, em especial o modelo UML que hoje é muito utilizado mesmo no projeto de circuitos integrados.

  • 08 de maio: Aula 08

    Tema: Decomposição Funcional, Avaliação Intermediária, Cronograma das aulas subsequentes. 


    • Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 2o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um. Notem que vocês devem incluir o relatório anterior (melhorado caso tenhamos feito observações) como parte inicial deste relatório.

      Notem também que esta avaliação contém mais itens que a anterior, e certamente levará mais tempo para ser feita. Como a ideia é vocês irem construindo o relatório ao longo do projeto (que em verdade vai até novembro) estamos enfatizando os itens que vocês devem prestar mais atenção agora para o projeto não dar errado.

      Assim, deem mais atenção agora à Especificação de Requisitos de Engenharia e à Geração de Conceitos (opções), mas vocês já devem fazer um esboço da Decomposição Funcional e do Gerenciamento do Projeto. Este último para vocês já avaliarem se não estão propondo algo impraticável no tempo e condições disponíveis.

      A Avaliação A2 (ou relatório 2) deverá ser entregue na secretaria do PSI até o dia 24/05.

  • 24 de abril: Aula 07

    Tema: Elaboração de Documentação

  • 17 de abril - Aula 06

    Tema : Gerenciamento de Projetos

    Práticas de gerenciamento de projetos foram desenvolvidas pela comundade de engenharia para lidar com a complexidade crescente dos projetos de engenharia. Os três objetivos mais importantes do gerenciamento de projetos são realizá-lo no tempo previsto, com os recursos alocados e atendendo aos requisitos do usuário. Esta aula foca as principais metodologias de planejamento voltadas à alocação de recursos e realização no tempo previsto.

  • 10 de abril - Aula 05

    ENTREGA DA 1A AVALIAÇÃO: PRODUTO A1.a. (Proposta de projeto) contendo:

    - Declaração das Necessidades do Usuário
    - Declaração dos Objetivos do Projeto
    - Pesquisa de Levantamento da Situação (Visão Geral, Tecnologias Relevantes, Árvores de Objetivos)

    O Documento deve ter aproximadamente 5 páginas para esses itens (não considerar nessas páginas a folha de rosto, índice, etc.)

    Tema da Aula: "Geração do Conceito". Cap. 4

    ATENÇÃO: Entrem em contato urgente com o orientador de seu projeto pois muitos orientadores nos informaram que desejam receber o relatório com aprox. 3 dias de antecedência para análise e o "de acordo".

    • Este relatório mostra um exemplo de como detalhar o projeto. Note que a parte referente à avaliação 1 (item 1, pag 5 a pag 10) toma cerca de 5 páginas. Coloque uma página de rosto e um ínidice similar ao apresentado, os outros itens iniciais (resumo, tabela de figuras, etc,) por enquanto não são necessários.


    • Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 1o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um.

    • Nesta aula digital mostramos como construir uma árvore de objetivos a partir das necessidades do cliente e como atribuir pesos ponderados para cada uma das necessidades de marketing. Entes exemplo utiliza-se a metodologia AHP empregando compração par a par e médias geométricas, sendo que os pesos vão de 1-2-3-4-5 (diferentemente do exemplo da aula 4 onde os pesos são 1-3-5-7-9). Os resultados são semelhantes em ambos os casos.

    • Neste texto o pessoal da Wistia, que eu acho muito criativos, mostram que uma companhia que enfatiza a criatividade e a autonomia como a deles pode cair em algumas armadilhas. Uma delas é o Forrest Gumping.

      Descubra algumas dicas de como equilibrar a criatividade e as restrições de um projeto (tempo, custos, etc.

    • A IDEO é uma das empresas de design mais inovadoras do mundo. Aqui eles aceitam o desafio de criar um carrinho de compras em 5 dias. Eles mostram qual a metodologia de trabalho em equipe que utilizam e porque isso a IDEO um exemplo a ser seguido.

    • Livro sobre design thinkingNeste livro Tim Brown introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo utilizado pela IDEO para resolver problemas de maneira inovadora e criativa. O livro custa cerca de R$68,00 no site da Saraiva, da Cultura ou da Martins Fontes.

      Acho uma excelente leitura para quem está começando a carreira.

  • 03 de abril

    SEMANA SANTA - NÃO HÁ AULAS
  • 27 de março

    SEMANA DE PROVAS - P1 - 4o. e 5o. ANOS - 23/03 A 27/03