Topic outline
-
PSI 2591 - PROJETO DE FORMATURA I (1/2015)
Prof. Dr. Antonio Carlos Seabra
Prof. Dr. Marcelo Knörich Zuffo
Apoio: Dra Ramona Mercedes Straube
1o. Semestre de 2015
-
Notem alguns aspectos (nova versão de 12 de junho de 2015):
- A Apresentação do Projeto ocorrerá no dia 26/06 no horário da aula, no mesmo esquema da apresentação A2, sendo que os avaliadores serão um professor e o orientador. Podem ocorrer reagendamentos em função de compromissos outros dos orientadores. Nesse caso os grupos afetados serão avisados. Deve-se dar ênfase nessa apresentação aos aspectos de implementação, especialmente a uma análise de viabilidade considerando principalmente os riscos e as dificuldades e como eles estão sendo contornados. Para as partes mais críticas do projeto deve-se apresentar uma prova de conceito que pode ser uma simulação, uma análise detalhada, um software funcionando ou um primeiro protótipo de bancada. Não esqueçam que a apresentação dura 10 minutos e teremos 5 minutos para discussão.
- A entrega A3 ocorrerá no dia 01 de julho na forma de papel, na secretaria do PSI. Além de atualizações dos itens já constantes no relatório A2 deve-se dar ênfase à analise de Riscos/Dificuldades que podem impactar no andamento do projeto e deve-se documentar uma prova de conceito dos itens críticos.
- A entrega do poster, no formato do template, ocorrerá também no dia 01 de julho porém no formato eletrônico via moodle (até a meia-noite do dia 1 de julho). Não é necessário imprimir o poster, apenas enviar um arquivo em formato pdf.
-
-
Vocês devem entregar a apresentação A3 (PowerPoint ou PDF) aqui no site até meia-noite de quinta feira, 25-05-2015. O grupo que não entregar no prazo não poderá fazer a apresentação.
- Dicas: Lembrem-se que a apresentação é de 10 minutos nesta fase (em geral um slide de rosto com o nome
do projeto e 8 a 10 slides sobre o projeto) e que o professor e o orientador farão mais 10 minutos de
argumentação, visando colaborar no andamento de seu projeto.
- Treinem antes com o seu orientador para caber em 10 minutos!
Voces devem entregar o poster (PDF) aqui no site até meia-noite de quarta feira, 01-07-2015.
Voces devem entregar o relatório IMPRESSO na secretaria do PSI com o Sr Nelson Bernardo até 15hs de quarta 01-07-2015.
-
Segue a programação de apresentações A3 que se iniciam às 14hs nas mesmas salas onde ocorreu a apresentação A2 (salas 01 e 02 da CAEEL).
-
Esta folha de avaliação será usada pelos orientadores e professores da disciplina para julgar a apresentação A3
-
Postar até quinta 25/06/2015, meia-noite, a apresentação a ser feita na sexta 26/06 em formato ppt ou pdf.
Atenção: se não fizerem a entrega no prazo não poderão fazer a apresentação!
Sugestão para a apresentação:
- Resumo contendo as partes que voces já fizeram para o relatorio 2
- Cronograma mais detalhado contendo para cada atividade o(s) Responsável(is) / Prazo / Materiais / Custo
- Ideia da lista de materiais necessários, indicando as dificuldades com prazo de aquisição ou empréstimo
- Prova de conceito (pegue por exemplo o item mais critico e mostre que a sua viabilidade)
-
Entregar o poster em formato PDF até 01/07/2015 meia-noite aqui no site. Segue modelo abaixo.
-
-
Os documentos a seguir ajudam as equipes a estruturarem seus projetos
-
Vocês devem entregar a apresentação A2 (PowerPoint ou PDF) qui no site até meia-noite de quinta feira, 28-05-2015. O grupo que não entregar no prazo não poderá fazer a apresentação.
Dicas:
Lembrem-se que a apresentação é de 5 minutos (em geral um slide de rosto com o nome do projeto e 5 ou 6 slides sobre o projeto) e que o professor fará mais 5 minutos de argumentação, visando colaborar no andamento de seu projeto.
Treinem antes com o seu orientador para caber em 5 minutos!
A apresentação deve conter os itens que estamos abordando:
- Necessidades do Cliente / Requisitos de Marketing
- Objetivos a serem alcançados
- Pesquisa de Levantamento da Situação
- Requisitos de Engenharia
- Opções (conceitos) e escolha da alternativa mais adequada
- Decomposição funcional (ao menos até nível 1) incluindo modelos comportamentais se for o caso
-
Postar até quinta 28/05/2015, meia-noite, a apresentação a ser feita na sexta 29/05 em formato ppt ou pdf.
Atenção: se não fizerem a entrega no prazo não poderão fazer a apresentação!
-
-
Tema: Modelos Comportamentais
Muitas vezes a decomposição funcional precisa de uma linguagem mais apropriada para apresentar o conceito (solução) escolhido. Um caso marcante é quando parte da solução será implementada em software. Nesse caso os especialistas lançam mão de modelos comportamentais para projetar o software adequadamente. Dado seu grande poder, modelos comportamentais são cada vez mais utilizados em outros projetos de engenharia, não apenas de software. Veremos alguns tipos de modelos comportamentais, em especial o modelo UML que hoje é muito utilizado mesmo no projeto de circuitos integrados.
-
Neste vídeo de 37 minutos apresentamos os Modelos comportamentais que complementam a análise funcional a fim de criar uma descrição top-down de um projeto de Engenharia Elétrica ou de Computação que inclua tanto hardware quanto software.
-
Teste para xml automatico
-
Tema: Decomposição Funcional, Avaliação Intermediária, Cronograma das aulas subsequentes.
-
Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 2o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um. Notem que vocês devem incluir o relatório anterior (melhorado caso tenhamos feito observações) como parte inicial deste relatório.
Notem também que esta avaliação contém mais itens que a anterior, e certamente levará mais tempo para ser feita. Como a ideia é vocês irem construindo o relatório ao longo do projeto (que em verdade vai até novembro) estamos enfatizando os itens que vocês devem prestar mais atenção agora para o projeto não dar errado.
Assim, deem mais atenção agora à Especificação de Requisitos de Engenharia e à Geração de Conceitos (opções), mas vocês já devem fazer um esboço da Decomposição Funcional e do Gerenciamento do Projeto. Este último para vocês já avaliarem se não estão propondo algo impraticável no tempo e condições disponíveis.
A Avaliação A2 (ou relatório 2) deverá ser entregue na secretaria do PSI até o dia 24/05.
-
Tema: Elaboração de Documentação
-
Neste vídeo de 9 minutos, a Sra. Ana Maria Badiali, supervisora da Billblioteca de Engenharia elétrica da Poli/USP, explica como você deve formatar o Documento do Projeto de Formatura para que ele esteja de acordo com o padrão ABNT. Ela explica em detalhes como estruturar o documento, desde a capa até os apêndices e anexos.
-
Neste vídeo de 18 minutos, a Sra. Ana Maria Badiali, supervisora da Billblioteca de Engenharia elétrica da Poli/USP, explica como você pode acessar as bases de dados disponíveis para a comunidade USP. Você vai descobrir que pode ter acesso aos mais recentes resultados de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo, incluindo todos os Congressos do IEEE, além de ter acesso a acervos de patentes.
-
-
Tema : Gerenciamento de Projetos
Práticas de gerenciamento de projetos foram desenvolvidas pela comundade de engenharia para lidar com a complexidade crescente dos projetos de engenharia. Os três objetivos mais importantes do gerenciamento de projetos são realizá-lo no tempo previsto, com os recursos alocados e atendendo aos requisitos do usuário. Esta aula foca as principais metodologias de planejamento voltadas à alocação de recursos e realização no tempo previsto.
-
ENTREGA DA 1A AVALIAÇÃO: PRODUTO A1.a. (Proposta de projeto) contendo:
- Declaração das Necessidades do Usuário
- Declaração dos Objetivos do Projeto
- Pesquisa de Levantamento da Situação (Visão Geral, Tecnologias Relevantes, Árvores de Objetivos)O Documento deve ter aproximadamente 5 páginas para esses itens (não considerar nessas páginas a folha de rosto, índice, etc.)
Tema da Aula: "Geração do Conceito". Cap. 4
ATENÇÃO: Entrem em contato urgente com o orientador de seu projeto pois muitos orientadores nos informaram que desejam receber o relatório com aprox. 3 dias de antecedência para análise e o "de acordo".
-
Este relatório mostra um exemplo de como detalhar o projeto. Note que a parte referente à avaliação 1 (item 1, pag 5 a pag 10) toma cerca de 5 páginas. Coloque uma página de rosto e um ínidice similar ao apresentado, os outros itens iniciais (resumo, tabela de figuras, etc,) por enquanto não são necessários.
-
Esta ficha de avaliação será utilizada pelos professores da disciplina para analisar o 1o relatório entregue. Ela contem os itens a serem avaliados e o peso de cada um.
-
Nesta aula digital mostramos como construir uma árvore de objetivos a partir das necessidades do cliente e como atribuir pesos ponderados para cada uma das necessidades de marketing. Entes exemplo utiliza-se a metodologia AHP empregando compração par a par e médias geométricas, sendo que os pesos vão de 1-2-3-4-5 (diferentemente do exemplo da aula 4 onde os pesos são 1-3-5-7-9). Os resultados são semelhantes em ambos os casos.
-
Neste texto o pessoal da Wistia, que eu acho muito criativos, mostram que uma companhia que enfatiza a criatividade e a autonomia como a deles pode cair em algumas armadilhas. Uma delas é o Forrest Gumping.
Descubra algumas dicas de como equilibrar a criatividade e as restrições de um projeto (tempo, custos, etc.
-
A IDEO é uma das empresas de design mais inovadoras do mundo. Aqui eles aceitam o desafio de criar um carrinho de compras em 5 dias. Eles mostram qual a metodologia de trabalho em equipe que utilizam e porque isso a IDEO um exemplo a ser seguido.
-
Neste livro Tim Brown introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo utilizado pela IDEO para resolver problemas de maneira inovadora e criativa. O livro custa cerca de R$68,00 no site da Saraiva, da Cultura ou da Martins Fontes.
Acho uma excelente leitura para quem está começando a carreira.
-
SEMANA SANTA - NÃO HÁ AULAS
-
SEMANA DE PROVAS - P1 - 4o. e 5o. ANOS - 23/03 A 27/03