Kursthemen

  • Universidade de São Paulo

    Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Literatura Latina: Lírica (2º. Semestre/2014)

    Prof. Alexandre Pinheiro Hasegawa

     

     

    Programa/Cronograma

     

     

    07/10   Aula 1: 1.1: Espécies líricas: hino, encômio, epinício, escólio e erótica (ars, vv. 83-85); 1.1.1: modelos e características;

      1.2: Os autores da lírica: Horácio, Catulo e Estácio;

      1.3: Os livros das Odes; 1.3.1: O livro ou os livros de Catulo

     

    14/10   Aula 2: 2.1: os hinos; 2.1.1: modelos gregos: a mélica eólica (Safo e Alceu);

                              2.2: Hino: Cat. 34 (hino a Diana); Hor. carm. 1.21 e 1.30;

                              2.3: O primeiro hino horaciano: carm. 1.10 (diálogo com carm. 1.2 e 1.12)

     

    21/10   Aula 3: 3.1: Poesia encomiástica: o quarto livro das Odes;

                             3.2: o modelo pindárico: 2ª. Ode olímpica;

                             3.3: leitura e comentário de carm. 4.2

     

    28/10   Aula 4: 4.1: Poesia convivial: Cat. 13: convite paródico;

                             4.2: O convite horaciano: carm. 1.20;

                             4.3: O modelo alcaico: carm. 1.9; 1.37; 1.38

     

    04/10   Aula 5: 5.1: Poesia erótica de Catulo: o ciclo de Lésbia (carm. 5 e 51);

                             5.2: Poesia erótica de Horácio: carm. 1.5; 1.13; 3.15; 3.20

                                                   

    11/11   Aula 6: 6.1: Confinidades e diálogos da lírica com outros gêneros;

                             6.2: lírica e iambo: a velha (carm. 1.25 e 4.13; epod. 8 e 12);

                             6.3: lírica e elegia: carm. 1.33 e 2.9;

     

     

    18/11   Aula 7: 7.1: as recusationes: 1.6; 1.19; 4.15;

     7.2: a recusa do elevado em 4.2

     

    25/11 Aula 8: 8.1: diálogo com a bucólica: 1.17; 4.12; 3.9;

                             8.2: Verg. ecl. 5: o diálogo com a lírica laudatória

     

    02/12   Aula 9: 9.1: Inícios e fins dos livros;

                             9.2: Carm. 1.1 e 3.30: inserção no cânone e a perenidade da poesia;

                             9.3: Carm. 4.8: o falso fim

     

    09/12   Aula 10: 10.1: Carm. 1.38 (genus humile); 2.20 (genus medium); 3.30 (genus sublime);

                               10.2: O movimentar o livro (2.1: Motum...)

     

    16/12   Aula 11: 11.1: A moderação horaciana – o discurso do livro 2;

                                11.2: Aurea mediocritas: 2.10

     

    06/01   Aula 12: 12.1: A lírica de Estácio: o modelo horaciano

     

    13/01   Aula 13: 13.1: A lírica de Estácio

       

    20/01   Prova e entrega de trabalhos

     

    27/01   Prova substitutiva e entrega das notas

     

    10/02 Recuperação

     

     

     

  • Primeira Aula

    Tópicos importantes:

    - como Horácio descreve a lírica (ars, vv. 83-85);

    - as espécies líricas: o hino, o encômio, o epinício, a erótica, o escólio etc.;

    - a importância do livro na composição horaciana;

    - as edições helenísticas dos poetas arcaicos;

    - os problemas do livro ou livros de Catulo.

  • Segunda Aula

    Pontos fundamentais:

    * O que é um hino?

       louvor ao deus;

       nome do deus, origem, feitos;

       características elocutivas: anáfora; construção em anel; o uso do pronome.

    * Horácio frustra a expectativa do leitor ao adiar o esperado hino na abertura de um livro lírico:

    no carm. 1.2 pergunta qual o deus deve ser invocado; sugere que seja Mercúrio/Otaviano; o primeiro hino (a Mercúrio) ocorre apenas em 1.10, momento em que se repete pela primeira vez um esquema métrico (a estrofe sáfica)

    * importância de Mercúrio nas Odes: carm. 2.7: Mercúrio retira o poeta da batalha, depois de ter abandonado o escudo.

  • Abschnitt 3

  • Abschnitt 4

  • Abschnitt 5

  • Abschnitt 6

  • Abschnitt 7

  • Abschnitt 8

  • Abschnitt 9

  • Abschnitt 10