Ciência Política
Discutir de maneira sistemática e comparada as distintas dimensões dos sistemas políticos na América Latina. O programa revisará as principais abordagens teóricas utilizadas assim como os estudos mais importantes de análise comparada.
O objetivo central do curso é apresentar algumas das obras fundadoras das principais correntes do pensamento político moderno, entendendo por tal aquele que nasce como reflexão sobre a nova ordem política e social criada pelas revoluções burguesas e acompanha a ascensão da democracia representativa à condição de forma de governo no Ocidente.
O curso tem como objetivo central investigar algumas vertentes teóricas em voga na segunda metade do século XVII na Inglaterra, enfatizando as diferentes linguagens ou idiomas políticos em que foram formuladas: lei natural, direito de natureza, república e constitucionalismo. Partindo de uma discussão sobre método contextualista de análise de texto, a proposta é mostrar que os discursos políticos visam finalidades práticas e se articulam num embate nem sempre pacífico de idéias. O objetivo secundário é proporcionar aos alunos uma abordagem mais densa de algumas questões teóricas apresentadas no curso de Política II.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP