Programação

  • Tópico 1

    O paradigma da complexidade


    Edgar Carvalho entrevista Edgar Morin

    https://www.youtube.com/watch?v=-IK1KBVjtbM

    https://www.youtube.com/watch?v=3u0GxSKYyUY

    https://www.youtube.com/watch?v=6Iabv5XFEAs

    https://www.youtube.com/watch?v=jCvbjuUDXeA

  • Tópico 2

    O paradigma conjectural e a história das mentalidades

    Texto: "Chaves do mistério" (Ginzburg)

    https://www.youtube.com/watch?v=QKdfsVBP20E

    https://www.youtube.com/watch?v=xr0xOQ48Wzs&t=141s

  • Tópico 4

    Cibercultura

    (Ler capítulos 3, 6 e 9 do livro Cibercultura)

    O que é o virtual:

    https://www.youtube.com/watch?v=sMyokl6YJ5U


    A comunicação mutante:

    https://www.youtube.com/watch?v=VH5BPc2p3dc


    Roger Chartier:

    https://www.youtube.com/watch?v=ZCji5oJZ-rc


  • Tópico 5

     Redes de semiose na esfera da cultura

    Texto: "O crescimento das mídias e dos signos" (Santaella)


    https://www.youtube.com/watch?v=XhRgfLuZXNY

  • Tópico 6

      Cultura da Conexão

    https://www.youtube.com/watch?v=ncouFwTR6Qg

  • Tópico 7

    Narrativa transmídia e a cultura da convergência


    Ler os dois capítulos abaixo do livro Narrativas Transmídia


    Narrativa transmídia: conceituação e origens. Vicente Gosciola

    Transmidiação, entre o lúdico e o narrativo . Yvana Fechine


    O que é transmídia:

    https://www.youtube.com/watch?v=FpYtAMJtDyM


    Cultura da Convergência - Henry Jenkins on transmedia Legendado em português

    https://www.youtube.com/watch?v=bV8C3q0DIYI


    Entrevista com o prof Dr. Denis Porto Renó sobre transmídia e suas complexidades. Este vídeo é parte integrante do projeto de extensão Tecnologia em TV Digital sob responsabilidade do professor Dr. Francisco Machado Filho

    https://www.youtube.com/watch?v=Ba4NPk-09Ow

         

    Marchall McLuhan sobre as mídias

    https://www.youtube.com/watch?v=fvRMpS-aGLE


    • Tópico 8

         A sociedade transestética

      A sociedade transestética (ler capítulos 1 e 6)

      O valor da liberdade:

      https://www.youtube.com/watch?v=jNN0zJgCUb8&t=27s


      LIpovetsky

      https://www.youtube.com/watch?v=O1hGYHMZXDg

      https://www.youtube.com/watch?v=O1hGYHMZXDg


      Press, pause, play

      https://www.youtube.com/watch?v=dKJEYAHJh28

    • Tópico 9

         

      Software livre e cultura digital


      https://culturaecomunicacao.com.br/


      https://www.youtube.com/results?search_query=aaron+swartz+legendado


    • Tópico 10

        A memética e o antropoceno

       O DNA das idéias

      https://super.abril.com.br/ciencia/o-dna-das-ideias/#


      LEAL-TOLEDO, GustavoEm busca de uma fundamentação para a Memética. Trans/Form/Ação [online]. 2013, vol.36, n.1, pp.187-210. ISSN 0101-3173.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732013000100011.


      Richard Dawkins | Memes | Oxford Union - Legendado PT-BR

      https://www.youtube.com/watch?v=IZB5fcKVhQc&t=396s

      Os memes colonizam nossas mentes (Daniel Dennet)

      https://www.youtube.com/watch?v=M5UWcK9Znf4

      Antropoceno (canal Futura):

      https://www.youtube.com/watch?v=RY_U3tCze5Y&t=166s

    • Tópico 11

      Realidade aumentada e o pós-humano


      Introdução a realidade misturada (Mixed reality)
      https://pt.slideshare.net/fpalamedi/introducao-a-realidade-mistrada

      A realidade virtual e aumentada nos levará à era do conhecimento? | Zenka | TEDxJacksonHole
      https://www.youtube.com/watch?v=2FA-IuDTMjE

      A glimpse of the future through an augmented reality headset | Meron Gribetz
      https://www.youtube.com/watch?v=H9ZOpQzjukY&t=524s

      REALIDADE AUMENTADA APLICADA ÀS BIBLIOTECAS:
      https://prezi.com/jkzwjqbmdexh/realidade-aumentada-aplicada-as-bibliotecas/


       PDF do Poster de Bruno Pimentel http://bit.ly/AR-poster

      O PDF da comunicação que foi aceita para o ABCiber http://bit.ly/a-voz-da-maquina

      • Tópico 12

        Apresentação de trabalhos e discussão em classe.

        Marina e Bianca

        Andrea Nascimento

        Mariana, Sueli e Ting

        Joice, Meire, Raphaela

        Henrique Rodrigues

        Maura

        José, Aline e Ana


        • Tópico 13

          Apresentação de trabalhos e discussão em classe.

          Aparecida e Maxwell

          Camila e Denise

          Gabriel e Miriam

          Karina

          Victor, Leo e Beatriz

          Angélica, Arthur e Maya

          Daniel e Larissa



          • Tópico 14

            Apresentação de trabalhos e discussão em classe.

            Eduardo e Clara

            Raquel e Júlia

            Augusto

            Artur, Murilo e Rafael 

            Mateus e Rafael Favacho 

            Carlos 

            Jéssica

            Leticia





          • FORMAS DE AVALIAÇÃO

            Frequência: O aluno pode ter até 4 faltas ao longo do curso. Cinco faltas acarretam reprovação.


            Trabalho final: O aluno poderá produzir, sozinho ou em grupo de até três pessoas, trabalho final em formato livre (artigo monográfico, estudo de caso, seminário, produção midiática ou produção artistico/cultural). Todos devem ter referência bibliográfica e, quando não for artigo, relatório de até 10 páginas com justificativa, metodologia empregada e resultados esperados).