Programação

  • Tópico 1

    O paradigma da complexidade


    Edgar Carvalho entrevista Edgar Morin

    https://www.youtube.com/watch?v=-IK1KBVjtbM

    https://www.youtube.com/watch?v=3u0GxSKYyUY

    https://www.youtube.com/watch?v=6Iabv5XFEAs

    https://www.youtube.com/watch?v=jCvbjuUDXeA

  • Tópico 2

    O paradigma conjectural e a história das mentalidades

    Texto: "Chaves do mistério" (Ginzburg)

    https://www.youtube.com/watch?v=QKdfsVBP20E

    https://www.youtube.com/watch?v=xr0xOQ48Wzs&t=141s

  • Tópico 3

  • Tópico 4

    Cibercultura

    (Ler capítulos 3, 6 e 9 do livro Cibercultura)

    O que é o virtual:

    https://www.youtube.com/watch?v=sMyokl6YJ5U


    A comunicação mutante:

    https://www.youtube.com/watch?v=VH5BPc2p3dc


    Roger Chartier:

    https://www.youtube.com/watch?v=ZCji5oJZ-rc


  • Tópico 5

     Redes de semiose na esfera da cultura

    Texto: "O crescimento das mídias e dos signos" (Santaella)


    https://www.youtube.com/watch?v=XhRgfLuZXNY

  • Tópico 6

      Cultura da Conexão

    https://www.youtube.com/watch?v=ncouFwTR6Qg

  • Tópico 7

    Narrativa transmídia e a cultura da convergência


    Ler os dois capítulos abaixo do livro Narrativas Transmídia


    Narrativa transmídia: conceituação e origens. Vicente Gosciola

    Transmidiação, entre o lúdico e o narrativo . Yvana Fechine


    O que é transmídia:

    https://www.youtube.com/watch?v=FpYtAMJtDyM


    Cultura da Convergência - Henry Jenkins on transmedia Legendado em português

    https://www.youtube.com/watch?v=bV8C3q0DIYI


    Entrevista com o prof Dr. Denis Porto Renó sobre transmídia e suas complexidades. Este vídeo é parte integrante do projeto de extensão Tecnologia em TV Digital sob responsabilidade do professor Dr. Francisco Machado Filho

    https://www.youtube.com/watch?v=Ba4NPk-09Ow

         

    Marchall McLuhan sobre as mídias

    https://www.youtube.com/watch?v=fvRMpS-aGLE


  • Tópico 8

       A sociedade transestética

    A sociedade transestética (ler capítulos 1 e 6)

    O valor da liberdade:

    https://www.youtube.com/watch?v=jNN0zJgCUb8&t=27s


    LIpovetsky

    https://www.youtube.com/watch?v=O1hGYHMZXDg

    https://www.youtube.com/watch?v=O1hGYHMZXDg


    Press, pause, play

    https://www.youtube.com/watch?v=dKJEYAHJh28

  • Tópico 9

       

    Software livre e cultura digital


    https://culturaecomunicacao.com.br/


    https://www.youtube.com/results?search_query=aaron+swartz+legendado


  • Tópico 10

      A memética e o antropoceno

     O DNA das idéias

    https://super.abril.com.br/ciencia/o-dna-das-ideias/#


    LEAL-TOLEDO, GustavoEm busca de uma fundamentação para a Memética. Trans/Form/Ação [online]. 2013, vol.36, n.1, pp.187-210. ISSN 0101-3173.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732013000100011.


    Richard Dawkins | Memes | Oxford Union - Legendado PT-BR

    https://www.youtube.com/watch?v=IZB5fcKVhQc&t=396s

    Os memes colonizam nossas mentes (Daniel Dennet)

    https://www.youtube.com/watch?v=M5UWcK9Znf4

    Antropoceno (canal Futura):

    https://www.youtube.com/watch?v=RY_U3tCze5Y&t=166s

  • Tópico 11

    Realidade aumentada e o pós-humano


    Introdução a realidade misturada (Mixed reality)
    https://pt.slideshare.net/fpalamedi/introducao-a-realidade-mistrada

    A realidade virtual e aumentada nos levará à era do conhecimento? | Zenka | TEDxJacksonHole
    https://www.youtube.com/watch?v=2FA-IuDTMjE

    A glimpse of the future through an augmented reality headset | Meron Gribetz
    https://www.youtube.com/watch?v=H9ZOpQzjukY&t=524s

    REALIDADE AUMENTADA APLICADA ÀS BIBLIOTECAS:
    https://prezi.com/jkzwjqbmdexh/realidade-aumentada-aplicada-as-bibliotecas/


     PDF do Poster de Bruno Pimentel http://bit.ly/AR-poster

    O PDF da comunicação que foi aceita para o ABCiber http://bit.ly/a-voz-da-maquina

  • Tópico 12

    Apresentação de trabalhos e discussão em classe.

    Marina e Bianca

    Andrea Nascimento

    Mariana, Sueli e Ting

    Joice, Meire, Raphaela

    Henrique Rodrigues

    Maura

    José, Aline e Ana


  • Tópico 13

    Apresentação de trabalhos e discussão em classe.

    Aparecida e Maxwell

    Camila e Denise

    Gabriel e Miriam

    Karina

    Victor, Leo e Beatriz

    Angélica, Arthur e Maya

    Daniel e Larissa



  • Tópico 14

    Apresentação de trabalhos e discussão em classe.

    Eduardo e Clara

    Raquel e Júlia

    Augusto

    Artur, Murilo e Rafael 

    Mateus e Rafael Favacho 

    Carlos 

    Jéssica

    Leticia





  • FORMAS DE AVALIAÇÃO

    Frequência: O aluno pode ter até 4 faltas ao longo do curso. Cinco faltas acarretam reprovação.


    Trabalho final: O aluno poderá produzir, sozinho ou em grupo de até três pessoas, trabalho final em formato livre (artigo monográfico, estudo de caso, seminário, produção midiática ou produção artistico/cultural). Todos devem ter referência bibliográfica e, quando não for artigo, relatório de até 10 páginas com justificativa, metodologia empregada e resultados esperados).