Programação
Tópico 1 - Apresentação do Programa da proposta pedagógica
Módulo I –Epistemologia e Educomunicação
- Ciência: definição e história
- Ciência hoje e a ciência da comunicação
- Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma?
Tópico 2 - Comunicação/Educação: questões introdutórias
Módulo I –Epistemologia e Educomunicação
- Ciência: definição e história
- Ciência hoje e a ciência da comunicação
- Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma?
Tópico 3 - Filosofia e Teoria da Complexidade
Módulo I –Epistemologia e Educomunicação
- Ciência: definição e história
- Ciência hoje e a ciência da comunicação
- Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma?
Tópico 4 - Comunicação e Educação
Módulo I –Epistemologia e Educomunicação
- Ciência: definição e história
- Ciência hoje e a ciência da comunicação
- Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma?
Tópico 5 - Comunicação e Educação em tempos de Cibercultura
Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica
- Os recentes contextos socioculturais das áreas da comunicação e da educação e suas interfaces;- Cibercultura e pensamento crítico sobre e pela mediação tecnológica.
Artigo de Raquel Recuero sobre Goffman e a noção de "face". Aula do dia 3/10.
Artigo referência para a definição de "Capital Social" e introdução à teoria dos laços fortes e laços fracos.
Tópico 6 - Educomunicação - introdução
Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica
- Os recentes contextos socioculturais das áreas da comunicação e da educação e suas interfaces;
- O termo e o discurso da educomunicação;
- A organização do pensamento e da intervenção social;
- Conhecimento em educomunicação: vivências, reflexões, produções;
- Educomunicação e suas áreas
Tópicos 7 e 8 - Educomunicação - história e epistemologia
Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica
- Os recentes contextos socioculturais das áreas da comunicação e da educação e suas interfaces;
- O termo e o discurso da educomunicação;
- A organização do pensamento e da intervenção social;
- Conhecimento em educomunicação: vivências, reflexões, produções;
- Educomunicação e suas áreas
Especial - Orientações para Paper
O trabalho final da disciplina será a entrega de um paper pelo aluno (individual) que atenda aos critérios que constam das Orientações que estão publicados nesta seção com o título "Orientações para Paper".
Há publicações de roteiros para realização de pesquisa nas plataformas virtual que a USP disponibiliza, e as de universidades e outros bancos de dados de origem internacional.
Tópico 9 - Produção Acadêmica sobre Educomunicação no Brasil e o reconhecimento Internacional
Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica
- Os recentes contextos socioculturais das áreas da comunicação e da educação e suas interfaces;
- O termo e o discurso da educomunicação;
- A organização do pensamento e da intervenção social;
- Conhecimento em educomunicação: vivências, reflexões, produções;
- Educomunicação e suas áreas
- Reconhecimento Internacional da Educomunicação
Tópico 10 - Pensadores e pensamentos fundantes do paradigma da educomunicação PAULO FREIRE
Módulo III – Pensadores e pensamentos fundantes do paradigma da educomunicação;
- Sobre principais axiomas, conceitos, valores, princípios e justificativas estruturantes na educomunicação;
- Sobre autores e seus contextos que constituíram os principais conceitos caros para a educomunicação;
- PAULO FREIRE e a Educação Libertária
Tópico 10 - Pensadores e pensamentos fundantes do paradigma da educomunicação - Mário Kaplun
Módulo III – Pensadores e pensamentos fundantes do paradigma da educomunicação;
- Sobre principais axiomas, conceitos, valores, princípios e justificativas estruturantes na educomunicação;
- Sobre autores e seus contextos que constituíram os principais conceitos caros para a educomunicação;
Pensador: Mário Kaplun
Tópico 10 - Pensadores e pensamentos fundantes do paradigma da educomunicação Francisco Gutierrez Pérez
Biografia de FRANCISCO GUTIÉRREZ (1928)
Nasceu na Espanha. Ainda jovem, veio para a América Latina, onde
terminou seus estudos secundários e superiores. Sua tese de graduação
fala sobre “educação do espectador cinematográfico” tema que será como
um fio condutor de suas atividades em diferentes países latino-americanos,
especialmente nos países latino-americanos, especialmente na Colômbia,
Panamá, na Costa Rica e no Peru. Licenciado em Ciências da Educação,
logo obtém pós-graduação em estética e história cinematográfica.
Em 1969, estuda na França, com uma bolsa do governo Francês, temas
como os meios de comunicação e a pedagogia da linguagem total. Nos
últimos anos tem se dedicado à investigação e à colocação em prática da
pedagogia da linguagem total em vários países da América Latina.
Vive atualmente na Costa Rica e assessora experiências de linguagem total.
Obras publicadas: El lenguaje total (1972), Hacia una pedagogia basada em
nuevos lenguajes de los medios de comunicación social (1972), Total
language, a new approach to education (1973), El lenguaje total: vocabulario
(1972).
Tópico !! - Avaliação da Aprendizagem
Exercícios em grupo a partir de situação-problema, com a construção de mural digital com os fluxogramas construídos..
Tópico 10 - Pensadores latinoamericanos da educomunicação - Guimermo Orozco
OROZCO. Guilhermo. Comunicação, educação e novas tecnologias: tríade do século XXI..In:CITELLI, Adilson; COSTA, Cristina Castilho Costa (org.). Educomunicação: construindo uma nova área de conhecimento. São Paulo. Paulinas. 2011.( P. 159186);
OROZCO, Guilhermo. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. Paulinas. SP. 2014.