Programação
1. FORMAÇÃO DE REPERTÓRIO
1.1. JORNAIS E ETNIA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO 19
Acontecimentos
1. Abolição da escravatura (1888)2. Proclamação da República (1889)3. A elite brasileira torna-se simulacro do modo de ser europeu4. “Desejo civilizatório” que rege aspectos culturais, políticos, econômicos.5. A ciência é tida como a possibilidade do país ser visto como “civilizado” e também para justificar o status quoParadigmas hegemônicos na Europa e readaptados no Brasil1. Positivismo (Augusto Comte)
2. Evolucionismo (Charles Darwin)
Referências para leitura:
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Retrato em branco e negro: jornais, escravos e cidadãos na segunda metade do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras. 1987.
FERREIRA, Ricardo Alexino. ETNOMIDIALOGIA: diversidade e sua interseção com a difusão científica
http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-3762-1.pdf
FERREIRA, Ricardo Alexino. A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA MIDIÁTICA: PRODUÇÃO DOS MEIOS E CAPACITAÇÃO
www.oei.es/historico/forocampinas/PDF_ACTAS/COMUNICACIONES/.../006.pdf2. COLUNAS SONORAS SOBRE DIVERSIDADES
COLUNA SONORA 'DIVERSIDADES' (Rádio USP-FM): comentários diversos.
(Para ouvir cada coluna, clicar na barra de áudio)
Link:
http://jornal.usp.br/editorias/radio-usp/colunistas/ricardo-alexino-ferreira/
GRUPOS / TEMAS
-- Assexualidade (Laura)
- Pessoas com deficiência: instrumentos de integração (Beatriz (Tassi)
- Idosos (Helena)
- Feminismo intersecional (Mariana Oliveira)
- Pessoas em situação de rua (Ana Carolina Carvalho)
- Midiatização dos transtornos psicológicos (Karina)
- Refugiados (Irene)
LUGAR DE FALA: abordagens acadêmico-científicas.
Abordagens acadêmico-científicas sobre o "lugar de fala".
"Lugar de fala" virou ferramenta de exclusãohttp://painelacademico.uol.com.br/painel-academico/8764-lugar-de-fala-virou-ferramenta-de-exclusao
O que é "lugar de fala" e como ele é aplicado no debate público
http://www.geledes.org.br/o-que-e-lugar-de-fala-e-como-ele-e-aplicado-no-debate-publico/#gs.VAhNZoQ
Convivência urbana, lugar de fala e construção do sujeito.
http://www.seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3392/4320
Lugares de Fala: um conceito para abordar o segmento popular da grande imprensa
http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/561
O lugar da fala conversas entre o jongo brasileiro e o ondjango angolano.
http://www.periodicos.usp.br/rieb/article/view/89048/91951
O jornalismo e a enunciação: perspectivas para um narrador-jornalista
http://www.contracampo.uff.br/index.php/revista/article/view/560/327
DOCUMENTÁRIO "A NEGAÇÃO DO BRASIL", de Joel Zito Araújo (vídeo completo)
DOCUMENTÁRIO "A NEGAÇÃO DO BRASIL", de Joel Zito Araújo (vídeo completo)
ENTREVISTA COM CINEASTA JOEL ZITO ARAÚJO ("A NEGAÇÃO DO BRASIL"), EM DIVERSIDADE EM CIÊNCIA
Programa: "Diversidade em Ciência"Veículo: Rádio USP-FM
Entrevistado: Joel Zito Araújo (diretor de "A negação do Brasil")
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COLUNA SONORA 'DIVERSIDADES' (Rádio USP-FM): comentários diversos.
COLUNAS SONORAS 'DIVERSIDADES' (Rádio USP-FM): comentários diversos.
(Para ouvir cada coluna, clicar na barra de áudio)
Link:
http://jornal.usp.br/editorias/radio-usp/colunistas/ricardo-alexino-ferreira/
ENTREVISTA COM BABEL HAJJAR SOBRE GUERRA NA SÍRIA
Programa: "Diversidade em Ciência"
Veículo: Rádio USP-FM
Entrevistado: Babel Hajjar
Tema: Guerra na Síria
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ENTREVISTA COM MARLUI MIRANDA SOBRE CULTURA INDÍGENA
Programa: "Diversidade em Ciência"
Veículo: Rádio USP-FM
Entrevistado: Marlui Miranda
Tema: Cultura indígena
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ENTREVISTA COM RENAN ALBUQUERQUE (UFAM) SOBRE SUICÍDIO DE INDÍGENAS E ROUBO DE SOMBRAS
Programa: "Diversidade em Ciência"
Veículo: Rádio USP-FM
Entrevistado: Renan Albuquerque
Tema: Suicídio indígena e roubo de sombras
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COMO CHAMAR? ÍNDIOS, INDÍGENAS OU POVO INDÍGENAS?
https://minionu15anosoea.wordpress.com/2014/09/16/indios-indigenas-ou-povos-indigenas-uai-tem-diferenca/
Fonte: COLLET, C; PALADINO, M; RUSSO, K. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; Laced, 2014
GÊNERO E MÍDIA - MALU MULHER: TEXTOS PARA LEITURA
TEXTOS PARA LEITURA
"TROCANDO EM MIÚDOS Gênero e sexualidade na TV a partir de Malu Mulher", por Heloísa Buarque de Almeida
http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v27n79/a08.pdf
Caminhos cruzados no front da história: das imbricações entre o seriado Malu Mulher e o Movimento Feminista do Brasil, por Manoel Santos Mota Geovani de Jesus Silva
http://oolhodahistoria.ufba.br/wp-content/uploads/2016/03/manoel.pdf
Sobre seriado "Malu Mulher"
http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/seriados/malu-mulher/episodios.htm
Gênero e sexualidade na mídia: de “Malu” a “Mulher”
http://www.anpocs.com/index.php/papers-31-encontro/st-7/st28-1/3080-heloisaalmeida-genero/file
MALU MULHER: Música de abertura (Jornada da anti-heroína ou heroína?)
ABERTURA
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(Clipe original para lançamento da série Malu Mulher)
COMEÇAR DE NOVO
(Ivan Lins / Vitor Martins / Interpretação: Simone)Começar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecidoTer me rebelado
Ter me debatido
Ter me machucado
Ter sobrevivido
Ter virado a mesa
Ter me conhecidoTer virado o barco
Ter me socorridoComeçar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecidoSem as tuas garras
Sempre tão seguras
Sem o teu fantasma
Sem tua moldura
Sem tuas escoras
Sem o teu domínio
Sem tuas esporas
Sem o teu fascínioComeçar de novo
E contar comigo
Vai valer a pena
Ter amanhecidoSem as…_________________________________________________________
COMEÇAR DE NOVO (com letra)
https://www.letras.mus.br/simone/925302/
________________________________________________________Incoerência editorial (publicidade e conteúdo)
17:47 (Tieta/Escolinha/Harrison Ford/Prosdócimo)
35:59 (Por favor, matem a minha mulher / Carnaval / Jornalismo / Moda)
CONTEXTUALIZAÇÃO - DÉCADAS 70 E 80
Violência contra a mulher de classe média (CONTEXTO EM QUE É CRIADO O SERIADO "MALU MULHER")
Assassinato de Angela Diniz por Doca Street
Assassinato da cantora Eliane de Grammont por Lindomar Castilho
Dorinha Durval: assassinato do marido (julgamento desigual em relação aos homens em crimes passionais)
http://www.terra.com.br/istoegente/148/reportagens/capa_paixao_dorinha_durval.htm
SÉRIE "QUEM AMA NÃO MATA" (Marilia Pera/Cláudio Marzo - Direção: Euclydes Marinho), que traz a questão dos crimes passionais.
ENTREVISTA COM COLETIVOS FEMINISTAS DA USP (Programa "Diversidade em Ciência"/Rádio USP, veiculada em 13/03/2017
ENTREVISTA COM COLETIVOS FEMINISTAS DA USP (Programa "Diversidade em Ciência"/Rádio USP, veiculada em 13/03/2017
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ÁUDIO - BLOCO 2/3
ÁUDIO - BLOCO 3/3
Entrevista com participantes dos coletivos feministas da USP (à esquerda, Poligen, da Escola Politécnica; à direita Lélia Gonzales, das Ciências Sociais e Filosofia, da FFLCH)
ENTREVISTA COM EVA BLAY (ESCRITÓRIO USP MULHERES) NO "DIVERSIDADE EM CIÊNCIA" (RÁDIO USP).
ENTREVISTA COM EVA BLAY (ESCRITÓRIO USP MULHERES) NO "DIVERSIDADE EM CIÊNCIA" (RÁDIO USP).
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PROCEDIMENTOS PROVA FINAL
Encaminho a PROVA FINAL, que deverá ser respondida no corpo da mensagem (para o e-mail: alexino@usp.br) até as 14 horas de hoje, dia 30.
Não há número de caracteres definido para a elaboração do texto/ensaio.
No assunto da mensagem colocar: PROVA FINAL (DIURNO) / nome completo
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PROVA FINAL (analítico-reflexiva) / Comunicação, Culturas e Diversidades Étnico-sociais
1. Escreva sobre as questões das diversidades na contemporaneidade, utilizando-se como base a Teoria Geral dos Sistemas; os autores estudados; os áudios e vídeos e as correntes teóricas e a sua própria percepção crítica.
Deverão aparecer dentro do texto/ensaio os seguintes tópicos (identificar cada um deles como subtítulo):
a. Segunda metade do século 19/ Etnocentrismo;
b. Racismo
c. Referência ao documentário “A negação do Brasil”;
d. Referência ao filme “O pagador de promessas”;
e. Publicidade de Toscani;
f. Sexismo
g. Referência ao seriado “Malu Mulher” (episódios 1 e 2);
h. Homofobia
i. Estereótipos
j. Termos e expressões sobre grupos minoritários