Diagrama de temas
-
Segunda-feira (19h30 às 23h00)
- Fazer uma abordagem dos conteúdos de matemática das primeiras séries do ensino fundamental procurando-se atender às necessidades de formação do pedagogo, possibilitando-lhe o acesso às diversas concepções sobre a matemática, a sua aprendizagem e principais métodos de ensino decorrentes destes pressupostos teóricos.
- Subsidiar o futuro professor para estruturar o ensino de matemática às crianças do 1º ao 5º ano, estabelecendo uma linha longitudinal que leve em conta as relações que os conteúdos deste período tem com aquele da educação infantil e, igualmente, com os demais anos do ensino fundamental
-
1ª Parte: Apresentação do curso e orientações complementares
2ª Parte: A Matemática e o seu ensino: significados e perspectivas
-
1ª Parte: Número natural e sistema de numeração decimal (abordagem histórica)
2ª Parte: Escolha do tema de trabalho e organização dos grupos para a elaboração de uma unidade didática (U.D.) sobre um tema do curso
Observação: Efetuar a leitura prévia do texto indicado e, a partir disso, comentar uma parte ou elaborar uma questão (enviar via stoa).
-
1ª Parte: Número natural e sistema de numeração decimal (Abordagem didática)
2ª Parte: Vivência de atividades
Observação: Efetuar a leitura prévia do texto indicado e, a partir disso, comentar uma parte ou elaborar uma questão (enviar via Stoa)
-
1ª Parte: Operações com números naturais: fundamentos e técnicas operatórias
2ª Parte: Relatos de estágio
Observação: Efetuar a leitura prévia do texto indicado e, a partir disso, comentar uma parte ou elaborar uma questão (enviar via Stoa)
Entrega do plano da Unidade Didática (U.D.)
-
1ª Parte: Grandezas e Medidas
2ª Parte: Grupos de Trabalho (reunião)
-
1ª Parte: Números racionais , suas representações e operações
2ª Parte: Relatos de estágio
Observação: Efetuar a leitura prévia do texto indicado e, a partir disso, comentar uma parte ou elaborar uma questão (enviar via Stoa)
-
1ª Parte: Oficina - Medidas
2ª Parte: Discussão do Texto 5
Observação: Efetuar a leitura prévia do texto indicado e, a partir disso, comentar uma parte ou elaborar uma questão (enviar via Stoa)
Entrega da primeira versão da U.D.
-
1ª Parte: Jogos e Resolução de Problemas
2ª Parte: Grupos de trabalho (reunião)
-
1ª Parte: Avaliação no ensino e aprendizagem da Matemática
2ª Parte: Reunião de grupos
Observação: Efetuar a leitura prévia do texto indicado e, a partir disso, comentar uma parte ou elaborar uma questão (enviar via Stoa)
-
1ª Parte: Síntese de concepções e orientações para a Matemática e seu ensino
2ª Parte: Apresentação de trabalhos em grupo (1 e 2)
Observação: Efetuar a leitura prévia do texto indicado e, a partir disso, comentar uma parte ou elaborar uma questão (enviar via Stoa)
-
1ª Parte: Apresentação de trabalhos em grupo (3 e 4)
2ª Parte: Apresentação de trabalhos em grupo (5 e 6)
-
1ª Parte: Tratamento da Informação. Noções de estatística.
2ª Parte: Relatos de estágio
-
1ª Parte: Apresentação de trabalhos em grupo (7 e 8)
2ª Parte: Apresentação de trabalhos em grupo (9 e 10)
-
1ª Parte: Prova
2ª Parte: Entrega da U. D. e dos relatórios de estágio
-
Participação/Leituras (15%)
Relatório de Estágio (25%)
Prova (30%)
Trabalho em grupo (30%)
TOTAL 100%