Programação
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Aula introdutória do curso "Literatura, narrativa e medicina".
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Apresentação de algumas linhagens filosóficas relacionadas a algumas concepções de ciência, saúde, linguagem e arte.
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Nesta sessão, discutiremos como a prática médica constituiu-se epistemologicamente ao longo do tempo, como chegou ao que hoje conhecemos pelo nome de Medicina Baseada em Evidências (Evidence-Based Medicine ou EBM) e de que modo a "Medicina Baseada em Narrativa" (Narrative-Based Medicine) e, mais profundamente, uma abordagem eminentemente hermenêutica pode (ou não) constituir-se como crítica ao predomínio da tecnobiomedicina em saúde.
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Nesta sessão serão desenvolvidos o conceito de cuidado e uma apresentação do campo teórico da hermenêutica filosófica como possíveis modos de compreensão e aprimoramento das práticas em saúde.
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Neste tópico, serão analisados 3 casos clínicos e discutida a necessidade, a adequabilidade e os possíveis fundamentos de uma teoria de comunicação em saúde.
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O campo de estudos da Narrative Medicine, ou da Narrative-Based Medicine, consolidou-se especialmente a partir dos anos 2000 em meios acadêmicos anglossaxões (Inglaterra e Estados Unidos) como reação à onda avassaladora da Medicina Baseada em Evidência, ou Evidence-Based Medicine, que se tornou paradigma das práticas de saúde nos anos 1980 e 90.
Entenda o que é a Narrative Medicine e conheça seus principais teóricos.
Nesta aula contaremos com a presença do Prof. Dr. Milton de Arruda Martins (Departamento de Clínica Médica - FMUSP) como palestrante.
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Apesar da preponderância absoluta, a partir da Idade Moderna, dos modelos científicos empiricistas como modos de conhecimento do mundo, este módulo pretende defender a Literatura como uma forma de acesso às "coisas" da vida e, portanto, de atribuição de sentido à existência, sob um ponto de vista hermenêutico.
Serão discutidos nessa aula textos teóricos e literários sobre doentes e doenças, na tentativa de explanação desse ponto de vista.
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De modo sucinto, esta sessão e a seguinte pretendem apresentar três visões de análise narrativa: a partir do narrador/ponto de vista; a partir das tipologias de texto e personagem envolvidos nas narrativas; a partir da noção de dialogismo/polifonia narrativa, propondo-os como possíveis modelos metodológicos/técnicas analíticas.
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Continuação da sessão anterior.
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Aula com os Professores Doutores convidados Tarso Adoni (Departamento de Neurologia - FMUSP) e Geraldo Busatto Filho (Departamento de Psiquiatria - FMUSP).
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Neste tópico, serão abertas possibilidades semióticas de análise de outros tipos de linguagens narrativas relacionadas ao campo da saúde: fotografia, cinema, quadrinhos, música, etc.
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A partir da compreensão de que o texto "fala", ou seja, expressa um mundo, surge, consequentemente, a pergunta: é possível, pela via textual, além de compreender o mundo, AGIR SOBRE ele? E quais os limites éticos desse agir?
Na elaboração das possibilidades, a abordagem dos Estudos da Linguagem, pela via da Pragmática, talvez ofereça alguns caminhos. Este é o objeto de discussão desse tópico.