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Caros pós-graduandos,
O cronograma postado a seguir foi elaborado após nossa discussão na aula de hoje, 29 de março. Fiz uma pequena inversão em relação à nossa próxima aula na qual pretendo abordar as Diretrizes e Projetos Políticos Pedagógicos no intuito de trabalhar um pouco o contexto universitário.
Formem duplas para o trabalho em grupo e escolham uma data para podermos fechar o cronograma em nossa próxima aula. Observem que em alguns dias foi previsto a apresentação de apenas um grupo pois estou imaginando que será necessário um tempo um pouco maior para discutir as aulas simuladas.
Profa Glaucia
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Nesta aula vamos discutir Diretrizes Curriculares Nacionais e Projetos Políticos Pedagógicos de cursos de graduação.
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VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico: continuidade ou transgressão para acertar?. In: ______. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político-Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. p.13-45.
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ANASTASIOU, L.G.C. Propostas curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação. In: CUNHA, M. I. Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária. Campinas: Papirus, 2007. p. 43-61.
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Destaque as ideias principais do texto/vídeo da Profa Ilma Passos Veiga e do texto da Profa Léa Anastasiou.
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Compilação de documentos oficiais sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais.
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Após a leitura dos documentos relativos às Diretrizes Curriculares Nacionais discuta:
1) Os aspectos propostos pelos relatores na elaboração das propostas das diretrizes curriculares, visando assegurar a flexibilidade e a qualidade da formação oferecida aos estudantes (Parecer 776/97).
2) O currículo mínimo de Química em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química.
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Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Química FFCLRP/USP
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Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharelado em Química DQ/FFCLRP/USP
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Projeto Político Pedagógico Inovador do curso de Engenharia de Produção da UFSCar de Sorocaba.
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Artigo do Prof Dourado sobre as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica.
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VEIGA, I.P.A. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I.P.A. et al. (Orgs). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p. 267-298.
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Prezados pós-graduandos
Leiam o texto e elaborem 3 perguntas (com suas respectivas respostas). Evitem fazer perguntas diretas (as que basta ler ou ver para saber a resposta) e questões do tipo "o que é". E tragam essas perguntas escritas num folha de papel no dia da aula, além de postarem aqui.
Profa Glaucia
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Nessa aula vamos discutir os modelos de Universidade (jesuíta, francês e alemão) e o Ensino Superior no Brasil, com enfoque na criação da USP.
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ANASTASIOU, Léa G. C. Metodologia de Ensino na Universidade Brasileira: elementos de uma trajetória. In: CASTANHO, Sérgio.; CASTANHO, Maria Eugência. Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001
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Tabela completada por cada aluno a partir do Texto 1 de Léa Anastasiou, de acordo com modelo anexo.
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HAYASHI, Marli G. A Universidade brasileira: o caso da USP (1950-1977). Thesis Revista Eletrônica. São Paulo, ano II, n. 4, p. 47-64, 2005.
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Insiram aqui uma questão ou um comentário em relação ao texto de Hayashi. Evitem elaborar perguntas cujas respostas possam ser copiadas diretamente do próprio texto.
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Elaborem uma questão em relação à cada texto sobre um aspecto que não tenha ficado claro após a leitura dos mesmos.
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Espaço para os grupos inserirem os planos de aula.
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Espaço para os grupos inserirem os materiais usados em aula.
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