Programação
Cronograma
Caros pós-graduandos,
O cronograma postado a seguir foi elaborado após nossa discussão na aula de hoje, 29 de março. Fiz uma pequena inversão em relação à nossa próxima aula na qual pretendo abordar as Diretrizes e Projetos Políticos Pedagógicos no intuito de trabalhar um pouco o contexto universitário.
Formem duplas para o trabalho em grupo e escolham uma data para podermos fechar o cronograma em nossa próxima aula. Observem que em alguns dias foi previsto a apresentação de apenas um grupo pois estou imaginando que será necessário um tempo um pouco maior para discutir as aulas simuladas.
Profa Glaucia
Aula de 5 de abril
Nesta aula vamos discutir Diretrizes Curriculares Nacionais e Projetos Políticos Pedagógicos de cursos de graduação.
VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico: continuidade ou transgressão para acertar?. In: ______. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político-Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. p.13-45.
ANASTASIOU, L.G.C. Propostas curriculares em questão: saberes docentes e trajetórias de formação. In: CUNHA, M. I. Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária. Campinas: Papirus, 2007. p. 43-61.
Destaque as ideias principais do texto/vídeo da Profa Ilma Passos Veiga e do texto da Profa Léa Anastasiou.
Compilação de documentos oficiais sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais.
Após a leitura dos documentos relativos às Diretrizes Curriculares Nacionais discuta:
1) Os aspectos propostos pelos relatores na elaboração das propostas das diretrizes curriculares, visando assegurar a flexibilidade e a qualidade da formação oferecida aos estudantes (Parecer 776/97).
2) O currículo mínimo de Química em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química.
Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Química FFCLRP/USP
Projeto Político Pedagógico do curso de Bacharelado em Química DQ/FFCLRP/USP
Projeto Político Pedagógico Inovador do curso de Engenharia de Produção da UFSCar de Sorocaba.
Artigo do Prof Dourado sobre as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica.
Aula de 12 de abril
VEIGA, I.P.A. Organização didática da aula: um projeto colaborativo de ação imediata. In: VEIGA, I.P.A. et al. (Orgs). Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008. p. 267-298.
Prezados pós-graduandos
Leiam o texto e elaborem 3 perguntas (com suas respectivas respostas). Evitem fazer perguntas diretas (as que basta ler ou ver para saber a resposta) e questões do tipo "o que é". E tragam essas perguntas escritas num folha de papel no dia da aula, além de postarem aqui.
Profa Glaucia
Aula de 19 de abril
Nessa aula vamos discutir os modelos de Universidade (jesuíta, francês e alemão) e o Ensino Superior no Brasil, com enfoque na criação da USP.
ANASTASIOU, Léa G. C. Metodologia de Ensino na Universidade Brasileira: elementos de uma trajetória. In: CASTANHO, Sérgio.; CASTANHO, Maria Eugência. Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2001
- Tabela completada por cada aluno a partir do Texto 1 de Léa Anastasiou, de acordo com modelo anexo.
HAYASHI, Marli G. A Universidade brasileira: o caso da USP (1950-1977). Thesis Revista Eletrônica. São Paulo, ano II, n. 4, p. 47-64, 2005.
Insiram aqui uma questão ou um comentário em relação ao texto de Hayashi. Evitem elaborar perguntas cujas respostas possam ser copiadas diretamente do próprio texto.
Aula de 26 de abril
Elaborem uma questão em relação à cada texto sobre um aspecto que não tenha ficado claro após a leitura dos mesmos.
Planos de aula
Espaço para os grupos inserirem os planos de aula.
Slides e outros materiais da aula
Espaço para os grupos inserirem os materiais usados em aula.