Programação

  • Código da Turma:2017101
    Início:03/03/2017
    Fim:08/07/2017
  • Tópico 1

    APRESENTAÇÃO: 

    propostas da disciplina, métodos e critérios de avaliação, bibliografia.


    Bibliografia Fundamental

    ANTOKOLETZ, Elliott. The music of Béla Bartók: a study of tonality and progression in Twentieth-Century music. Berkeley, CA: University of California Press: 1984.

    BERRY, Wallace. Structural functions in music. New York: Dover, 1987.

    BOULEZ, Pierre. A música hoje. São Paulo: Perspectiva, 1981.

    BOULEZ, Pierre. A música hoje 2. São Paulo: Perspectiva, 1992.

    FERRAZ, Silvio. Música e repetição: a diferença na música contemporânea. São Paulo: EDUC, 1998.

    FORTE, Allen. The structure of atonal music. New Haven: Yale UP, 1973.

    FORTE, Allen.  "New approaches to the linear analysis of music". In: Journal of the American Musicological Society, v. 41, n. 2, pp. 315-348, Summer, 1988.

    GUIGUE, Didier. "Sobre a estética sonora de Messiaen". In: Opus 7 eletronic@ (CD-ROM do XIV Congresso da ANPPOM), ISSN - 1517-7017, agosto de 1997.

    GUIGUE, Didier. Estética da Sonoridade: a herança de Debussy na música para piano do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2011.

    JARDIM, Gil. O estilo antropofágico de Heitor Villa-Lobos: Bach e Stravinsky na obra do compositor. São Paulo: Philarmonia Brasileira, 2005.

    KOSTKA, Stephen. Materials and techniques of twentieth-century music. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2006.

    KRENEK, Ernst. Studies in counterpoint based on the twelve-tone technique. New York: Schirmer, 1939.

    MENEZES, Flo. Apoteose de Schoenberg. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

    OLIVEIRA, João Pedro. Teoria analítica da música do século XX. Lisboa: Calouste Gulbekian, 1998.

    PERSICHETTI, Vincent. Twentieth century harmony: creative aspects and practice. London: Faber & Faber, 1978.

    POUSSEUR, Henri. Apoteose de Rameau e outros ensaios. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.

    ROSEN, Charles. The Classical Style: Haydn, Mozart, Beethoven. Expanded Edition. London: Norton, 1998.

    ROSEN, Charles. A geração romântica. São Paulo: EDUSP, 2000.

    SALLES, Paulo de Tarso. "Teoria dos conjuntos: apontamentos". São Paulo: apostila, 2016.

    SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: processos composicionais. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

    SALLES, Paulo de Tarso. Aberturas e impasses: a música no pós-modernismo. São Paulo: Editora da UNESP, 2005a.

    SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical [1937-48]. São Paulo: EDUSP, 1993.

    STRAUS, Joseph.  Introdução à teoria pós-tonal. São Paulo: Ed. Unesp/UFBA, 2013.

    VISCONTI, Ciro. Simetria nos Estudos para Violão de Villa-Lobos. São Paulo: Paco Editorial, 2016.

    WILLIAMS, J. K. Theories and analyses of twentieth-century music. Harbor Drive, Orlando (FL): Harcourt Brace & Co., 1997.

    Bibliografia Complementar

    ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

    ALEGANT, Brian. "Cross-Partitions as harmony and voice-leading in twelve-tone music". In: Music Theory Spectrum, v. 23, n. 1, pp. 1-40, Spring 2001.

    CONE, Edward T. "Stravinsky, o progresso de um método". Tradução de Antenor F. Corrêa e Graziela Bortz. In: Música Hodie, Revista da UFG, v. 7, n. 1, 2007.

    PERLE, George. Serial composition and atonality: an introduction to the Music of Schoenberg, Berg and Webern. 6th ed. Berkeley: University of California Press, 1991.

    SALLES, Paulo de Tarso. "Referências à 9ª Sinfonia de Mahler no Op. 19/6 de Schoenberg". In: Arte e Cultura Santa Marcelina. São Paulo: FASM, pp. 63-72, 2007.

    SALLES, Paulo de Tarso. "As Três Marias de Villa-Lobos". In: Anais do 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais, pp. 107-114, Curitiba: UFPR, 2005b.

    SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora da Unesp, 1991.

    STARR, M. "Webern's Palindrome". In: Perspectives in New Music, v. 8, n. 2, pp. 127-142, 1970.

    TYMOTZKO, Dmitri.  A Geometry of Music: Harmony and Counterpoint in the Extended Common Practice. New York: Oxford University Press, 2011.

    VAN DEN TOORN, Pieter C. The music of Igor Stravinsky. New Haven and London: Yale University Press, 1983.

    WESTERGAARD, Peter. "Toward a twelve-tone polyphony". In: Perspectives in New Music, v. 4, n. 2, pp. 90-112, 1966.

    WEYL, Hermann. Simetria [1952]. São Paulo: Edusp, 1997.


  • Tópico 2

  • Tópico 3

    TRABALHO Nº 1: Composição empregando tonalidade cromática, enfatizando acordes diminutos e aumentados e outras alterações, tendo como modelo: Bach (Fuga em Si menor), Beethoven (Op. 111) e/ou Ligeti (Musica Ricercata).

    VALOR: 3,0 pontos

  • Tópico 4

    Fugas pós-Bach: 

    • Haydn, quartetos Op. 20
    • Beethoven, sonatas Op. 106, Grosse Fuge
    • Ravel, Fuga de Le Tombeau de Couperin
    • Villa-Lobos, fugas das Bachianas nº 1,7,8,9


    O universo pós-tonal

    • Além dos modos maior e menor: escalas e coleções referenciais
    • Adorno: Schoenberg x Stravinsky
    • Introdução ao atonalismo e dodecafonismo

  • Tópico 5

    TRABALHO Nº 2: composição de exposição fugal tonal a três ou quatro vozes com múltiplos sujeitos, à maneira do Op. 20 de Haydn.

    VALOR: 3,0 pontos

  • Tópico 6

    Introdução ao dodecafonismo

    • Matriz serial
    • Teoria dos conjuntos
    • Conceito de classe de alturas
    • Representação circular (clockface)
    • Operações básicas
    • Transposição e inversão
    • Vetor intervalar

  • Tópico 7

    TRABALHO Nº 3: Elaboração de série dodecafônica, sua matriz serial e composição com contraponto não imitativo a partir desse material.

    VALOR: 4,0 pontos

  • Tópico 8

    Contraponto não imitativo em linguagem harmônica pós-tonal

    • Bartók: Mikrokosmos
    • Debussy: Estudos e Prelúdios para piano
    • Villa-Lobos: Estudos para violão; Suítes Prole do Bebê nº 1 e nº 2
    • Messiaen: Quarteto para o fim dos tempos

  • Tópico 9

    Apresentação dos trabalhos:

    Final de junho.

    Audição (ao vivo ou gravação), partitura e breve comentário analítico, demonstrando o procedimento utilizado e sua relação com os modelos apresentados nas aulas.