Programação
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Grandes formas: Sonata e Rondó.
Continuidade (desenvolvimento) e contraste: princípios composicionais.
Czerny: definição de sonata "bitemática" (séc. XIX)
Tovey e Rosen: reinterpretação da sonata do séc. XVIII (clássica).
Variedades: monotemática, bitemática, politemática.
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1. Objetivos da análise
- Descrição das partes (seções, temas) e identificação dos compassos
- Análise das áreas tonais
- Análise dos processos modulatórios: progressões, sequências, acordes especiais, etc.
2. Interpretação
- Correlação entre estrutura e dados extra musicais
- Comparação entre os resultados encontrados e o esquema inicial
- Comparação com outras análises
- Comparação com outras obras do mesmo compositor e/ou estilo
- Comparação com obras em estilos diferentes
- Levantamento de fontes bibliográficas
- Análises
- Ferramentas analíticas
- Partituras (manuscritos e edições disponíveis)
- Mencionar as fontes consultadas, sempre deixando claro quando uma citação é feita.
- Propostas interpretativas (escuta, performance, etc.).
- Preparação de ilustrações (redução para piano, esquema gráfico), tabelas, etc.
Tipos de análise
Macro-forma: direcionalidade harmônica, seccionamento, etc.
Micro-forma: motivos, transformações rítmicas e harmônicas, passagens modulatórias, etc.
- Descrição das partes (seções, temas) e identificação dos compassos
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Teoria das tópicas: gestos retóricos na música do século XVIII.
Ratner, Leonard. Classic Music (1980). Considerado o texto fundador da teoria das tópicas, o capítulo 2 de Ratner mostra como o deslocamento de contexto de certas figuras musicais pode gerar significados adicionais. Desde Ratner, a teoria tem se tornado mais desenvolvida por pesquisadores como Kofi Agawu, Raymond Monelle, Eero Tarasti, Marta Grabócz, Robert Hatten, Melanie Plesch, Acácio Piedade e outros.
Congressos sobre significação musical têm ocorrido nos últimos anos, como aquele em memória a Raymond Monelle promovido pela Universidade de Edinburgh em 2012 (ver os anais, "proceedings" em inglês, desse congresso em https://sites.eca.ed.ac.uk/edmusemiotics/).
Discussão em 26/09:
Tópicas, a partir do texto de Leonard Ratner (1980). A mudança do paradigma na musicologia nos anos 1950. Música e significado (music and meaning). Culturas periféricas. Representações. Tópicas na música latino-americana. Exemplos nos quartetos de Villa-Lobos: tópicos Xangô e berimbau. Gênero expressivo, estilo, tipo, símbolo e tópico. Signo: ícone, índice e símbolo (o "cuco" na Sinfonia de Mahler). O currículo de música no Brasil. Internacionalização? A experiência na Finlândia. Tese de Ollie Reijonen: o samba da Portela.
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Tipologia de sonata baseada no modelo proposto por James Hepokoski e Warren Darcy (2006) no livro Elements of Sonata Theory: Norms, Types, and Deformations in the Late-Eighteenth-Century Sonata. Oxford University Press. No capítulo 16 são propostos 5 tipos de sonata: abreviada, monotemática, normativa (padrão), rondó e concerto (Hepokoski & Darcy, 2006, pp. 343-345).
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Trabalho para dia 19/09
Fazer uma resenha (de 2 a 8 páginas) sobre o capítulo 2 ("Topics") de Leonard Ratner. Enviar pelo link abaixo.
Valor: 2,0 (dois pontos)
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Sonata abreviada
Imprimir e analisar o II movimento da Sonata K332 para piano de Mozart.
Ler a fazer resenha do cap. 14 de Caplin (1998) sobre a forma dos movimentos lentos de sonata. Usar o link do moodle (abaixo) para envio da resenha. Para 26/09.
Valor da resenha: 1,0 (um ponto).
Para 19/09: analisar a transição no "Barbeiro de Sevilha" de Rossini; comparar o ajuste tonal da recapitulação com a exposição. Fazer uma redução para piano desses trechos analisados, ajustando os instrumentos transpositores.
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O concerto: forma de sonata do "tipo 5", segundo Hepokoski e Darcy (2006).
Tutti x solista.
- Mozart: Concerto para piano K466, I movimento.
- Beethoven: Concerto para violino Op. 61 em Ré maior, I.
Rondó-sonata, o "tipo 4" de Hepokoski e Darcy.
- Mozart: Concerto K466, III movimento.
- Beethoven, Rondó Op. 51.
- Mozart: Concerto para piano K466, I movimento.
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Sonata para violino e piano de César Franck, forma cíclica: I - Allegretto ben moderato: sonata romântica.
Sonatine, de Ravel: aspectos harmônicos do século XX, ausência de funcionalidade tonal clássica.
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Sonata normativa (Tipo 3 de Hepokoski e Darcy): comparação entre Sinfonia nº94 de Haydn e Sinfonia nº40 de Mozart.
Estilo pessoal x estilo de época.
Mozart: o Allegro da Sonata K332 em Fá maior: tema x melodia.
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Forma cíclica: Franck, Debussy e Villa-Lobos.
Debussy e a sonata cíclica (Wheeldon 2005): a influência de Franck na música do séc. XX.
Análise comparativa: modelos.
Análise em contexto pós-tonal: o papel da tríade sem funcionalidade harmônica tradicional.