Vai al contenuto principale
Pannello laterale
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Italiano (it)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Cerca
Chiudi
Cerca
Attiva/disattiva input di ricerca
Acessar
Metodologia do Ensino de Geologia I (2017)
Home
Corsi
2017
FE
EDM
EDM0447-2017123
Indice degli argomenti
Metodologia do Ensino de Geografia (2017)
Minimizza tutto
Espandi tutto
Avisos
Forum
Fórum de notícias
Forum
ficha de estágio
File
programa
File
roteiro de estágio
File
Quadro comparativo
File
Trabalhos
Relatório de estágio
Compito
Espaços não formais
Compito
Suporte para elaboração da sequência didática
Sequência didática
File
SEIS
File
Espaços não-formais
Orientações para visita ao MAE
File
Orientações - catavento ou Museu Oceanográfico
File
Orientações - praças e parques
File
Espaços não formais no contexto formativo
File
Museo y escuela
File
Áreas verdes
File
I Unidade: Fundamentos para ensinar Geografia nos anos iniciais
Texto 1: CALLAI, H. C. O estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem. Espaços da escola. Editora Unijuí. Ano 12. Jan/mar. 2003, p. 11-14.
File
Texto 2: SANTOS, M. Paisagem e espaço. ______. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998, p. 20 – 26.
File
Texto 3: MOREIRA. R. Conceitos, categorias e princípios lógicos para o método e o ensino de geografia. In: _____. Pensar e ser em geografia. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2011
File
Texto 4: CAVALCANTI, L. DE S. Geografia Escolar e a construção de conceitos no ensino. In: ________. Geografia, Escola e Construção do Conhecimento. Campinas: Papirus, 1998, p. 87 – 136.
File
Texto 5: CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno CEDES: Educação Geográfica e as teorias de aprendizagem. v. 25, n. 66, 2005.
File
II Unidade: A Cartografia e diferentes linguagens como metodologia de ensino
Texto 6: CASTELLAR, S. M. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. Novos rumos da Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto. 2011.
File
Texto 7: ALMEIDA, R. D. Cartografia e Infância. VI Colóquio de Cartografia para Crianças, 2009.
File
Texto 8: GREIG, P. Representação dos volumes e organização do espaço. In: ___. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed. 2004, p. 93 – 121.
File
Texto 9: PAGANELLI, T. I. Para a construção do espaço geográfico na criança. In: ALMEIDA, R. D. De. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto: 2007, p. 43 – 70.
File
Texto 11: CASTELLAR, S.; VILHENA, J. O uso das diferentes linguagens em sala de aula. In: ____. Ensino de Geografia. São Paulo: CENGAGE Learning. 2011, p. 65 – 98.
File
III Unidade: O currículo e a cidade como referência e como conteúdo de ensino da Geografia
Texto 12: CASTELLAR, S. M. V. A cidade como método de estudo na Educação Geográfica. In: LANCHE, N. M.; RODRIGUEZ, A. C. Ciudades Leidas Ciudades Contadas. Bogotá: Universidad Distrital Francisco J. De Caldas, 2011.
File
Texto 13: ROSS, J. L. S. São Paulo: a cidade e as águas. In: CARLOS, A. F. A. Geografias de São Paulo. São Paulo: Contexto, 2004.
File
Texto 14: JACOBS, J. Os usos das calçadas. In: ______. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 59 - 79.
File
Texto 16: BONAFÉ, J. M. La ciudad en el curriculum y el curriculum en la ciudad. In : GIMENO, J. Saberes e incertidumbres sobre el curriculum. Madrid : Morata, 2010.
File
Texto 17: VENEGAS, C. M. V. El estudio urbano en el aula y la conceptualización espacial. Revista Educación y Pedagogia. v. 14, 2002, p. 167-177.
File
aziz
File
IV Unidade: O planejamento e a prática de ensino de Geografia sobre os conteúdos de cidade e de urbano para os anos iniciais
Texto 18: SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências - v 13(3), p.333-352, 2008.
File
Texto 19: LIBÂNEO, J. C. A relação objetivo-conteúdo-método. In: ____. Didática. São Paulo: Cortez. 1994, p. 153 – 155.
File
Texto 20: SOUZA, V. C. Construção do pensamento espacial crítico: o papel da leitura e da escrita no ensino da Geografia. Anekumene. v. 1, n. 2, 2011.
File
Texto 21: BENEJAM, P.; PAGÉS, J. La selección y secuenciación de los contenidos sociales. In: ____. Enseñar y aprender Ciencias Sociales, Geografia e História en la educación secundaria. Barcelona, 1998, p. 71 – 95.
File
Livro_Debaixo_da_cama
File
Argomento 8
Argomento 9
Argomento 10