Topic outline
-
-
Veja a autobiografia do Ramalho, um dos mais populares autores de livros didáticos de Física para o ensino médio. Leia da página 19 à 23.
-
Aqui estão os exercícios e textos que serão discutidos no primeiro bloco do curso.
-
Exercício 0 - Por favor coloque um arquivo nos formatos ".pdf" ou ".doc" ou ".rtr" de sua preferência.
Traga uma versão impressa da sua resposta para a aula.
Faça um levantamento dos significados do conceito de “FÍSICA”.
1. Selecione as seguintes fontes bibliográficas:
a) 1 dicionário ou enciclopédia;
b) 2 livros de física do Ensino Médio;
c) o livro de física utilizado na disciplina de Fundamentos de Mecânica ou Física Fundamental;
d) 1 livro de Ensino Superior;
e) 1 livro de divulgação científica;
f) 1 revista de divulgação científica.
2. Copie as definições ou trechos que caracterizam o conceito de FÍSICA. Faça isso para cada uma das bibliografias consultadas indicando claramente a fonte da citação (autor, nome do livro, editora, data da publicação e a página em que se encontra a citação).
-
-
Alves, R. (1981). Pescadores e anzóis. In Filosofia das ciências: Introdução ao jogo e suas regras (pp. 92–107). São Paulo: Brasiliense.
-
1. Qual a relação entre teoria e experiência?
2. O que é metodologia para o autor?
3. O que você entendeu por metodologia?
-
-
-
Bunge, M. (1973). Filosofia: Farol ou armadilha. In Filosofia da física (pp. 11–20). Lisboa: Edições 70.
-
Poincaré, H. (1985). As hipóteses em física. In A ciência e a hipótese (pp. 115–125). Brasília: UNB.
-
1. Qual a relação entre observação e realidade? (Axiomas I e II)
2. O que pode ser explicado com um fato experimental? (Axiomas III e IV)
3. O que é verdade em física? (Axiomas VI e VII)
4. O que são conceitos primitivos para o autor? Qual sua relação com a necessidade de definir conceitos? (Axioma VIII)
-
-
-
Heisenberg, W. (1987). O papel da física moderna na evolução atual do pensamento humano. In Física e Filofosia (pp. 141–154). Brasília: UNB.
-
1. Qual a relação entre desenvolvimento científico e dominação política?
2. Como poderia, segundo o autor, se evitar uma nova "grande guerra”?
3. Como o autor compreende a evolução do conceito de realidade?
4. Qual seria a função da ciência na integração de diferentes culturas?
-
-
-
Exercício 04
1. O que é "ciência normal”?
2. O que é "paradigma”?
3. Como se dá o aprendizado da ciência em relação ao paradigma vigente?
4. Descreva um dos exemplos de paradigma dado pelo autor
Exercício 051. Como um "paradigma” obtém sucesso?
2. Quais as 3 classes de fatos que o autor se refere como "focos normais” da investigação científica?
3. O que existe além da ciência normal?
-
-
-
-
Freire, P. (1996). A concepção “bancária” da educação como instrumento da opressão. In Pedagogia do Oprimido (pp. 57–76). São Paulo: Paz e Terra.
-
1. O que é o "saber” em uma educação bancária?
2. Como se transmite esse "saber”?
3. Como se dá a "educação problematizadora”?
4. Qual a concepção de homem em uma educação problematizadora?
-
-
-
Freire, P. (1996). A dialogicidade como prática da liberdade. In Pedagogia do Oprimido (pp. 77–95). São Paulo: Paz e Terra.
-
1. Quais as funções do diálogo para uma ruptura com a educação bancária?
2. O que é um "tema gerador” e como se relaciona com o conteúdo programático? -
1. O que estuda a psicologia do desenvolvimento?
2. Qual é o papel do professor do ponto de vista da Psicologia da Aprendizagem?
3. Qual a diferença entre a aprendizagem nas situações cotidianas e o aprendizado escolar?
4. Qual é a visão de homem na concepção ambientalista de desenvolvimento?
-
-
-
1. Qual é, do ponto de vista da teoria de Piaget, os dois mecanismos acionados para se alcançar os estados de equilíbrio na interação indivíduo-meio? E quais as suas funções?
2. O que é "zona de desenvolvimento potencial”?
3. Quais as principais diferenças entre as teorias de Piaget e Vigotski?
-
-
1. O que é um conceito? (NÃO precisa ser de acordo com o texto)
-
-
1. Quais as principais componentes do modelo de mudança conceitual?
2. Segundo o autor o que é analogia? E qual o seu papel na ciência?
3. O que é conflito cognitivo? Dê um exemplo?
4. Por que o conflito cognitivo, por si só, não é suficiente para promover uma mudança conceitual?
5. Após criticar algumas estratégias de ensino-aprendizado o autor propõe a noção de "perfil conceitual” como alternativa de ensino e de análise da evolução conceitual dos indivíduos. Escreva o que você entendeu sobre "perfil conceitual”.
-
-