Consolidar a formação do aluno na análise macroeconômica através do estudo detalhado de alguns tópicos. Destinada principalmente a alunos que pretendem se aprofundar em macroeconomia e possivelmente fazer monografia na área, necessitando por isso de uma base teórica mais sólida.
Os modelos de crescimento econômico consideram como insumos básicos o capital (K) e o trabalho (L), que combinados geram um produto (Y=f(K,L)). A produtividade destes fatores de produção é dada pelo produto em relação ao estoque deste fator.
1.2)Modelos de horizonte infinito e de gerações justapostas
1.3) Nova teoria do crescimento
É tentar explicar a origem do progresso tecnológico no próprio modelo, o que significa endogeneizar o progresso tecnológico. Portanto, o fato novo dos estudos sobre crescimento é a inclusão de uma equação explicita para geração de tecnologia e de novas variáveis explicativas no modelo.
A questão central é: as flutuações do produto são, na sua maioria, transitórias ou permanentes? Se forem permanentes, a demanda agregada (o cerne da teoria Keynesiana) não pode ser muito importante. Na TCR a principal fonte das flutuações econômicas está localizada na natureza errática do progresso tecnológico.
1.5)Teorias keynesianas tradicionais de flutuações
Diferentes assunções quanto ao funcionamento do mercado de trabalho e de benslevam a conclusões diferentes relativamente ao comportamento do emprego,salários reais e “markups.”
1.6) Fundamentos microeconômicos de reajustes nominais incompletos
A absorção de ao menos parte de uma variação na demanda agregada sob a forma de uma variação no produto necessariamente envolve alguma rigidez nominal dos preços, ou seja, a ocorrência de um ajustamento nominal incompleto