Diagrama de temas

  • Programa e Bibliografia CRP0449

  • Espaço para entrega virtual de trabalhos

    Este é o espaço para entrega dos seus trabalhos e exercícios. Note que isso deve ser feitos aqui neste tópico nos links abaixo.

    Relação das principais atividades:

    1 - Seminário - a atividade seminário inclui três etapas distintas:
      1.1 - Roteiro de pesquisas de artigos  (visando embasamento teórico par elaboração do PPT e apresentação);
      1.2 - Entrega do PPT para orientação do Prof. Artur (antes da apresentação do seminário);
      1.3 - Apresentação do seminário

    2 - Banco de conceitos (a partir de abril)

    3 - Exercícios de criação de textos (diversos)

    4 - Elaboração de trabalho final no Wiki Colaboratório Mediapolis (interação, criação, reflexão sobre os textos e recursos do wiki como colaborautor)

    Obs.: Além da qualidade dos trabalhos apresentados, os itens: participação, frequência e envolvimento também fazem parte da avaliação.
    • Este Banco de Conceitos é um tipo de glossário que tem como finalidade organizar os conceitos fundamentais estudados nas leituras realizadas neste curso. Os conceitos deste glossário formam o material teórico básico desta disciplina. Cada aluno deve colaborar com ao menos três conceitos no decorrer do curso, vindos do seminário próprio ou de outras leituras. Procure elaborar o conceito de forma a tornar possível a apreensão da informação por quem vai ler e aprender com sua pesquisa. Não esqueça de colocar suas próprias reflexões. É importante ficar claro o que é seu e o que foi colhido de outros autores. Para isso é fundamental incluir a procedência da informação, autor, artigo ou livro, local e data da publicação e se possível número das páginas.

      . O objetivo é estimular a fixação de conceitos fundamentais para a reflexão sobre comunicação interativa e a dinâmica da criação em meio eletrônico-digital. Neste sentido, além da inclusão dos conceitos, solicitaremos a interação entre os alunos, através de comentários nos ¨verbetes¨ e o inter-relacionamento entre conceitos. O próprio Banco de Conceitos marcará automáticamente links entre os ¨verbetes¨ e itens do cursos.
    • Envie por aqui o PPT da apresentação do seminário acessando "adicionar tarefa". Não se esqueça de confirmar o envio.

    • Envie seu roteiro de pesquisa clicando link abaixo.

      Dois exercícios (roteiro) dos dois artigos foi adiado para 01 de abril de 2014.

      O PowerPoint deverá ser entregue dia 08 de abril para revisão do Professor Artur.

  • aula 1 - 25fev14 - Palestra Arxvis

    A artista Renata de Andrade mostrará seu trabalho artístico. Neste se evidencia uma inteligente e sutil relação entre escrita, imagem e suporte.

  • aula 2 - Autoria - 11Mar14

    Caros alunos e alunas

    O programa completo será enviado em breve. Envio-lhes agora os textos para serem lidos para a próxima aula dia 18/03/14. Procurem ler.

    Até 3a.feira 11 de março de 2014.

    São eles

    HAVELOCK 
    SAENGER Scripto Continua resumo 
    ILLICH Leitura silenciosa

    Sugeridos

    PAULUK, Marcel ver em http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/26
    FIUMARA Logos dizer e ouvir
    DANIELS Máquina de escrever
    MASTEN Linguagens Maquínicas

  • aula 3 - 18 de março

  • aula 4 - 25 março

    3.      História e Teoria da meta-autoria

    - manifestos como proposições meta-autorais

    - os procedimentos escriturais dos surrealistas

    - a literatura potencial do Oulipo

    - criação de textos através de processos meta-autorais

    4.      O autor como instituição cultural moderna

    - a valorização do autor individual

    - o autoria no feminino, autoria e etnia

    - autoria e identidade: citação, paráfrase, apropriação, plágio

  • aula 5 - 01 de abril

    5.      A figura do autor na teoria literária

    - as propostas estruturalistas de Barthes sobre "A Morte do Autor" (seminário Fernanda Hirata)

    - a figura do Autor historicizada de Foucault

  • aula 6 - 8 de abril

    6.      Desenvolvimento histórico da comunicação digital

    - a transição do analógico ao digital (seminário Thais)

    - o surgimento do ciberespaço e da cultura infotelemática (seminário Thais)

    - a evolução da World Wide Web (seminário Bruno)

    - o processo de globalização da comunicação (seminário Bruno)

    7.      Criação autoral coletiva em redes digitais

    - experimentos pioneiros na França, década de 80 (seminário Marcos Akira)

    - experimentos de escrita coletiva através da web  (seminário Marcos Akira)

  • aula 7 - 22 abril

    8. A Autoria híbrida homem-máquina: a ciberliteratura

    - criação autoral através de sistemas hipertextuais (seminário Ana Luisa)

    - criação autoral através de programas computacionais

    - criação textual através de algoritmos 

    - historia e teoria da ciberliteratura (seminário Ana Luisa)

    - a Eletroescritura como um campo de pesquisa em desenvolvimento

    • "O que é um autor?", Bulletin de la Societé Française de Philosophic, 63o ano, no 3, julho-setembro de 1969, ps. 73-104. (Societé Française de Philosophie, 22 de fevereiro de 1969; debate com M. de Gandillac, L. Goldmann, J. Lacan, J. d'Ormesson, J. Ullmo, J. Wahl.) Em 1970, na Universidade de Búfalo (Estado de Nova lorque), M. Foucault oferece uma versão modificada dessa conferência, publicada em 1979 nos Estados Unidos (ver 11- 258, vol.III da edição francesa desta obra). As passagens entre colchetes não figuravam no texto lido por M. Foucault em Búfalo. As modificações que ele tinha feito estão assinaladas por uma nota. M. Foucault autorizou indiferentemente a reedição de uma ou da outra versão, a do Bulletin de la Societé Française de Philosophie na revista de psicanálise Littoral (n. 9, junho de 1983), e aquela do Textual Strategies no The Foucault Reader (Ed. P. Rabinow. Nova lorque, Pantheon Books, 1984].
  • aula 8 - 29 abril

    9.      As formas emergentes da Escrita Digital

    - as re-concepções de criação, escrita, autoria, texto, edição, publicação e leitura (Tamires Gomes)

    - escrita digital e formas emergentes de subjetividade (Tamires Gomes)

  • aula 9 - 6 maio

    10.    Ferramentas digitais: formas da autoria contemporânea

    - o e-mail, os chats, os blogs, twitter

    (seminário da Gabriele Perobelli transferido para 27 de maio)

    - grupos de discussão, fóruns e outros processos de autoria dispersa

    - spams e vírus eletrônicos

    - wikipedia, enciclopédia digital e coletiva (seminário da Gabriele Perobelli transferido para 27 de maio)

    - os sistemas moveis de telefonia: a fala e a escritura nômades

    11     Criação literária contemporânea e computação digital 

    - Borges e Calvino diante da inteligência artificial

    - Jorge Luis Borges entre a combinatória e a magia (seminário Marcus Pesavento)

    - Ítalo Calvino entre cibernética e fantasmas (seminário Marcus Pesavento)

    - Criação literária e paradigma informático

    - Linguagem combinatória em João Guimarães Rosa

    - Linguagem combinatória em James Joyce

  • aula 10 - 13 maio

    12.    Inteligência coletiva e os sistemas computacionais (seminário Frederico - todo o tópico 12)

    - redes sociais : criando relacionamentos através de ambientes eletrônico

    - as redes como instrumentos do pensamento e da criação

    - a colaboração como novo modo escritural

    13.    Hipertexto, hipermídia e a comunicação interativa

    (Cecília Campos - todo o tópico 13)

    - hipermídia e a inter conexação entre as linguagens

    - a digitalização do texto, da imagem, da página, do áudio, do vídeo

    Atividade prática - laboratório de texto colaborativo

  • aula 11 - 20 maio

    14.    Criação Textual, Direito Autoral e Propriedade Intelectual

    - o dilema do direito autoral na era digital (seminário Marcílio Correa)

    - o direito autoral e suas principais funções (seminário Francisco Mourão)

    - aspectos econômicos e políticos do direito autoral

    - conceito de direito autoral - (seminário Marcílio Correa)

    - natureza jurídica do direito autoral: direitos morais e direitos patrimoniais  (seminário Francisco Mourão)

    15.    Comunicação digital e manifestações da política

    - a tecnologia como dispositivo de expressão política (Fernanda Yamamoto)

    - a interação homem-máquina na arena política mundial

    - as interferências não-autorizadas nos sistemas computacionais

    - hackers e hacktivismo (Fernanda Yamamoto)

  • aula 12 - 27 maio

  • aula 13 - 3 de junho - fóruns MPólis

  • aula 14 - 10 de junho

  • aula 15 - 24 de junho

  • aula 16 - 8 julho - última aula

  • Textos para colaboratório