O objetivo desta disciplina é dar ao aluno uma visão musical abrangente e sólida da estrutura formal de obras significativas do período Clássico e Romântico, conectando-as com obras de outros períodos que possuam formas similares. O foco, desta disciplina é complementar ao das disciplinas Análise Musical I e III, sendo portanto concentrado nas chamadas "grandes formas".
Dotar o aluno de condições para compreender, analisar e realizar texturas musicais de acordo com certas concepções surgidas a partir do século XX.
- Docente: Marcos Camara de Castro
Dotar o aluno de condições para compreensão e análise da música escrita no sistema tonal, focalizando em questões como modulação, empréstimo modal e acordes alterados.
Dotar o aluno de ferramentas para compreensão e análise da música pós-tonal, especificamente da música escrita a partir do início do século XX com ênfase em compositores como Claude Debussy, Igor Stravinsky, Arnold Schoenberg, Bela Bartok, Villa Lobos e Edgard Varèse. Este objetivo específico se inscreve num objetivo mais geral que é fazer com que o aluno entre em contato com visões mais abrangentes e contemporâneas de harmonia relacionadas à música contemporânea.
- Docente: Rogerio Luiz Moraes Costa
O objetivo deste curso é abordar de forma prática e teórica a improvisação musical nos vários ambientes histórico-geográficos em que ela ocorre. Num primeiro momento trata-se de compreender a natureza deste processo criativo em que o pensamento musical se dá em tempo real e, na maior parte das vezes, em ambientes interativos. Será examinada a importância deste tipo de atividade para o desenvolvimento da linguagem através da história da música ocidental desde antes do surgimento da notação até sua utilização na música contemporânea assim como seu papel no funcionamento dos idiomas musicais étnicos.
- Docente: Rogerio Luiz Moraes Costa