Programação
-
Cadências. Retomada de algumas questões interrompidas no semestre anterior.
-
Análise harmônica. Modulação. Articulação entre harmonia e forma. Formas binárias: dança de suíte. Suítes Inglesas no. 1 (Lá Maior) e no. 2 (Lá menor) de J. S. Bach: análise de Allemande e Courante. Análise de condução de vozes: Schenker.
-
Acordes cromáticos: funções mediantes; acordes cromáticos de sexta (Napolitana, Alemã, Italiana e Francesa).
-
Tipos de modulação:
1) Diatônica: por acorde-pivô
2) Cromática
3) Enarmônica
4) Por uníssono
A modulação pode ocorrer em:
1) Transição: com tonalidade alvo
2) Desenvolvimento: sem tonalidade alvo "previsível"
-
Exercícios: acordes de 6ª aumentada (Prof. Allan Falqueiro)
Análise: Brahms, Sonata Op. 1, no. 1, Dó maior, IV.
Redução analítica: acordes estruturais x acordes ornamentais. Fazer dessa maneira nas questões propostas na avaliação!
Princípio de análise linear (Schenker).
-
Mediantes (acordes cromáticos distantes por terças ascendentes ou descendentes):
Scarlatti, Beethoven, Brahms, Nirvana.
Cifragem:
- Algarismos romanos: III, bIII (rebaixado), #III (elevado), VI, bVI (rebaixado), #VI (elevado).
- Funcional: M (superior por 3a. M); m (superior por 3a. m); SM (inferior por 3a. M); sm (inferior por 3a. m).
Na cifra funcional, a letra maiúscula indica se a distância da fundamental é de 3ª Maior (maiúscula) ou de 3ª menor (minúscula).
-
Avaliação semestral:
I. Escolher 3 entre as 6 peças abaixo:
- Haydn
- Mozart
- Beethoven
- Schubert
- Brahms
- Chopin
Analisar (algarismos romanos e funcional), indicar cadências e modulações (tipo).
II. Realizar encadeamentos
Entrega dia 01/12/2014.
-
-
-