Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

Página:  1  2  3  (Próximo)
  Todos

A

Tamires Criscio Gomes

A biblioteca de Babel (Borges)

por Tamires Criscio Gomes - quinta-feira, 29 mai. 2014, 15:53
 
A biblioteca de Babel (Borges) é um conto escrito pelo autor e bibliotecário argentino Jorge Luis Borges (1899–1986), que aborda o universo com sendo uma vasta biblioteca.
 

Tamires Criscio Gomes

ACA

por Tamires Criscio Gomes - terça-feira, 29 abr. 2014, 21:35
 
Agentes de Comunicação Artificial
 

Gabriele Rodrigues Perobelli

Actantes

por Gabriele Rodrigues Perobelli - quarta-feira, 25 jun. 2014, 02:26
 
Aqueles que exercem influência sobre um determinado tema, podendo ser humanos ou não humanos.
 

Diana da Conceição Carvalho da Silva

Alegoria

por Diana da Conceição Carvalho da Silva - sexta-feira, 9 mai. 2014, 23:21
 
“... tendemos na interpretação das dificuldades do texto, a reduzir o problema da intenção ao do estilo. Ora, essa confusão não é o que chamamos tradicionalmente de alegoria? A interpretação alegórica procura compreender a intenção oculta de um texto pelo deciframento de suas figuras. ... A alegoria inventa um outro sentido, cosmológico, psicomântico, aceitável sob a letra do texto: ela sobrepõe uma distinção estilística a uma distinção jurídica. Trata-se de um modelo exegético que serve para atualizar um texto do qual estamos distanciados pelo tempo ou pelos costumes (de qualquer forma, pela cultura).” Compagnon. Antoine. O demónio da teoria. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
 

Marcus Vinicius Pesavento

Arte Combinatória

por Marcus Vinicius Pesavento - quarta-feira, 11 jun. 2014, 11:57
 
Processo em que a narrativa é compreendida como sendo, desde suas origens tribais, a exploração e estruturas fixas em número finito, suscetíveis de se combinar de uma maneira infinita. "uma obstinada série de tentativas de colocar uma palavra atrás da outra, conforme determinadas regras definidas ou, com maior frequência, regras não definidas nem passíveis de ser definidas mas que podiam ser extrapoladas de uma série de exemplos ou protocolos ou regras que inventamos especificamente, isto é, derivamos de outras regras que outros seguem." (CALVINO, I. Cibernética e Fantasmas: notas sobre a narrativa como processo combinatório"). Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2013.
 

B

FY

Biopolítica

por Fernanda Yuri Yamamoto - terça-feira, 24 jun. 2014, 18:11
 
Foucault analisou as tecnologias de poder baseadas na disciplina que visavam ao adestramento do corpo individual. Na segunda metade do século XVIII, emergiu uma tecnologia que atuava sobre a população, nos “seres viventes” e não simplesmente no corpo do indivíduo, mas na espécie. Foucault denominou essa tecnologia de biopolítica . A vigilância, típica das sociedades disciplinares, acompanha os mecanismos de adestramento dos corpos, os exames individuais e os exercícios repetitivos. Já a biopolítica lidava “com a população como problema político, como problema a um só tempo científico e político, como problema biológico e como problema de poder”
 

C

Gabriele Rodrigues Perobelli

Caixa-preta

por Gabriele Rodrigues Perobelli - quarta-feira, 25 jun. 2014, 02:28
 
Enunciado estável, o real.
 

Gabriele Rodrigues Perobelli

Cartografia das Controvérsias

por Gabriele Rodrigues Perobelli - quarta-feira, 25 jun. 2014, 02:29
 
Conjunto de técnicas para explorar e visualizar polêmicas. É um método de pesquisa, que serve para mapear processos que estão em teritorialização e desterritorialização.
 

BM

Ciberespaço

por Bruno M. Arashiro - sexta-feira, 2 mai. 2014, 16:24
 
É um espaço existente no mundo de comunicação
 

Marcus Vinicius Pesavento

Cibernética

por Marcus Vinicius Pesavento - quarta-feira, 11 jun. 2014, 11:57
 
"A ciência do controle e da comunicação, no animal e na máquina" (1965. WIENER, N. Cybernetics: or Control and Communication in the Animal and the Machine, 1965). "Um campo mais vasto que inclui não apenas o estudo da linguagem mas também o estudo das mensagens como meios de dirigir a maquinaria e a sociedade, o desenvolvimento de máquinas computadoras e outros autômatos [...], certas reflexões acerca da psicologia e do sistema nervoso, e uma nova teoria conjetural do método científico." (Wiener, Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos, 1984).
 

Akira Yamamoto

Colaborar

por Akira Yamamoto - terça-feira, 22 abr. 2014, 20:45
 
Do latim collaboro, are, (trabalhar com) Trabalhar com um ou muitas pessoas numa obra, e particulamente numa obra de literatura ou ciência.
 

Akira Yamamoto

Colaborautor (Colaborador)

por Akira Yamamoto - terça-feira, 29 abr. 2014, 19:36
 
Em textos eletrônicos-digitais, colaborador ou colaborautor pode ser um usuário que contribui em uma obra, principalmente em sua composição.
 

Tamires Criscio Gomes

Comunidade Virtual

por Tamires Criscio Gomes - terça-feira, 29 abr. 2014, 21:36
 
As comunidades virtuais são
 

Gabriele Rodrigues Perobelli

Controvérsias

por Gabriele Rodrigues Perobelli - quarta-feira, 25 jun. 2014, 02:27
 
São situações nas quais os atores discordam, ou concordam na discordância. As controvérsias existem quando a caixa preta é aberta e ações se desestabilizam.
 

Marcus Vinicius Pesavento

Crowdsourcing

por Marcus Vinicius Pesavento - quarta-feira, 11 jun. 2014, 11:59
 
(crowd: multidão, source: fonte): "O termo foi utilizado pela primeira vez em 2006 em um artigo do jornalista e escritor estadunidense Jeff Howe para a revista Wired. Neste texto, Howe relata um case que demonstra com clareza as possíveis e grandes mudanças mercadológicas que ocorrem quando se utiliza o ambiente colaborativo da rede para buscar uma solução prática – e mais barata – para um problema. Na situação, uma pessoa necessitava de uma fotografia para aplicá-la em um material gráfico, mas possuía, como em grande parte dos casos, verba restrita para contratar um fotógrafo profissional. Através de um espaço colaborativo chamado iStockPhoto, a pessoa fez o pedido da foto e encontrou várias opções de trabalhos realizados por usuários que não eram necessariamente fotógrafos profissionais, mas que o preço e a qualidade do serviço atendiam perfeitamente às necessidades momentâneas." (ANGELI, R. Breve definição de Crowdsourcing, 2011. Disponível em: .
 

D

Frederico Guizellini Espinha

Dessubjetivação

por Frederico Guizellini Espinha - segunda-feira, 23 jun. 2014, 18:07
 
Processo de negação do elemento subjetivo no processo de trabalho, diferente do processo de sua subordinação ao elemento objetivo contida no conceito de objetivação.
 

Marcílio Correia

Direito Autoral

por Marcílio Correia - segunda-feira, 9 jun. 2014, 17:53
 
A Lei nº 9.610, de 19.2.1998 (“Lei 9.610/98”), em seu artigo 1º, define os direitos autorais como “os direitos de autor e os que lhe são conexos”(...) por essa razão, a expressão direitos autorais é mais abrangente do que direito de autor, pois engloba o direito de autor e os direitos conexos (Carboni).
 

E

Frederico Guizellini Espinha

Estratégia de Comunicação Digital

por Frederico Guizellini Espinha - segunda-feira, 23 jun. 2014, 17:35
 
Processo que se inicia pela compreensão de suas duas variáveis determinantes – estratégia e ambiente digital -, e por um delineamento claro do ambiente da empresa em seu espectro de atuação.
 

F

Marcílio Correia

Falsificação

por Marcílio Correia - segunda-feira, 9 jun. 2014, 17:54
 
Se refere à cópia não autorizada, sendo vendida como produto legítimo.
 

H

FY

Hacker

por Fernanda Yuri Yamamoto - terça-feira, 24 jun. 2014, 18:12
 
Em informática, hacker é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites do funcionamento "normal" dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.3 Muitos hackers compartilham informações e colaboram em projetos comuns, incluindo congressos, ativismo e criação de software livre, constituindo uma comunidade hacker com cultura, ideologia e motivações específicas. Outros trabalham para empresas ou agências governamentais, ou por conta própria. **Minha colaboração: É importante lembrar que muitas vezes tendemos a ter uma imagem pejorativa da palavra hacker. Exemplo de bom uso do hacktivismo: Em 1997, o grupo Eletronic Disturbance Theater se destacou mundialmente por seus ataques a instituições associadas ao governo do México, que oprimia os povos indígenas .A internet teve papel essencial na disseminação internacional dos acontecimentos no México.
 


Página:  1  2  3  (Próximo)
  Todos