Programação

  • 05/08 - Apresentação da Ementa e cronograma

    Introdução a disciplina.


    REGRAS  DA DISCIPLINA

    ·        Todos os trabalhos devem ser postados no Moodle até o horário da aula

    ·        O fichamento é individual. Trabalhos fora da data e horário valem 50% da nota total (excluem-se atividades de sala de aula e as questões preparatórias para a aula). Prazo máximo 7 dias.

    .       trabalhos desenvolvidos em aula não podem ser entregues atrasados.

    .       o cronograma pode ser alterado em função de contingências eventuais.  Nesse caso, a data da prova pode ser alterada respeitando o dia e horário da disciplina.

    .      é responsabilidade do aluno controlar e gerenciar os 30% de faltas.

    .     trabalhos plagiados serão zerados.

    .     as atividades de sala de aula nem sempre serão avisadas previamente.



    Instalação do QLIK.


    Agora qualquer professor e/ou estudante de qualquer instituição de ensino em LATAM pode ter acesso ao PROGRAMA ACADÊMICO independentemente do fato da instituição ao qual ele esteja vinculado participar do programa acadêmico da Qlik. 

    Basta visitar nosso site http://www.qlik.com/us/company/academic-program  e preencher o application de estudante. 

    Voce irá receber em alguns dias o acesso ao download do Qlik Sense Desktop e QlikSense Cloud junto com uma assinatura grátis por 01 ano Qlik Continous Classroom (QCC) além de material tutorial para começarem a se familiarizar com a ferramenta. 

    Por favor siga este procedimento e em caso de duvida não hesite em o Luiz Ricardo (luizbritoribeiro@gmail.com)


    Bibliografia

    LUCAS Jr., H. C. Tecnologia da informação tomada de decisão estratégica para administradores. Ed. LTC, 2006. Cap. 18

    TURBAN, E. et al. Introdução a sistemas de informação. Ed. Campus. 2007 cap 9

    LAUDON, K.J, LAUDON, J. Sistemas de informações gerenciais. Ed. Pearson, 2007 cap 5

    CORTES, P.L. Administração de Sistemas de Informação. Ed. Saraiva Cap.8


  • 12/08 - Introdução e banco de dados

    LUCAS Jr., H. C. Tecnologia da informação tomada de decisão estratégica para administradores. Ed. LTC, 2006. Cap. 18

    TURBAN, E. et al. Introdução a sistemas de informação. Ed. Campus. 2007 cap 9

    LAUDON, K.J, LAUDON, J. Sistemas de informações gerenciais. Ed. Pearson, 2007 cap 5

    CORTES, P.L. Administração de Sistemas de Informação. Ed. Saraiva Cap.8

  • 19/08 - Banco de dados e Data warehouse

    Ler o capitulo a seguir antes da aula.

    TURBAN, E. et alIntrodução a sistemas de informação. Ed. Campus. 2007 cap 4 


  • 26/08 - BI

    LEME FILHO, T. Business Intelligence no Microsoft Excel.ed. Axcel Books. 2004 cap.3

    Tarefa: instalar o Qlik!!

  • 02/09 - Palestra

  • 16/09 - Aula Prática - Qlik

  • 23/09 - Palestra

  • 30/09 - BAM

  • 07/10 - BAM

    Carvalho, L.A.V. Data mining a mineração de dados no Marketing. Medicina, Economia, Engenharia e Administração.Ed. Ciência Moderna, 2005. Cap. 1, 2, 3, 4

    LEME FILHO, T. Business Intelligence no Microsoft Excel.ed. Axcel Books. 2004  cap.7

    Atividade: responder perguntas no STOA sobre o uso da mineração nas diferentes áreas.  Carvalho, L.A.V. Data mining a mineração de dados no Marketing. Medicina, Economia, Engenharia e Administração. Ed. Ciência Moderna, 2005. Cap. 19, 20, 22, 23


  • 14/10 - Data mining

    Carvalho, L.A.V. Data mining a mineração de dados no Marketing. Medicina, Economia, Engenharia e Administração.Ed. Ciência Moderna, 2005. Cap. 1, 2, 3, 4

    LEME FILHO, T. Business Intelligence no Microsoft Excel.ed. Axcel Books. 2004  cap.7

    Atividade: responder perguntas no STOA sobre o uso da mineração nas diferentes áreas.  Carvalho, L.A.V. Data mining a mineração de dados no Marketing. Medicina, Economia, Engenharia e Administração. Ed. Ciência Moderna, 2005. Cap. 19, 20, 22, 23

  • 21/10 - Primeira avaliação

    Todo conteúdo das aulas e palestras desde o inicio do semestre.

  • 04/11 - Entrega e apresentação do estudo de caso

    Entrega e apresentação do trabalho final. A apresentação deverá ter 12 min.

    ·        Avaliação levará em conta: (1)A relevância do caso; (2)A análise do grupo de prejuízos e vantagens da infra-estrutura da TI da organização avaliada. (3)A profundidade do estudo; (4) A qualidade da apresentação e o (5) Envolvimento individual

    Todos integrantes devem apresentar e dizer sua participação no desenvolvimento do trabalho.

    É necessário postar o relatório da entrevista com as respostas e outro relatório com a análise. Só um integrante do grupo deverá postar. O nome do entrevistado e e-mail deve constar no relatório.

  • Segunda Avaliação

  • Tópico 14

  • Tópico 15