Programação
-
Comportamento do consumidor 2016Turma DIURNO - 3a f - 10:00 às 11:40Sejam bem vindosPrograma e calendário da disciplina no link abaixoAbraçoDirceu
-
Apresentação do curso e dos participantes.
Importância do Comportamento do Consumidor em AdministraçãoExercício em grupos em sala: Desvendando o sentimento das consumidoras (entregue em sala) -
Tema: Processo de compra e Modelo Geral de Comportamento do Consumidor
Trabalho individual - Comportamento do consumidor e estratégia de marketing:1) Ler texto sobre entrevista em profundidade abaixo;2) Identificar (na internet ou revista) e comentar Reportagem/caso sobre estratégias de MKT elaboradas a partir de algum aspecto do comportamento do consumidor.Postar reportagem/texto original e 1 pag de comentários no link abaixo até 10hs do dia 09/08Ideia para projeto da disciplinaVejam abaixo um concurso que pode servir de tema para o trabalho de algum grupohttp://www.edp.com.br/pesquisadores-estudantes/edp-university-challenge/Paginas/default.aspxGostaria de definir a formação dos grupos e os temas de pesquisa nessa aula de 9/8. -
Tema: Renda, ciclo de vida da família e cultura como influenciadores do consumidor.
Técnica de pesquisa: Netnografia – Os rastros do consumidor na web
Tarefa 1 - em grupoa) Definir a composição do seu grupob) Definir o tema do trabalho (categoria de produto ou serviço que será pesquisado). Caso haja alguma empresa interessada na pesquisa, nominá-la.c) Elaborar Roteiro de Entrevista em Profundidade (vide abaixo)d) Postar em word no link 1 abaixo - APENAS 1 POR GRUPORoteiro de Entrevista em Profundidade
Objetivo: Fazer entrevista em profundidade com objetivo de desvendar o processo de compra e identificar os elementos do modelo geral de comportamento do consumidor presentes nessa compra específica.
Público Alvo: Identificar uma pessoa que tenha comprado, recentemente, um produto da categoria em que o grupo está interessado (não uma marca específica)Trabalho individual a ser entregue nessa aula (TI_2)
Cada membro do grupo fará uma (1) entrevista com o roteiro desenvolvido pelo grupoEntregáveis da tarefa INDIVIDUAL:a) Realizar a entrevista e gravá-lab) Transcrever a entrevista na íntegrac) Elaborar relatório de 1 página com aos achados e uma recomendação para o fabricante/lojista do produto/serviço comprado pelo(a) entrevistado(a).e) Colocar os itens b e c em um único arquivo Word e postá-lo no link 2 abaixof) Postar o áudio da gravação no link 3 abaixo -
Tema: Percepção
Técnicas projetivasTarefa individual:TI_3) Analisar blogs e redes sociais em busca de comportamentos, e hábitos do consumidor da categoria de produto foco do trabalho em gruposEssa é uma TAREFA INDIVIDUALPostar no link abaixo até dia da aula. -
Aprendizado, Memorização e Posicionamento de produto
Tarefa da semana individual
Cada membro do grupo deve entrevistar consumidores da categoria de produto/serviço escolhida (NÃO É UMA EMPRESA pois clientes não compram empresas e sim produtos e marcas).
Objetivo da entrevista: Aprofundar os achados das entrevistas já feitas anteriormente com a aplicação de técnicas projetivas vistas na aula anterior, buscando associações que o consumidor faz com a categoria (ou marcas específicas) escolhida pelo grupo.
O objetivo final da tarefa é chegar a uma lista de elementos de imagem (da categoria, das marcas e dos usuários dessa categoria ou de marcas específicas dentro dela) presentes nas mentes dos consumidores entrevistados. Portanto é essa a análise resumo a ser feita das duas entrevistas.
O trabalho é individual, mas deve partir de um roteiro feito pelo grupo.
Os resultados individuais serão, posteriormente, analisados pelo grupo para compor seu relatório.
Metodologia
Para fazer o trabalho é necessário que vocês estudem os capítulos indicados do livro texto e isolem os aspectos que considerem mais relevantes. Eles farão parte do roteiro para a coleta.
Devem ser utilizadas as técnicas de coleta de informações vistas até o momento no curso:
* Entrevista em profundidade
* Técnicas projetivasDicas para execução- Observem que técnicas projetivas devem ser inseridas no roteiro das entrevistas.
- O grupo deve elaborar o roteiro e cada membro realizar pelo menos 2 entrevistas, gravá-las e transcrevê-las.
- Os resultados são DESCRITIVOS. As imagens selecionadas pelos entrevistados deve constar no relatório, bem como estorias, frases, personificação ou qualquer outra técnica projetiva utilizada (pode ser mais que uma).
Entregáveis1) Um (1) arquivo word contendo as conclusões das duas entrevistas. Em anexo (no mesmo arquivo) colocar as transcrições e as imagens geradas em cada uma das 2 entrevistas.2) Dois (2) arquivos com os áudios das entrevistasPostar a tarefa individual nos links abaixo
-
PROVA ADIADA
NOVA DATA: 11 DE OUTUBRO
VERSÃO 2 DO CALENDÁRIO POSTADA NA PRIMEIRA SEÇÃO
MOTIVO: OPORTUNIDADE DE PALESTRA
Atividade para dia 13/09/16 - Após semana da pátria
Palestra Eliane Bastos
Site: elloconsultores.com.br
Tarefa individual: Estudar site da empresa e outros do setor, identificando "concorrentes"
Fazer resumo de 1 página dos achados e postar no link abaixo até inicio da aula
-
Motivação, Personalidade e Emoção
Tarefa da semana- Estudar o Caso Rimel de aplicação da técnica de Elicitação de Metáforas (ZMET) postada abaixo.
- Responder às 5 questões colocadas ao final do texto.
- Postar as respostas com seu nome ao topo no link abaixo
Postar a tarefa individual no link abaixo -
Tema: Atitudes e Influências sobre as atitudes
Técnica de grupo de foco
Tarefa da semana individual (TI 5)
Cada membro do grupo deve entrevistar um(a) consumidor(a) da categoria de produto/serviço escolhida pelo grupo utilizando a técnica de metáforas (ZMET).
Objetivo da entrevista: Identificar motivações profundas e emoções sentidas pelo consumidor da categoria (ou de marcas específicas) escolhida pelo grupo.
O objetivo final da tarefa é chegar a uma lista de categorias (ou construtos) que representem motivações possíveis, nos mais diversos níveis (funcional, emocional e valores), que movem e motivam os consumidores a comprar e consumir a categoria de produto/serviço foco do grupo.
O trabalho é individual, mas deve partir de um roteiro feito pelo grupo.
Os resultados individuais serão, posteriormente, analisados pelo grupo para compor seu relatório final.
Metodologia
Para fazer o trabalho é necessário que vocês estudem os capítulos indicados do livro texto (sobre motivação) e revisarem o caso Rimel discutido na aula passada. Os passos metodológicos estão descritos no caso.
Dicas para execução
- Observem que técnica ZMET requer que o entrevistado seja contactado com antecedência e prepare-se para a entrevista coletando imagens de sua escolha (de revistas, internet, etc.) que represente COMO ELE(A) SE SENTE em relação ao produto em foco.
- O grupo deve elaborar o roteiro e cada membro realizar 1 (uma) entrevista, gravá-la e transcrevê-la.
- Os resultados são DESCRITIVOS. As imagens selecionadas pelos entrevistados deve constar no relatório, bem como descrições dos resultados obtidos a cada passo da entrevista
Entregáveis (individual)1) Um (1) arquivo word contendo as conclusões da entrevistas (construtos e mapa da relação entre eles). Em anexo (no mesmo arquivo) colocar as transcrições e as imagens geradas na entrevista. Poste-a no link 12) Um (1) arquivos com os áudio da entrevista. Sugestão: faça a gravação em vários arquivos e selecione, para postar) aquele no qual os elementos mais reveladores surgirem. Se gravar tudo em um único arquivo de áudio ficará pesado demais (o limite é de 20 Mb). Poste-a no link 2 -
CONFORME CRONOGRAMA, NÃO HAVERÁ AULA EM 04/10/16 - Prof. em viagem
Próxima aula
DIA 11/10/16
PROVA
TODA MATÉRIA JÁ VISTA
-
Tema : Auto-imagem e Estilo de Vida
Tarefa da semana (TI-8) a ser entregue na aula 10:1) Estudar e fazer resumo do texto sobre análise de conteúdo disponibilizado no link abaixo
2) Baixar o soft de mapa metal disponível em: http://www.xmind.net/
Fazer um resumo do que é o software e como pode ser usado em pesquisa, em especial para análise de conteúdo.
3) Utilize o XMind para produzir um mapa mental dos consumidores que você já entrevistou, ressaltando categorias de motivações, influências e crenças
4) Coloque esses 3 produtos de seu trabalho em um único arquivo word e faça o upload até início da próxima aula.
-
Tarefa em grupos - Para 25/10Entrega do PPT com resultados parciais do Projeto em grupoMontar primeira versão do mapa mentalFaça upload no link abaixo (apenas 1 por grupo)
-
Processos pós compra - Qualidade percebida e Satisfação do cliente
Tarefas
1) Ler o texto teórico postado abaixo (Leitura Prévia)
2) Entrevista individual com um consumidor do produto foco de seu grupo (para incorporar ao projeto da disciplina)
- Identificar os pontos de contato dos seus pesquisados com o produto foco de seu projeto.
- Identificar, via entrevista em profundidade os aspectos que seus pesquisados consideram para se dizerem satisfeitos ou não com cada ponto de contato
Postar o resultado dessa entrevista no link abaixo
-
Apresentações do trabalhos em grupo
Grupos do 1o dia
Dia 08/11/16 - Grupos 7, 2, 6 e 9 nessa ordem
A composição dos grupos está no topo da página, antes da Semana 1
Vide instruções detalhadas e cronograma de apresentações nos arquivos abaixo
Favor postar a apresentação em PPT (ou similar) identificando o número do grupo no titulo do arquivo
Apenas 1 arquivo por grupo
-
Apresentações do trabalhos em grupo
Grupos do 2o dia
Dia 22/11/16 - Grupos 3, 4, 8 e 10 nessa ordem
A composição dos grupos está no topo da página, antes da Semana 1
Vide instruções detalhadas e cronograma de apresentações nos arquivos abaixo
Favor postar a apresentação em PPT (ou similar) identificando o número do grupo no titulo do arquivo
Apenas 1 arquivo por grupo
-
Apresentações do trabalhos em grupo
Grupos do 3o dia
Dia 29/11/16 - Grupos 11, 1, 5 e 12 nessa ordem
A composição dos grupos está no topo da página, antes da Semana 1
Vide instruções detalhadas e cronograma de apresentações nos arquivos abaixo
Favor postar a apresentação em PPT (ou similar) identificando o número do grupo no titulo do arquivo
Apenas 1 arquivo por grupo