Indice degli argomenti
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I. ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS, ESCOLA ELEMENTAR E DE ENSINO PRIMÁRIO.
I.1. POMBAL E A REFORMA DOS ESTUDOS MENORES NO BRASIL. (15/08)
Texto-base: BOTO, Carlota. A dimensão iluminista da reforma pombalina dos estudos: das primeiras letras à universidade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.44, pp. 282-299. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-24782010000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Documento histórico: Instrução para o Ex.mo Sr. Conde de Vila Flor...” In: CARVALHO, Laerte R. As reformas pombalinas da instrução pública. São Paulo: Saraiva: Edusp, 1978, p.194-6.
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I. ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS, ESCOLA ELEMENTAR E DE ENSINO PRIMÁRIO.
I.2. A ESCOLA PÚBLICA NO IMPÉRIO. (22/08 e 29/08)
Texto-base: VEIGA, Cynthia G. Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v.13, n.39, set./dez. 2008, pp.502-516. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n39/07.pdf
Documento histórico: Constituição de 1824. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao24.htm
Lei de 1827. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Educa%C3%A7%C3%A3o-no-Imp%C3%A9rio/lei-de-15-de-outubro-de-1827.html
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I. ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS, ESCOLA ELEMENTAR E DE ENSINO PRIMÁRIO.
I.3. O REFORMISMO NO SEGUNDO IMPÉRIO E AS REFORMAS REPUBLICANAS (13/09)
Texto-base: SOUZA, Rosa Fátima de. Inovação educacional no século XIX: a construção do currículo da escola primária no Brasil. Cad. CEDES [online]. 2000, vol.20, n.51, pp. 9-28. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32622000000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
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I. ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS, ESCOLA ELEMENTAR E DE ENSINO PRIMÁRIO
I.4. A REPÚBLICA E OS SISTEMAS ESTADUAIS. (20/09)
Texto-base: VEIGA, Cynthia G. A escola e a República: o estadual e o nacional nas políticas educacionais. Rev. bras. hist. educ., Campinas-SP, v. 11, n. 1 (25), p. 143-178, jan./abr. 2011. Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/19/65
Documento histórico: imagens
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I. ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS, ESCOLA ELEMENTAR E DE ENSINO PRIMÁRIO
1.5. ESCOLANOVISMO E REFORMAS ESTADUAIS. (27/09 e 03/10)
Texto-base: ARAÚJO, Cristina. A Reforma Antônio Carneiro Leão no final dos anos de 1920. Revista Brasileira de História da Educação, n° 19, p. 119-136, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/81/89
Documento histórico: Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). Disponível em:
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf
Vídeo: Educadores brasileiros
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II. COLÉGIOS, ENSINO SECUNDÁRIO.
II.1 EDUCAÇÃO DOS RICOS E O COLÉGIO PEDRO II (07/11)
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves de. Rico aprende em casa. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/rico-aprende-em-casa
SANTOS, Beatriz Boclin Marques dos. Uma escola para poucos. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/uma-escola-para-poucos
Documento histórico: anúncios de jornais do XIX
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II. COLÉGIOS, ENSINO SECUNDÁRIO.
II. 2. O ENSINO SECUNDÁRIO NA REPÚBLICA (14/11)
NUNES, Clarice. O “bom” e “velho” ensino secundário: momentos decisivos. Rev. Bras. Educação. n.14, mai-ago., 2000.
Disponível em http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE14/RBDE14_05_CLARICE_NUNES.pdf
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II. COLÉGIOS, ENSINO SECUNDÁRIO.
II.3. EXPANSÃO DOS GINÁSIOS E CRISE DO MODELO ELITISTA (21/11 e 28/11)
Texto-base: BRAGHINI, Katya Z.; BONTEMPI Jr, Bruno As reformas necessárias ao ensino secundário brasileiro nos anos 1950, segundo a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Educ. rev., vol.28, n.3, Set 2012, p.241-261. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982012000300012&lng=pt&nrm=iso
Documento histórico: artigos do jornal OESP
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Turma segue em anexo a organização das aulas até o fim do curso.
Observem que algumas aulas foram suprimidas. Não retirei os textos daqui, pois pode interessar.. Mas os textos que discutiremos no curso estão disponíveis com as novas datas!!!
Em breve colocaremos as orientações para a realização dos trabalhos finais, que deverão ser entregues no dia 05/12.
Para qualquer esclarecimento, mande email para a monitora: natalia.almeida@usp.br
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HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II, TURMA DO VESPERTINO.
TRABALHO EM GRUPOS PARA RECUPERAÇÃO DE FREQUÊNCIA
Aproveitando o ensejo de discussão da universidade, motivado pelo movimento grevista dos estudantes, e a oportunidade que o programa de curso já oferecia em sua última unidade, de estudar a organização do ensino superior no Brasil através da história, decidi propor à turma a realização de um trabalho em grupos com o seguinte tema:
“A Universidade de São Paulo em três momentos de sua história”
A turma deve se organizar em grupos de no mínimo 4 e de no máximo 6 componentes, para realizar uma pesquisa histórica sobre três momentos da USP:
1) Em torno de sua fundação (1934) e primeiros anos de funcionamento;
2) Em torno da Reforma Universitária (1968) e suas consequências;
3) A partir da expansão do ensino superior, nos anos 1990.
Os temas que deverão ser abordados nesses três momentos, serão os que têm sido os principais temas de discussão dos estudantes e da comunidade:
1) Condições de acesso e permanência na USP;
2) Organização e distribuição de poder na USP;
3) Autonomia didática e financeira da USP;
4) Caráter público e relação da USP com a educação e a sociedade.
O trabalho deve ser realizado no decorrer do mês de novembro, para ser entregue no dia 05 de dezembro (data final). O tamanho mínimo é de 7 páginas, sem contar bibliografia e página de rosto. Maiores informações e esclarecimentos de dúvidas poderão ser prestados nas próximas aulas.
Segue em anexo uma bibliografia, que poderão ter como base para as pesquisas.
Bons trabalhos,
Prof. Bruno Bontempi Jr.
Bibliografia para pesquisa sobre a história da USP
ANTUNHA, Heládio C. G. Universidade de São Paulo: fundação e reforma. São Paulo: MEC/INEP/CRPE, 1974.
AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1971.
CARDOSO, Irene. A universidade da comunhão paulista; o projeto de criação da USP. São Paulo: Autores Associados, 1982.
CARDOSO, Irene. USP, 70 anos: comemorações e contra-comemorações. Revista Adusp, São Paulo, n. 33, p. 13-20, out. 2004, p. 13-20.
CAUVILLA, W. A ideia de universidade e as universidades brasileiras surgidas nas décadas de 30 e 40. São Paulo: Mandruvá, 1997.
CUNHA, Luiz A. A universidade temporã: o ensino superior da Colônia a Era Vargas. Rio Janeiro: Civilização Brasileira, 1980.
CUNHA, Luiz A. A Universidade crítica: o ensino superior na República Populista. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.
FÁVERO, M. L. A. Da cátedra universitária ao departamento: questões para um debate. In: SGUISSARDI, V. & SILVA JÚNIOR, J. R. Educação superior: análise e perspectiva de pesquisa. São Paulo: Xamã, 2001.
FÉTIZON, Beatriz. A Universidade e sua alma endemoninhada. São Paulo: FEUSP, 2012. (Estudos & Documentos, v.45)
FÁVERO, Maria de L. A. Universidade do Brasil: das origens à construção. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2000.
FÁVERO, Maria de L. A. Universidade & poder: análise crítica: fundamentos históricos: 1930-1945. Rio de Janeiro: Achiamé, 1980.
FREITAS, S. Reminiscências. São Paulo: Maltese, 1993.
MARTINS, Carlos Benedito. O ensino superior brasileiro nos anos 90. São Paulo em Perspectiva, 14(1), p.41-60, 2000.
MARTINS, Carlos Benedito. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 106, p. 15-35, jan./abr. 2009. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
MARTINS FILHO, J. R. Movimento estudantil e ditadura militar: 1964-1968. Campinas, SP: Papirus, 1987.
NADAI, E. Educação como apostolado: história e reminiscências (São Paulo 1930-1970). Tese de livre-docência. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1991.
MENDONÇA, Ana Waleska P.C. A universidade no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 14, mai/ago 2000, p. 131-150.
PAULA, M. F C. A influência das concepções alemã e francesa sobre a universidade de São Paulo e a universidade do Rio de Janeiro quando de suas fundações. In: 25ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu-MG, 2002. Site: http://www.anped.org.br
PETITJEAN, P. As missões universitárias francesas na criação da Universidade de São Paulo (1934-1940). In: HAMBURGER, A. et al. (orgs.). A ciência nas relações Brasil-França (1850-1950). São Paulo: Edusp/Fapesp, p.259-330, 1986.
SILVA, Franklin Leopoldo da. Reflexões sobre o conceito e a função da universidade pública. Estudos Avançados. V.15, n.42, 295-304, mai.-ago., 2001.
GARCIA, Silvia G. Modernidade na metrópole. In: Destino ímpar. Sobre a formação de Florestan Fernandes. São Paulo: Editora 34, 2002, p.35-58.
BONTEMPI Jr., B. Do Instituto de Educação à Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.41, n.142, p.188-207, jan-abr.2011.
RIDENTI, M. Breve recapitulação de 1968 no Brasil. p.55-59; DIRCEU, J. O movimento estudantil em São Paulo. p.83-93. In: GARCIA, M. A.; VIEIRA, M. A. (orgs.). Rebeldes e contestadores. 1968. Brasil, França e Alemanha. São Paulo: Fund. Perseu Abramo, 1999.
CUNHA, L. A. R. Ensino superior e universidade no Brasil. A reforma universitária nos anos 60 e 70. In: LOPES, E. M.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p.178-189.
SILVA, F. L. A universidade em tempos de conciliação autoritária. Revista USP, São Paulo, n.1, p.68-77, mar./mai. 1989.
TAVARES, J. A. G. A universidade, a formação das elites e a construção do Estado no Brasil. In: SCHMIDT, B. V.; OLIVEIRA, R.; ARAGÓN, V. A. (Orgs.). Entre escombros e alternativas: ensino superior na América Latina. Brasília: Editora da UnB, 2000. p. 29-73.
TEIXEIRA, Anísio. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1968. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1989.
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