Diagrama de temas
-
As perguntas chaves para essa aula são:
1- Para que existem propriedades agrícolas?
2- Qual a finalidade da condução de uma propriedade agrícola por humanos?
3- Por que propriedades agrícolas vizinhas não raro apresentam estrutura e funcionamento muito diferentes?
4- Quais os limites, componentes e interações usuais em propriedades agrícolas? Como podemos representá-los?
5- Como podemos otimizar a produção de biomassa num sistema agrícola?
-
1- Em que diferem os conceitos de fertilidade do solo e fertilidade do sistema?
2- Como a fertilidade do sistema pode ser estimada?
3- Por que a produção de biomassa é o indicador privilegiado da fertilidade do sistema? Há outros indicadores?
4- Como o modo de ocupação do solo influencia a evolução da fertilidade do sistema?
5- De que maneira as criações influenciam a fertilidade do sistema?
6- Liste os principais elementos de manejo que podem manipulados para se manter a fertilidade do sistema.
-
1- Como se dão as perdas de Nitrogênio nas manchas de urina?
2- Que se entende por condicionamento climático e como ele pode ser manejado?
3- Trace um paralelo entre a ciclagem de nutrientes associado à ciclagem de biomassa e a
ciclagem mineral de nutrientes minerais.
4- Esquematize um quadro focalizando o impacto sobre as culturas dos estercos de aves, suínos e bovinos, considerando o tempo de resposta e a intensidade de resposta.
5- Trace um paralelo entre as estratégias de manejo para pastos, culturas arbóreas, culturas anuais e hortaliças.
6- Focalize as principais formas de perdas de nutrientes nas diferentes modalidades de criações de aves, de suínos e de bovinos.
-
Reflita criticamente sobre as visitas realizadas, tentando identificar como cada sistema:
1- recompõem em cada ciclo de exploração o seu potencial de produção;
2- maneja organismos antagônicos;
3- relaciona-se com o mercado.
Identifique como essas três áreas de análise se traduzem na organização espacial e funcional do sistema.
Faça uma representação esquemática do funcionamento do sistema.
Leia com atenção o texto sobre os animais no sistema (previsto no plano de aulas e leituras, e reflita sobre o manejo e eventuais perdas nos sistemas.
-
Continuamos aqui a focalizar o manejo da fertilidade do sistema, numa abordagem mais mais abrangente mas ao mesmo tempo mais aprofundada. Trata-se de responder à pergunta básica, de como manter e/ou aumentar o potencial de produção de um sistema agrícola, tendo a floresta como modelo. Leia com atenção o texto, e reflita sobre:
1- como a estruturação da propriedade afeta positiva ou negativamente a construção da fertilidade do sistema;
2- como elementos de condicionamento climático (ou sua ausência) influenciam a fertilidade do sistema;
3- o que é o "ativo" de nutrientes minerais e como ele se relaciona com a ciclagem de nutrientes minerais devida a fatores puramente químicos (ciclagem mineral de nutrientes minerais) e a ciclagem de nutrientes minerais acoplada à ciclagem de biomassa;
4- enumere e comente o potencial de utilização dos principais adubos à disposição dos agricultores no manejo orgânico;
5- esquematize as principais estratégias utilizáveis para o manejo da fertilidade do sistema nos principais grupos de culturas no Brasil;
6- comente sobre o manejo e o dimensionamento da produção animal e seus possíveis reflexos sobre a fertilidade do sistema.
-
Elaborar um plano de conversão implica em colocar numa mesma construção, de maneira lógica, ordenada e propositada, uma série de "tijolos" de conhecimento adquiridos em várias disciplinas ao longo da sua formação, envolvendo aspectos na esfera sócio-cultural, econômica, e da tecnologia agrícola.
Em linhas gerais, consiste em identificar os objetivos que a família quer atingir, como esses objetivos podem ser alcançados considerando as características da base natural (clima, solo, organismos), de uma maneira ordenada ao longo do tempo e na relação do sistema com o mercado. Não é tarefa fácil, mas sua complexidade é exatamente o que revelará a qualidade do profissional.
Para esse exercício, é essencial que você domine a abordagem sistêmica e leia o exemplo de conversão na indicação de leituras. Boa sorte!
-
-
-
-