Programação

  • Entendendo os sistemas de produção agrícola

    As perguntas chaves para essa aula são:

    1- Para que existem propriedades agrícolas?

    2- Qual a finalidade da condução de uma propriedade agrícola por humanos?

    3- Por que propriedades agrícolas vizinhas não raro apresentam estrutura e funcionamento muito diferentes?

    4- Quais os limites, componentes e interações usuais em propriedades agrícolas? Como podemos representá-los?

    5- Como podemos otimizar a produção de biomassa num sistema agrícola?


    • A fertilidade do sistema

      1-      Em que diferem os conceitos de fertilidade do solo e fertilidade do sistema?

      2-      Como a fertilidade do sistema pode ser estimada?

      3-      Por que a produção de biomassa é o indicador privilegiado da fertilidade do sistema? Há outros indicadores?

      4-      Como o modo de ocupação do solo influencia a evolução da fertilidade do sistema?

      5-      De que maneira as criações influenciam a fertilidade do sistema?

      6-      Liste os principais elementos de manejo que podem manipulados para se manter a fertilidade do sistema.


      • Continuação da fertilidade do sistema e seu manejo

        1- Como se dão as perdas de Nitrogênio nas manchas de urina?

        2- Que se entende por condicionamento climático e como ele pode ser manejado?  

        3- Trace um paralelo entre a ciclagem de nutrientes associado à ciclagem de biomassa e a

        ciclagem mineral de nutrientes minerais.

        4- Esquematize um quadro focalizando o impacto sobre as culturas dos estercos de aves, suínos e bovinos, considerando o tempo de resposta e a intensidade de resposta. 

        5- Trace um paralelo entre as estratégias de manejo para pastos, culturas arbóreas, culturas anuais e hortaliças. 

        6- Focalize as principais formas de perdas de nutrientes nas diferentes modalidades de criações de aves, de suínos e de bovinos. 

        • Discussão sobre as visitas e detalhamento sobre os animais no sistema

          Reflita criticamente sobre as visitas realizadas, tentando identificar como cada sistema:

          1- recompõem em cada ciclo de exploração o seu potencial de produção;

          2- maneja organismos antagônicos;

          3- relaciona-se com o mercado.


          Identifique como essas três áreas de análise se traduzem na organização espacial e funcional do sistema.

          Faça uma representação esquemática do funcionamento do sistema.


          Leia com atenção o texto sobre os animais no sistema (previsto no plano de aulas e leituras, e reflita sobre o manejo e eventuais perdas nos sistemas. 


          • O Manejo da Fertilidade do Sistema, continuação

            Continuamos aqui a focalizar o manejo da fertilidade do sistema, numa abordagem mais mais abrangente mas ao mesmo tempo mais aprofundada. Trata-se de responder à pergunta básica, de como manter e/ou aumentar o potencial de produção de um sistema agrícola, tendo a floresta como modelo. Leia com atenção o texto, e reflita sobre:

            1- como a estruturação da propriedade afeta positiva ou negativamente a construção da fertilidade do sistema;

            2- como elementos de condicionamento climático (ou sua ausência) influenciam a fertilidade do sistema;

            3- o que é o "ativo" de nutrientes minerais e como ele se relaciona com a ciclagem de nutrientes minerais devida a fatores puramente químicos (ciclagem mineral de nutrientes minerais) e a ciclagem de nutrientes minerais acoplada à ciclagem de biomassa;

            4- enumere e comente o potencial de utilização dos principais adubos à disposição dos agricultores no manejo orgânico;

            5- esquematize as principais estratégias utilizáveis para o manejo da fertilidade do sistema nos principais grupos de culturas no Brasil;

            6- comente sobre o manejo e o dimensionamento da produção animal e seus possíveis reflexos sobre a fertilidade do sistema.

            • Elaboração de planos de conversão para a produção orgânica

              Elaborar um plano de conversão implica em colocar numa mesma construção, de maneira lógica, ordenada e propositada, uma série de "tijolos" de conhecimento adquiridos em várias disciplinas ao longo da sua formação, envolvendo aspectos na esfera sócio-cultural, econômica, e da tecnologia agrícola.

              Em linhas gerais, consiste em identificar os objetivos que a família quer atingir, como esses objetivos podem ser alcançados considerando as características da base natural (clima, solo, organismos), de uma maneira ordenada ao longo do tempo e na relação do sistema com o mercado. Não é tarefa fácil, mas sua complexidade é exatamente o que revelará a qualidade do profissional. 

              Para esse exercício, é essencial que você domine a abordagem sistêmica e leia o exemplo de conversão na indicação de leituras. Boa sorte!