Programação
-
Apresentação do curso e discussão sobre a epistemologia da educomunicação
-
Introdução ao pensamento complexo: do positivismo à lógica da experiência.
Texto para leitura: “A necessidade de um pensamento complexo” (Morin) e “O outro – perspectivas da educação intercultural” (Wulf).
-
Tecnologia e fluxo de produção em projetos educomunicativos.
-
A teoria da informação: entropia e irreversibilidade
Texto para leitura: “Conceito de informação" (Coelho Netto) e "O Digital ou a virtualização da informação".
-
Fundamentos da teoria dos sistemas: a emergência da organização por meio da comunicação.
Texto para leitura: “Teoria Geral dos Sistemas" (Da pág 1 a 31)
-
Sistemas, sociedade, complexidade
Texto para leitura: “Teoria Geral dos Sistemas" (Da pág 31 a 66).
-
As contribuições e dilemas da cibernética: caos, ordem e dominação.
Textos para leitura: “Ordem, desordem, complexidade” e “A inseparabilidade da ordem e da desordem” (Morin)
-
Filme e discussão em classe
-
Apresentação dos projetos em desenvolvimento e discussão em classe.
-
Apresentação dos projetos em desenvolvimento e discussão em classe.
-
A lógica da experiência: juízos perceptivos e filosofia da mente.
Texto para leitura: Capítulos “A cognição afetiva”, “Sentir a verdade”, “O cérebro social”, “Agarra e acariciar” e “Retorno à sabedoria” (Luis Carlos Restrepo).
-
A educação como campo de experiências compartilhadas.
Texto para leitura: “O paradigma educacional eco-sistêmico” (Maria Cândida Moraes)
-
Representação em ambientes complexos.
Texto para leitura: “A nova relação como o saber”, “As mutações da educação e a economia do saber”, “As árvores de conhecimentos: um instrumento para a inteligência coletiva na educação e na formação”. (Pierre Levy).
-
Apresentação dos projetos em desenvolvimento e discussão em classe.
-
Apresentação dos trabalhos desenvolvidos e discussão em classe.
Encerramento do curso
-
Filme e discussão em classe