Einschreibeoptionen
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO
DISCIPLINA: AUH-0333 – Arte e arquitetura contemporâneas: fronteiras e dinâmicas de colaboração
Segundo semestre de 2024
Quintas-Feiras, das 08:00 às 12:00 (FAU Maranhão)
Docentes responsáveis: Agnaldo Aricê Caldas Farias e Guilherme Teixeira Wisnik
Objetivos:
Rastrear e estabelecer pontos de contato entre a arquitetura e a arte contemporânea, cuja espacialidade e as implicações da matéria permitem diálogos frutíferos entre as duas áreas do conhecimento. Dotar o aluno de instrumental crítico para a compreensão da arte e da arquitetura na contemporaneidade, considerando a dimensão histórico-cultural em que são produzidas. Aprofundar o conhecimento sobre o tema como complementação do conteúdo das disciplinas obrigatórias.
CRONOGRAMA
Aula 1.
08 de agosto
Aprendendo com Las Vegas e os paraísos artificiais
Aula 2.
15 de agosto
Exibição do filme Blow Up
Filme:
ANTONIONI, Michelangelo. Blow Up (Depois daquele beijo), 1967.
Texto 1:
FARIAS, Agnaldo. “Blow up”, em Ilha deserta (filmes). São Paulo: Publifolha, 2003 (pp. 31-33).
Aula 3.
22 de agosto
Pop Art: cultura de consumo e emancipação da imagem
Texto 2:
FARIAS, Agnaldo. “N Leirner. 1994 + 10”, em N Leirner 1994+10. Do desenho à instalação (Catálogo de exposição). São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2004 (pp. 12-19).
Aula 4.
29 de agosto
Megaestruturas, Situacionismo e o Homo Ludens
Texto 3:
WISNIK, Guilherme. “Experiências de improdutividade”, em NOVAES, Adauto (org.). Mutações: elogio à preguiça. São Paulo: Edições SESC, 2012 (pp. 225-252).
05 de setembro
Não haverá aula. Recesso Semana da Independência
Aula 5.
12 de setembro
Fotografia e paisagem suburbana: Ed Ruscha, Stephen Shore, William Eggleston, Miguel Rio Branco e João Castilho
Texto 4:
SZARKOWSKI, John. “Introdução ao guia de William Eggleston (1976)”, em NOGUEIRA, Thyago (org.). William Eggleston: a cor americana. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2015 (pp. 81-87).
Texto 5:
CANONGIA, Lígia. “Sobre a cor e a luz”, em Miguel Rio Branco – Out of Nowhere (catálogo de exposição). Salvador: MAM/BA, 1996 (sem numeração).
Aula 6.
19 de setembro
Formas de Pós-modernismo no Sul Global: arquitetura neo-andina em El Alto
Texto 6:
WISNIK, Guilherme. Bolívia 2016. Porto: Circo de Ideias, 2018.
Aula 7.
26 de setembro
Paris Texas e o desolamento norte-americano
Filme:
WENDERS, Wim. Paris Texas, 1984.
Texto 7:
FARIAS, Agnaldo. “Paris Texas”, em Ilha deserta (filmes). São Paulo: Publifolha, 2003 (pp. 22-24)
Aula 8.
03 de outubro
Seminário 1 (tema a escolher)
Seminário 2 (tema a escolher)
Aula 9.
10 de outubro
O nevoeiro contemporâneo e as verdades falseadas
Texto 8:
GROYS, Boris. “Wikileaks: a revolta dos funcionários, ou a universalidade como conspiração”, em Arte em fluxo. Lisboa: Orfeu Negro, 2022 (pp. 187-202).
Aula 10.
17 de outubro
Pop reloaded: Jeff Koons, Cindy Sherman, Sherrie Levine, Damien Hirst e Beatriz Milhazes
Texto 9:
JAMESON, Fredric. “A lógica cultural do capitalismo tardio”, em Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997 (pp. 27-79).
Aula 11.
24 de outubro
Não-lugar, cidade genérica, planeta favela e cidade post-it: a pós-urbanidade de Lagos a Dubai
Texto 10:
WISNIK, Guilherme. “Não-lugar, cidade genérica, planeta favela, cidade post-it”, em NOVAES, Adauto (org.). Mutações: dissonâncias do progresso. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019 (pp. 259-273).
Texto 11:
WISNIK, Guilherme e LUPINACCI, Heloísa. “Coney Island e o divertimento irresponsável”, em Serrote no 4. São Paulo: Instituto Moreira Salles, março de 2010 (pp. 131-149).
Aula 12.
31 de outubro
21: o século hiperurbanizado
(Palestra do fotógrafo e pesquisador Tuca Vieira)
Aula 13.
07 de novembro
A ‘Bigness’: Koolhaas e as metrópoles delirantes
(Palestra do Prof. Paolo Colosso)
Texto 12:
COLOSSO, Paolo. “Anos 2000: o arquiteto global entre a bigness e o big business”, em Rem Koolhaas nas metrópoles delirantes: entre a bignesse e o big business. São Paulo: Annablume, 2017 (pp. 163-221).
Aula 14.
14 de novembro
Movimentos de Occupy e primaveras: novos coletivos e o espaço público em disputa
Aula 15.
21 de novembro
Seminário 3 (tema a escolher)
Seminário 4 (tema a escolher)
Aula 16.
28 de novembro
* Entrega da Monografia analítica ou trabalho artístico (no drive)
05 de dezembro
Semana de TFG
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita mediante uma composição entre seminário em grupo (40% da nota) e um trabalho individual (monografia analítica ou trabalho artístico, em mídia a escolher) apresentado ao final do curso (60% da nota).
Bibliografia
Bibliografia básica
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (org.). Escritos de artistas: anos 1960/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
FOSTER, Hal. O complexo arte-arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
KRAUSS, Rosalind. “Sculpture in the expanded field”, in The originality of the avant-garde and other modernist myths. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 1986.
SYKES, A. Krista (org.). O campo ampliado da arquitetura: antologia teórica 1993-2009. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
WISNIK, Guilherme. Dentro do nevoeiro: arquitetura, arte e tecnologia contemporâneas. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
Bibliografia complementar
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
ARANTES, Otília B. F. O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo: Edusp / Studio Nobel, 1993.
AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.
BOIS, Yve-Alain; KRAUSS, Rosalind. Formless: a user’s guide. Nova York: Zone Books, 1997.
BOIS, Yve-Alain, “A Picturesque Stroll around Clara-Clara”, in October n. 102, vol. 29. Cambridge (Mass.): The MIT Press, Summer, 1984.
BORGES, Jorge Luis. El Aleph. Buenos Aires: Emecé Editores, 1993.
CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.
COLOMINA, Beatriz. Doble exposición: arquitectura a través del arte. Madrid: Akal, 2006.
CORTÁZAR, Julio. O jogo da amarelinha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.
EISENMAN, Peter. Supercrítico: Peter Eisenman, Rem Koolhaas. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
ESPADA, Heloisa (org.). Richard Serra: escritos e entrevistas, 1967-2013. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2014.
FARIAS, Agnaldo; FERNANDES, Fernanda (org.). Arte e arquitetura: balanço e novas direções. Brasília: Fundação Athos Bulcão / Editora Universidade de Brasília, 2010.
FARIAS, Agnaldo. “Notas sobre o corpo”, in Antony Gormley: corpos presentes = Still being. São Paulo: Mag Mais Rede Cultural, 2012.
FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
FOSTER, Hal et alii. Art since 1900. Nova York: Thames & Hudson, 2007.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2002.
HUCHET, Stéphane. Intenções espaciais: a plástica exponencial da arte, 1900-2000. Belo Horizonte: C/Arte, 2012.
ITO, Toyo. “Arquitectura diagrama”, El Croquis 77[I] + 99. El Escorial: 2001.
JACQUES, Paola Berenstein, Apologia da deriva. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Editora Ática, 1997.
JENCKS, Charles. The language of postmodern architecture. Nova York: Rizzoli, 1977.
KOOLHAAS, Rem. “Relearning from Las Vegas: an interview with Denise Scott Brown and Robert Venturi”, in Project on the city 2: Guide to shopping. Köln: Taschen GmbH, 2001.
_________. Três textos sobre a cidade. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
KWON, Miwon. One place after another: site-specific art and locational identity. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 2002.
LAGNADO, Lisette (org.). P33: Formas únicas da continuidade no espaço – Panorama da arte brasileira 2013. São Paulo: MAM, 2013.
LEE, Pamela M. Object to be destroyed: the work of Gordon Matta-Clark. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 2000.
LINDER, Mark. Nothing less than literal: architecture after minimalism. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 2004.
LIPPARD, Lucy. A arte pop. São Paulo: Editora Verbo, 1976.
MARTIN, Jean-Hubert. Magicien de la terre. Catálogo de exposição. Paris: Centro Georges Pompidou, 1989.
MONEO, Rafael. Inquietação teórica e estratégia projetual na obra de oito arquitetos contemporâneos. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
MORRIS, Robert. Continuous project altered daily. Cambridge/London: IMT Press, 1995.
NESBITT, Kate (org.). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica, 1965-1995. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
PELKONEN, Eeva e LAAKSONEN, Esa (orgs.). Architecture + Art – New visions, news strategies. Tilimaki/Helsinki: Alvar Aalto Academy, 2007.
RENDELL, Jane. Art and architecture: a place between. Londres: I. B. Tauris, 2008.
ROWE, Colin; SLUTZKY, Robert. “Transparencia: literal y fenomenal”, in ROWE, Colin. Manierismo y arquitectura moderna y otros ensayos. Barcelona: Gustavo Gili, 1999.
SMITHSON, Robert. “Um passeio pelos monumentos de Passaic, New Jersey”, in Arte & Ensaios n. 19. Rio de Janeiro: PPGAV-UFRJ, 2009.
TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
VENTURI, Robert; SCOTT-BROWN, Denise; IZENOUR, Steven. Aprendendo com Las Vegas. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
VIDLER, Anthony. Warped space: art, architecture and anxiety in modern culture. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 2000.
VIEIRA, Tuca. Salto no escuro: leituras do espaço contemporâneo. São Paulo: n-1 edições/ Hedra, 2020.
WISNIK, Guilherme. Estado crítico: à deriva nas cidades. São Paulo: Publifolha, 2009.
ZAERA-POLO, Alejandro. Arquitetura em diálogo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
- Docente: Agnaldo Aricê Caldas Farias
- Docente: Guilherme Teixeira Wisnik