Einschreibeoptionen

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E ESTÉTICA DO PROJETO

 

DISCIPLINA: AUH-0333 – Arte e arquitetura contemporâneas: fronteiras e dinâmicas de colaboração

 

Segundo semestre de 2024

Quintas-Feiras, das 08:00 às 12:00 (FAU Maranhão)

 

Docentes responsáveis: Agnaldo Aricê Caldas Farias e Guilherme Teixeira Wisnik

 

Objetivos:

Rastrear e estabelecer pontos de contato entre a arquitetura e a arte contemporânea, cuja espacialidade e as implicações da matéria permitem diálogos frutíferos entre as duas áreas do conhecimento. Dotar o aluno de instrumental crítico para a compreensão da arte e da arquitetura na contemporaneidade, considerando a dimensão histórico-cultural em que são produzidas. Aprofundar o conhecimento sobre o tema como complementação do conteúdo das disciplinas obrigatórias.

 

CRONOGRAMA

 

Aula 1.

08 de agosto

Aprendendo com Las Vegas e os paraísos artificiais

 

Aula 2.

15 de agosto

Exibição do filme Blow Up

Filme:

ANTONIONI, Michelangelo. Blow Up (Depois daquele beijo), 1967.

Texto 1:

FARIAS, Agnaldo. “Blow up”, em Ilha deserta (filmes). São Paulo: Publifolha, 2003 (pp. 31-33).

 

Aula 3.

22 de agosto

Pop Art: cultura de consumo e emancipação da imagem

Texto 2:

FARIAS, Agnaldo. “N Leirner. 1994 + 10”, em N Leirner 1994+10. Do desenho à instalação (Catálogo de exposição). São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2004 (pp. 12-19).

 

Aula 4.

29 de agosto

Megaestruturas, Situacionismo e o Homo Ludens

Texto 3:

WISNIK, Guilherme. “Experiências de improdutividade”, em NOVAES, Adauto (org.). Mutações: elogio à preguiça. São Paulo: Edições SESC, 2012 (pp. 225-252).

 

05 de setembro

Não haverá aula. Recesso Semana da Independência

 

Aula 5.

12 de setembro

Fotografia e paisagem suburbana: Ed Ruscha, Stephen Shore, William Eggleston, Miguel Rio Branco e João Castilho

Texto 4:

SZARKOWSKI, John. “Introdução ao guia de William Eggleston (1976)”, em NOGUEIRA, Thyago (org.). William Eggleston: a cor americana. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2015 (pp. 81-87).

Texto 5:

CANONGIA, Lígia. “Sobre a cor e a luz”, em Miguel Rio Branco – Out of Nowhere (catálogo de exposição). Salvador: MAM/BA, 1996 (sem numeração).

 

Aula 6.

19 de setembro

Formas de Pós-modernismo no Sul Global: arquitetura neo-andina em El Alto

Texto 6:

WISNIK, Guilherme. Bolívia 2016. Porto: Circo de Ideias, 2018.

 

Aula 7.

26 de setembro

Paris Texas e o desolamento norte-americano

Filme:

WENDERS, Wim. Paris Texas, 1984.

Texto 7:

FARIAS, Agnaldo. “Paris Texas”, em Ilha deserta (filmes). São Paulo: Publifolha, 2003 (pp. 22-24)

 

Aula 8.

03 de outubro

Seminário 1 (tema a escolher)

Seminário 2 (tema a escolher)

 

Aula 9.

10 de outubro

O nevoeiro contemporâneo e as verdades falseadas

Texto 8:

GROYS, Boris. “Wikileaks: a revolta dos funcionários, ou a universalidade como conspiração”, em Arte em fluxo. Lisboa: Orfeu Negro, 2022 (pp. 187-202).

 

Aula 10.

17 de outubro

Pop reloaded: Jeff Koons, Cindy Sherman, Sherrie Levine, Damien Hirst e Beatriz Milhazes

Texto 9:

JAMESON, Fredric. “A lógica cultural do capitalismo tardio”, em Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997 (pp. 27-79).

 

Aula 11.

24 de outubro

Não-lugar, cidade genérica, planeta favela e cidade post-it: a pós-urbanidade de Lagos a Dubai

Texto 10:

WISNIK, Guilherme. “Não-lugar, cidade genérica, planeta favela, cidade post-it”, em NOVAES, Adauto (org.). Mutações: dissonâncias do progresso. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019 (pp. 259-273).

Texto 11:

WISNIK, Guilherme e LUPINACCI, Heloísa. “Coney Island e o divertimento irresponsável”, em Serrote no 4. São Paulo: Instituto Moreira Salles, março de 2010 (pp. 131-149).

 

Aula 12.

31 de outubro

21: o século hiperurbanizado

(Palestra do fotógrafo e pesquisador Tuca Vieira)

 

Aula 13.

07 de novembro

A ‘Bigness’: Koolhaas e as metrópoles delirantes

(Palestra do Prof. Paolo Colosso)

Texto 12:

COLOSSO, Paolo. “Anos 2000: o arquiteto global entre a bigness e o big business”, em Rem Koolhaas nas metrópoles delirantes: entre a bignesse e o big business. São Paulo: Annablume, 2017 (pp. 163-221).

 

Aula 14.

14 de novembro

Movimentos de Occupy e primaveras: novos coletivos e o espaço público em disputa

 

Aula 15.

21 de novembro

Seminário 3 (tema a escolher)

Seminário 4 (tema a escolher)

 

Aula 16.

28 de novembro

* Entrega da Monografia analítica ou trabalho artístico (no drive)

 

05 de dezembro

Semana de TFG

 

 

AVALIAÇÃO

 

A avaliação será feita mediante uma composição entre seminário em grupo (40% da nota) e um trabalho individual (monografia analítica ou trabalho artístico, em mídia a escolher) apresentado ao final do curso (60% da nota).

 

 

Bibliografia

 

Bibliografia básica

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (org.). Escritos de artistas: anos 1960/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

FOSTER, Hal. O complexo arte-arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

KRAUSS, Rosalind. “Sculpture in the expanded field”, in The originality of the avant-garde and other modernist myths. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 1986.

SYKES, A. Krista (org.). O campo ampliado da arquitetura: antologia teórica 1993-2009. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

WISNIK, Guilherme. Dentro do nevoeiro: arquitetura, arte e tecnologia contemporâneas. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

 

Bibliografia complementar

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

ARANTES, Otília B. F. O lugar da arquitetura depois dos modernos. São Paulo: Edusp / Studio Nobel, 1993.

AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.

BOIS, Yve-Alain; KRAUSS, Rosalind. Formless: a user’s guide. Nova York: Zone Books, 1997.

BOIS, Yve-Alain, “A Picturesque Stroll around Clara-Clara”, in October n. 102, vol. 29. Cambridge (Mass.): The MIT Press, Summer, 1984.

BORGES, Jorge Luis. El Aleph. Buenos Aires: Emecé Editores, 1993.

CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

COLOMINA, Beatriz. Doble exposición: arquitectura a través del arte. Madrid: Akal, 2006.

CORTÁZAR, Julio. O jogo da amarelinha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

EISENMAN, Peter. Supercrítico: Peter Eisenman, Rem Koolhaas. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

ESPADA, Heloisa (org.). Richard Serra: escritos e entrevistas, 1967-2013. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2014.

FARIAS, Agnaldo; FERNANDES, Fernanda (org.).  Arte e arquitetura: balanço e novas direções. Brasília: Fundação Athos Bulcão / Editora Universidade de Brasília, 2010.

FARIAS, Agnaldo. “Notas sobre o corpo”, in Antony Gormley: corpos presentes = Still being. São Paulo: Mag Mais Rede Cultural, 2012.

FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

FOSTER, Hal et alii. Art since 1900. Nova York: Thames & Hudson, 2007.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2002.

HUCHET, Stéphane. Intenções espaciais: a plástica exponencial da arte, 1900-2000. Belo Horizonte: C/Arte, 2012.

ITO, Toyo. “Arquitectura diagrama”, El Croquis 77[I] + 99. El Escorial: 2001.

JACQUES, Paola Berenstein, Apologia da deriva. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Editora Ática, 1997.

JENCKS, Charles. The language of postmodern architecture. Nova York: Rizzoli, 1977.

KOOLHAAS, Rem. “Relearning from Las Vegas: an interview with Denise Scott Brown and Robert Venturi”, in Project on the city 2: Guide to shopping. Köln: Taschen GmbH, 2001.

_________. Três textos sobre a cidade. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010.

KRAUSS, Rosalind.  Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

KWON, Miwon. One place after another: site-specific art and locational identity. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 2002.

LAGNADO, Lisette (org.). P33: Formas únicas da continuidade no espaço – Panorama da arte brasileira 2013. São Paulo: MAM, 2013.

LEE, Pamela M. Object to be destroyed: the work of Gordon Matta-Clark. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 2000.

LINDER, Mark. Nothing less than literal: architecture after minimalism. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 2004.

LIPPARD, Lucy. A arte pop. São Paulo: Editora Verbo, 1976.

MARTIN, Jean-Hubert. Magicien de la terre. Catálogo de exposição. Paris: Centro Georges Pompidou, 1989.

MONEO, Rafael. Inquietação teórica e estratégia projetual na obra de oito arquitetos contemporâneos. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MORRIS, Robert. Continuous project altered daily. Cambridge/London: IMT Press, 1995.

NESBITT, Kate (org.). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica, 1965-1995. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

PELKONEN, Eeva e LAAKSONEN, Esa (orgs.). Architecture + Art – New visions, news strategies. Tilimaki/Helsinki: Alvar Aalto Academy, 2007.

RENDELL, Jane. Art and architecture: a place between. Londres: I. B. Tauris, 2008.

ROWE, Colin; SLUTZKY, Robert. “Transparencia: literal y fenomenal”, in ROWE, Colin. Manierismo y arquitectura moderna y otros ensayos. Barcelona: Gustavo Gili, 1999.

SMITHSON, Robert. “Um passeio pelos monumentos de Passaic, New Jersey”, in Arte & Ensaios n. 19. Rio de Janeiro: PPGAV-UFRJ, 2009.

TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

VENTURI, Robert; SCOTT-BROWN, Denise; IZENOUR, Steven. Aprendendo com Las Vegas. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

VIDLER, Anthony. Warped space: art, architecture and anxiety in modern culture. Cambridge (Mass.): The MIT Press, 2000.

VIEIRA, Tuca. Salto no escuro: leituras do espaço contemporâneo. São Paulo: n-1 edições/ Hedra, 2020.

WISNIK, Guilherme. Estado crítico: à deriva nas cidades. São Paulo: Publifolha, 2009.

ZAERA-POLO, Alejandro. Arquitetura em diálogo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

Gäste können auf diesen Kurs nicht zugreifen. Melden Sie sich bitte an.