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A disciplina trabalha com conceitos de preservação de bens culturais e com questões de restauro – campo disciplinar considerado autônomo, com seu próprio estatuto epistemológico. Aborda temas referentes ao projeto arquitetônico de restauração, que tem características distintas em relação àquele da criação do novo. O foco está nas transformações por que passaram as formulações teóricas ao longo do tempo, até chegar às mais recentes tendências, considerando a progressiva ampliação daquilo que é considerado bem de interesse cultural, que parte de monumentos históricos isolados até uma noção abrangente de patrimônio cultural, que abarca ambientes urbanos inteiros e parte do território e envolve de maneira cresce questões ligas à memória e identidade. O curso aborda ainda temas, ainda que de maneira introdutória, relacionados à relação história-memória, legislação e à apreensão do ambiente natural e estudo e conservação da paisagem, trabalhando com critérios de intervenção inerentes à cidade e ao território, entendidos de maneira ampla, abarcando a relação entre crescimento e propostas de regulamentação, entre ambiente natural e ambiente antrópico e lidando com o conceito de paisagem cultural. São também analisados problemas catalogação, inventário, conservação e projeto de restauro – abordando as obras, tratadas como caso de estudo, em sua consistência física (materiais, técnicas construtivas, sistemas construtivos), em seus aspectos formais e documentais, suas transformações ao longo do tempo, patologias e análise de projeto de intervenção – visando ao estudo e à documentação de obras e de ambientes construídos de interesse para a preservação.

OBJETIVOS

Oferecer instrumentos de reflexão crítica para enfrentar os temas de preservação de forma abrangente: em suas implicações para questões como história, memória, identidade e pertencimento; em sua articulação com as técnicas; em suas relações com o projeto arquitetônico e/ou urbano; e em suas relações com o direito intergeracional, sustentabilidade e combate às mudanças climáticas.

Analisar questões teórico-metodológicas relativas à preservação – e às ações de manutenção, conservação e restauro (entendido como campo disciplinar) – de bens culturais, fornecendo instrumental histórico-crítico necessário para a abordagem dos problemas enfrentados nesse âmbito disciplinar. Refletir sobre a relação que cada momento histórico mantém com o passado e promover a aquisição de conhecimento historicamente fundamentado. Fornecer uma visão abrangente dos problemas ligados à preservação dos bens culturais, abordando também questões relativas à legislação e a problemas técnico-operacionais, com particular atenção aos bens arquitetônicos e urbanos, mas tratando também da apreensão da paisagem, da relação entre ambiente natural e aquele transformado pelo homem. Oferecer bases sólidas – preceitos teóricos que devem reger a prática – para realizar intervenções responsáveis, adequadas e historicamente fundamentadas, voltadas para uma conservação ativa, além de responsável do ponto de vista cultural, social e ambiental.


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