- Docente: Eduardo Augusto Costa
- Docente: Felipe Kaizer Santos
- Docente: Marcos da Costa Braga
a) Discutir o papel do arquiteto, designer ou projetista frente a problemas decorrentes de impactos ambientais;
b) Refletir sobre conceitos fundamentais do design social;
c) Conceituar sustentabilidade d) Analisar projetos que correspondam aos parâmetros estudados; e) Trabalhar com métodos colaborativos de debates em grupos com os alunos;
f) Exercitar técnicas de apresentação e discussão sobre o tema do design social e sustentável através de Seminários e Workshops Participativos.
- Docente: Igor Lacroix
- Docente: Lara Leite Barbosa
a) Instrumentar o aluno para compreender as relações existentes entre o uso do termo sistema no âmbito do design e o pensamento sistêmico;
b) auxiliar na estruturação de uma visão crítica sobre apropriações, limitações e possibilidades da abordagem sistêmica no design;
c) propiciar reflexões, planejamento e desenvolvimento de pesquisas utilizando métodos sistêmicos.
- Docente: Cyntia Santos Malaguti de Sousa
- Docente: Tomas Queiroz Ferreira Barata
Apresentar e discutir as mídias imersivas (realidade virtual, realidade aumentada, realidade mista, vídeos 360 etc.), seus potenciais e limitações, sua evolução, estado-da-arte e perspectivas futuras, bem como suas aplicações no design e desenvolvimento de sistemas de aprendizagem virtual.
Discutir os conceitos, necessidades e características específicas dos sistemas de educação virtual interativa, englobando o caso particular da educação a distância, sob o enfoque das mídias imersivas. Desenvolver competências para identificação de necessidades e análise crítica sobre a aplicação e seleção de mídias imersivas no contexto educacional. Familiarizar os alunos com conceitos multidisciplinares relacionados ao uso de mídias imersivas na educação, como Imersão, Presença, Embodiment, Distância Transacional, Mídias, Gamificação, Design Instrucional, Avaliação e Metodologias de Aprendizagem.
- Docente: Romero Tori