Programação

  • 1º semestre de 2024

    AUH 5870 - CULTURA, ARQUITETURA E CIDADE NA AMÉRICA LATINA


    ÁREA: História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo

    NÚMERO DE CRÉDITOS: 9

    DOCENTES: Ivo Giroto, Mariana Al Assal, Ana Castro

    Horário: 4a. feira das 8h00 às 12h00

    Início: 20/03/2024


    Objetivo do curso: Pretende-se realizar abordagem histórica sobre a ideia de América Latina como construção cultural, algo que se estrutura de diversas maneiras a partir de contextos específicos e de sentidos que lhe são imputados. Propõe-se uma reflexão transversal que, a partir do campo da arquitetura e do urbanismo, envolva distintas áreas do conhecimento. Com enfoque nas existências e nas representações culturais, urbanas e arquitetônicas, o curso buscará reunir referências teóricas e metodológicas para pensar as relações entre as distintas ideias de América Latina e de mundo globalizado, desde o início do século XX até o presente.


    Procedimentos: 12 aulas expositivas, palestras, leitura e discussão de textos e produção de monografia.


    Avaliação: 1. Participação em aula; 2. Elaboração de monografia individual a partir da bibliografia do curso.



  • Aula 1 - 20/03

    1ª parte: Apresentação do curso

    2a parte: América Latina como problema histórico e historiográfico 

    (Aula de abertura: profa. Dra. Nilce Aravecchia-Botas)

    Sugestão de leitura: 

    CARVALHO MATOS, A.; ARAVECCHIA BOTAS, N. Um continente que não coube numa Semana: modernistas de 22 e a América Latina. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, 2023. DOI: 10.51924/revthesis.2023.v8.383. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/383. Acesso em: 19 fev. 2024.

  • 27/03

    NAO HAVERA AULA - Feriado SemanaSanta

  • Aula2 - 03/04

    1ª parte: América Latina como problema historiográfico

    2ª parte: leitura e discussão de textos

    LIERNUR, Jorge Francisco. Es el punto de vista, estúpido! In: ___. Arquitectura en teoría. Escritos 1986-2010. Buenos Aires: Nobuko; Sociedade Central de Arquitetos, 2010. p.273-287. 

    DUSSEL, Enrique. Diversos sentidos das palavras - Europa, Ocidente, Modernidade e Capitalismo tardio. In:___. 1492 o encobrimento do outro (a origem do “mito da modernidade”). Petrópolis: Vozes, 1993,  p.181-184
    https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624093038/5_Dussel.pdf

  • MÓDULO 1 identidades e nacionalismos

  • Aula 3 - 10/04

    1ª parte: O ensaio como forma de construção nacional 

    2ª parte: leitura e discussão de texto

    RAMA, Angel, "A cidade ordenada", In:___. A cidade das letras, São Paulo: Brasiliense, 1987, pp. 23-53.


  • Aula 4 - 17/04

    1ª parte: Comemorar centenários, construir cidades - Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro  

    2ª parte: leitura e discussão de texto 

    LIERNUR, Jorge Francisco. Buenos Aires del centenário: en torno a los origenes del movimento moderno en Argentina. Materiales, n.3, p.62-73. Disponível em:<https://hitepac.fau.unlp.edu.ar/wp-content/uploads/sites/8/2019/03/Materiales-4-Dic.1983.pdf>







  • Aula 5 - 24/04

    1ª parte: Identidade nacional, mestiçagem e arquitetura: México e Brasil

    2ª parte: leitura e discussão de texto 

    FREYRE, Gilberto. “Em torno de uma sistemática da miscigenação no Brasil patriarcal e semipatriarcal”. In: Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado e desenvolvimento urbano. 15 ed. São Paulo: Global, 2004, p. 776-815.

    COSTA, Lucio. “Muita construção, alguma arquitetura e um milagre” (1951). In: Registro de uma vivência. 3 ed. São Paulo: Editora 34/ Edições SESC, 2018,  p. 157-171.



  • 01/05

    NAO HAVERÁ AULA - feriado DIA DO TRABALHO

  • MÓDULO 2 Afirmação regional e integração latino-americana

  • Aula 6 - 08/05

    1ª parte: leitura e discussão de texto

    FURTADO, Celso, "O mito do desenvolvimento econômico" OU Subdesenvolvimento e dependência: as conexões fundamentais", In: __. Celso Furtado essencial São Paulo: Cia das Letras, pp. 167-176 OU pp. 176-197.


    2ª parte: PALESTRA

    O método histórico-estrutural e uma forma de pensamento na construção nacional (e regional)
    convidado: prof. Dr. Alexandre Barbosa - IEB USP

    texto de apoio:

    Subdesenvolvimento e dependência na longa duração: Celso Furtado, Florestan Fernandes e o estilo de interpretação histórico-estrutural no Brasil





  • Aula 7 15/05

    1ª parte: Habitação social na América Latina: dos conjuntos ao PREVI - Lima

    2ª parte: leitura e discussão de texto

    CASTELLS, Manuel. "Presentación" e "La urbanización dependendiente en AL". In: ___ (Org.). Imperialismo y urbanización en América Latina. Barcelona: Gustavo Gili, 1973, pp. 1-26.

  • Aula 8 - 22/05

    1ª parte: A favela como questão social e urbana : um debate na América Latina

    2ª parte: leitura e discussão de texto 

    SANTOS, Milton, "Introdução: a apresentação de um novo paradigma", In: ___. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2002, pp. 15 a 26.

  • Aula 9 - 29/05

    1ª parte: leitura e discussão de texto

    WAISSMANN, Marina, "História e historiografia"; "Centro/ Periferia/ Região" In:___. O interior da história: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos. São Paulo: Perspectiva, 2013, pp. 3-9; 83-98.

    2ª parte: PALESTRA

    Modernismos e arquitetura na América Latina 

    convidado: prof. Dr. Carlos Martins - IAUUSP



  • Aula 10 - 05/06

    1ª parte: Discussões em torno de uma Arquitetura Moderna Latino Americana  

    2ª parte: leitura e discussão de texto

    BERGDOLL, Bary. Learning from Latin America: Public Spaces, Housing and Landscapes. In: BERGDOLL, Bary; LIERNUR, Francisco; COMAS, Carlos Eduardo; DEL REAL, Patricio. Latin America in construction. Nova York: MoMA, 2015. p.17-39.





  • MÓDULO 3 Identidades múltiplas

  • Aula 11 12/06

    1ª parte: Arquiteturas e identidades de fronteira

    2ª parte: leitura e discussão de texto

    SANTIAGO, Santiago. O entrelugar do discurso latino-americano. In: 35 ensaios de Silviano Santiago. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 23-37.

  • Aula 12 19/06

    Encerramento do curso

    Identitarismos, interseccionalidades e nacionalismos

    leituras e discussão de textos/conceitos - a indicar