Programação
-
AUH 5870 - CULTURA, ARQUITETURA E CIDADE NA AMÉRICA LATINA
ÁREA: História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo
NÚMERO DE CRÉDITOS: 9
DOCENTES: Ivo Giroto, Mariana Al Assal, Ana Castro
Horário: 4a. feira das 8h00 às 12h00
Início: 20/03/2024
Objetivo do curso: Pretende-se realizar abordagem histórica sobre a ideia de América Latina como construção cultural, algo que se estrutura de diversas maneiras a partir de contextos específicos e de sentidos que lhe são imputados. Propõe-se uma reflexão transversal que, a partir do campo da arquitetura e do urbanismo, envolva distintas áreas do conhecimento. Com enfoque nas existências e nas representações culturais, urbanas e arquitetônicas, o curso buscará reunir referências teóricas e metodológicas para pensar as relações entre as distintas ideias de América Latina e de mundo globalizado, desde o início do século XX até o presente.
Procedimentos: 12 aulas expositivas, palestras, leitura e discussão de textos e produção de monografia.
Avaliação: 1. Participação em aula; 2. Elaboração de monografia individual a partir da bibliografia do curso.
-
1ª parte: Apresentação do curso
2a parte: América Latina como problema histórico e historiográfico
(Aula de abertura: profa. Dra. Nilce Aravecchia-Botas)
Sugestão de leitura:
CARVALHO MATOS, A.; ARAVECCHIA BOTAS, N. Um continente que não coube numa Semana: modernistas de 22 e a América Latina. Revista Thésis, Rio de Janeiro, v. 8, n. 15, 2023. DOI: 10.51924/revthesis.2023.v8.383. Disponível em: https://thesis.anparq.org.br/revista-thesis/article/view/383. Acesso em: 19 fev. 2024. -
NAO HAVERA AULA - Feriado SemanaSanta
-
1ª parte: América Latina como problema historiográfico
2ª parte: leitura e discussão de textos
LIERNUR, Jorge Francisco. Es el punto de vista, estúpido! In: ___. Arquitectura en teoría. Escritos 1986-2010. Buenos Aires: Nobuko; Sociedade Central de Arquitetos, 2010. p.273-287.
DUSSEL, Enrique. Diversos sentidos das palavras - Europa, Ocidente, Modernidade e Capitalismo tardio. In:___. 1492 o encobrimento do outro (a origem do “mito da modernidade”). Petrópolis: Vozes, 1993, p.181-184
https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624093038/5_Dussel.pdf -
-
1ª parte: O ensaio como forma de construção nacional
2ª parte: leitura e discussão de texto
RAMA, Angel, "A cidade ordenada", In:___. A cidade das letras, São Paulo: Brasiliense, 1987, pp. 23-53. -
1ª parte: Comemorar centenários, construir cidades - Cidade do México, Buenos Aires e Rio de Janeiro
2ª parte: leitura e discussão de texto
LIERNUR, Jorge Francisco. Buenos Aires del centenário: en torno a los origenes del movimento moderno en Argentina. Materiales, n.3, p.62-73. Disponível em:<https://hitepac.fau.unlp.edu.ar/wp-content/uploads/sites/8/2019/03/Materiales-4-Dic.1983.pdf>
-
1ª parte: Identidade nacional, mestiçagem e arquitetura: México e Brasil
2ª parte: leitura e discussão de texto
FREYRE, Gilberto. “Em torno de uma sistemática da miscigenação no Brasil patriarcal e semipatriarcal”. In: Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado e desenvolvimento urbano. 15 ed. São Paulo: Global, 2004, p. 776-815.
COSTA, Lucio. “Muita construção, alguma arquitetura e um milagre” (1951). In: Registro de uma vivência. 3 ed. São Paulo: Editora 34/ Edições SESC, 2018, p. 157-171.
-
NAO HAVERÁ AULA - feriado DIA DO TRABALHO
-
-
1ª parte: leitura e discussão de texto
FURTADO, Celso, "O mito do desenvolvimento econômico" OU Subdesenvolvimento e dependência: as conexões fundamentais", In: __. Celso Furtado essencial São Paulo: Cia das Letras, pp. 167-176 OU pp. 176-197.
2ª parte: PALESTRA
O método histórico-estrutural e uma forma de pensamento na construção nacional (e regional)
convidado: prof. Dr. Alexandre Barbosa - IEB USP
texto de apoio:Subdesenvolvimento e dependência na longa duração: Celso Furtado, Florestan Fernandes e o estilo de interpretação histórico-estrutural no Brasil
-
1ª parte: Habitação social na América Latina: dos conjuntos ao PREVI - Lima
2ª parte: leitura e discussão de texto
CASTELLS, Manuel. "Presentación" e "La urbanización dependendiente en AL". In: ___ (Org.). Imperialismo y urbanización en América Latina. Barcelona: Gustavo Gili, 1973, pp. 1-26. -
1ª parte: A favela como questão social e urbana : um debate na América Latina
2ª parte: leitura e discussão de texto
SANTOS, Milton, "Introdução: a apresentação de um novo paradigma", In: ___. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Edusp, 2002, pp. 15 a 26. -
1ª parte: leitura e discussão de texto
WAISSMANN, Marina, "História e historiografia"; "Centro/ Periferia/ Região" In:___. O interior da história: historiografia arquitetônica para uso de latino-americanos. São Paulo: Perspectiva, 2013, pp. 3-9; 83-98.2ª parte: PALESTRA
Modernismos e arquitetura na América Latina
convidado: prof. Dr. Carlos Martins - IAUUSP
-
1ª parte: Discussões em torno de uma Arquitetura Moderna Latino Americana
2ª parte: leitura e discussão de texto
BERGDOLL, Bary. Learning from Latin America: Public Spaces, Housing and Landscapes. In: BERGDOLL, Bary; LIERNUR, Francisco; COMAS, Carlos Eduardo; DEL REAL, Patricio. Latin America in construction. Nova York: MoMA, 2015. p.17-39.
-
-
1ª parte: Arquiteturas e identidades de fronteira
2ª parte: leitura e discussão de texto
SANTIAGO, Santiago. O entrelugar do discurso latino-americano. In: 35 ensaios de Silviano Santiago. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 23-37. -
Encerramento do curso
Identitarismos, interseccionalidades e nacionalismos
leituras e discussão de textos/conceitos - a indicar