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Objetivos: Esta disciplina tem como temática a introdução ao estudo de mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento de doenças infecciosas. Serão abordados temas representativos da diversidade dos mecanismos envolvidos na relação patógeno/hospedeiro e, dentro de cada tema, serão discutidos aspectos preponderantes em diferentes doenças infecciosas. O objetivo maior da disciplina é estimular o raciocínio, a análise crítica e a capacidade de integrar os conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Imunologia, Parasitologia, Virologia, Bacteriologia, Micologia e Patologia.
Metodologia de Ensino: A disciplina é dividida em aulas expositivas, apresentadas por pesquisadores que atuam diretamente nos temas abordados, em períodos de discussão e resolução de questionários, na apresentação dos temas por grupos de alunos e, finalmente, em períodos de debate visando a integração dos conceitos apresentados. Materiais complementares serão disponibilizados pela plataforma Moodle.
No final da disciplina, grupos de alunos farão apresentações orais, compilando todos os aspectos fisiopatológicos associados à doenças infecciosas escolhidas pelos professores.
Avaliação: A avaliação da disciplina será feita considerando-se o desempenho individual e do grupo nas respectivas apresentações e nas discussões sobre os outros temas, e pelos trabalhos escritos sobre cada tema discutido em sala de aula. O conceito atribuído para o conjunto de trabalhos escritos terá peso 2 na nota final, enquanto a participação nas discussões e as apresentações orais terão peso 1 cada.
Critérios de Aprovação: A nota final será calculada considerando-se a atribuição de conceitos, conforme descrito acima. Serão considerados aprovados os estudantes que obtiverem média final igual ou superior a cinco (5,0). Os estudantes reprovados com média entre três (3,0) e quatro e nove (4,9) serão submetidos à Prova de Recuperação, a ser realizada no mesmo semestre letivo. Serão considerados reprovados na disciplina, sem direito à recuperação, os estudantes que obtiverem média final inferior a três (3,0). Para os estudantes aprovados após a prova de recuperação na disciplina, a média final será igual a cinco (5,0).
Bibliografia:
- Mandell, Douglas and Bennett's principles and practice of infectious diseases. Gerald L Mandell; R Douglas 1898- (Robert Gordon); John E Bennett 1933- (John Eugene). New York Churchill Livingstone : 1995 – disponível na biblioteca do ICB e na FM (ou edições posteriores).
- Textos selecionados entregues aos alunos durante o curso ou disponibilizados pelo Moodle.- Pesquisa individual e em grupo através de ferramentas da internet!!!
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PROGRAMA DO CURSO
05/8
Abertura: O que é “Fisiopatologia”
Aula/Proposição da disciplina (Alejandro Katzin)
12/8
Módulo I: Fisiopatologia da Febre
Alexandre Steiner
Questionários
19/8
Módulo I: Febre (Dengue, Malária, Febre tifoide, Febre amarela)
Apresentação e debate dos grupos
26/8
Módulo II: Fisiopatologia do Choque
Aula Luis Carlos Ferreira
Questionários
09/9
Módulo II: Síndromes do choque tóxico e do choque séptico (Infecções Estafilocócicas e Estreptocócicas, outras?)
Apresentação e debate dos grupos
16/9
Módulo III: Fisiopatologia do granuloma
Aula Momtchilo Russo
Questionários
23/9
Módulo III: Granuloma (Paracoccidiodomicose, Tuberculose, esquistossomose, Leishmania)
Apresentação e debate dos grupos
30/9
Módulo IV: Fisiopatologia das Síndromes Respiratórias
Aula Wothan Tavares de Lima
Questionários
07/10
Módulo IV: Síndromes Respiratórias (Gripe, Pneumonia bacteriana, COVID-19, outros?)
Apresentação e debate dos grupos
14/10
Módulo V: Fisiopatologia das Imunodeficiências
Bruna Alencar/Gustavo P. Amarante-Mendes
21/10
Módulo V: Imunodeficiências (HIV, outros?)
Apresentação e debate dos grupos
28/10
Módulo VI: Fisiopatologia do Câncer de origem infecciosa
Ana Paulo Lepique
04/11
Módulo VI: Câncer de origem infecciosa (HPV, EBV, HBV, HCV, Helicobacter pylori?)
Apresentação e debate dos grupos
11/11
PREPARAÇÃO DOS TRABALHOS
Período de estudo
18/11
Encerramento: Apresentação de trabalhos (Malária, Leishmania ou doença de Chagas, Paracoccidiodomicose, Doenças Estafilocócicas, AIDS, COVID19, HPV, Esquistossomose)
Apresentação de trabalhos pelos alunos (duplas)
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Os trabalhos escritos e seminários que serão apresentados pelos grupos de alunos, na última aula do curso, deverão conter, PELO MENOS, os seguintes aspectos relacionados à fisiopatologia das doenças infecciosas em questão:
1. Qual é, ou quais são, o(s) agente(s) etiológico(s) desta doença?
2. Que características do patógeno são fundamentais para a etiopatogenia da doença? Como estas características estão ligadas aos aspectos fisiopatológicos da doença?
3. Em que órgãos do hospedeiro se encontra o agente etiológico desta doença no decorrer de sua história natural? Explique.
4. Qual é, ou quais são, o(s) “órgão(s) de choque” desta doença? Explique.
5. Além do principal órgão de choque no organismo, há lesão de outros órgãos diretamente pelo agente infeccioso? Ou por mecanismos indiretos - desencadeados pelo agente, mas sem sua participação direta?
6. Existem alterações anatomopatológicas típicas desta doença? Explique sua gênese.
7. O agente infeccioso se modifica diante da resposta imune do hospedeiro?
8. Há variações da resposta imune adquirida do hospedeiro que explicam cursos diferentes da doença ou contribuem para sua fisiopatologia?
9. Além deste(s) agentes etiológico(s) há outras causas, infecciosas ou não, que possam gerar alterações fisiopatológicas semelhantes?
10. Qual é/Quais são o(s) modelo(s) experimental(is) usados para estudar esta doença? Identifique as vantagens e desvantagens deste(s) modelo(s). -
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Artigos com informações básicas sobre a doença e sobre tópicos relacionados ao roteiro apresentado
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Roteiro para COVID-19
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