Disciplinas Interdepartamentais do ICB
Esta disciplina tem como objetivo a introdução ao estudo de mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento de doenças infecciosas. Serão abordados temas representativos da diversidade dos mecanismos envolvidos na relação patógeno/hospedeiro e, dentro de cada tema, serão discutidos aspectos preponderantes na doença utilizada como exemplo. Esta disciplina tem como principal objetivo estimular o raciocínio, a análise crítica e a capacidade de integrar os conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Imunologia, Parasitologia, Virologia, Bacteriologia, Micologia e Patologia.
Esta disciplina pretende oferecer ao aluno uma visão de mecanismos de disseminação de conceitos científicos, sobretudo na forma de seminários e debates sobre temas amplos em diferentes áreas da Biomedicina.
Oferecer ao aluno oportunidade de conhecer e discutir projetos de pesquisa sendo realizados no país, através de apresentações formais de seminários científicos por pesquisadores, em temas de Biomédicas.
Esta disciplina dá continuidade à disciplina Neurociência I, focalizando atividade nervosa superior e farmacologia do sistema nervoso. A ênfase recairá sobre o sistema nervoso humano, procurando-se fazer com que o aluno adquira elementos para analisar o substrato biológico dos comportamentos.
Oferecer ao aluno oportunidade de conhecer e discutir projetos de pesquisa sendo realizados no país, através de apresentações formais de seminários científicos por pesquisadores, em temas de Biomédicas.
Introduzir o aluno à pesquisa científica em Biomedicina, através de desenvolvimento de um projeto em laboratório específico ou um texto relacionado a um tema científico, supervisionado por um orientador, de modo a desenvolver o espírito crítico e o pensamento científico através de atividades que desenvolvam a sua capacidade de elaborar e encontrar formas de testar e eventualmente responder questões científicas.
Fornecer ao aluno a oportunidade de discutir e praticar aspectos relacionados ao desenvolvimento de pesquisa e divulgação dos conhecimentos científicos.
Biologia Molecular da Célula é uma disciplina integrada avançada, buscando ensinar processos centrais da vida celular e seu impacto em processos fisiológicos e patológicos do organismo de modo multidisciplinar. Entre os tópicos estão: evolução dos genes e genomas, regulação de expressão genética e processamento em eucariontes, vias de transdução de sinal, controle de proliferação celular, mecanismos de envelhecimento, morte celular e transformação celular. Este último utilizando a doença câncer como sistema modelo para estudo básicos e aplicados da biologia celular da célula.