Kursthemen

  • Orientações para o trabalho final

  • Aula 1: Aula aberta de Gislene Moreira (UNEB), com participação de Cicilia Peruzzo (UFRJ): Educomunicação, Mulheres e Justiça Climática no Sertão da Transição Ecológica e Energias Renováveis

    • COTTA, D.; SAAVEDRA, R. Filantropia e Comunicação Comunitária: caminhos para o fortalecimento da comunicação por direitos no contexto da sociedade civil no Brasil. São Paulo, Comuá, 2024.

  • Aula 2: Discursos sobre desenvolvimento e sustentabilidade: análise e categorização dos discursos ambientais modernos

    • DRYZEK, J. The politics of the Earth: environmental discourses. Oxford: Oxford University Press, 2005.

    • BRIANEZI, Thaís. Zona Franca de Manaus: ame-a ou deixe-a em nome da floresta. Manaus: Editora Valer, 2018. [Capítulo 1 - Discursos ambientais - p. 23 - 54]

  • Aula 3: Narrativas sobre a emergência climática: entre o Antropoceno e o Capitaloceno

    • LATOUR, B. Diante de Gaia: Oito Conferências sobre a Natureza no Antropoceno. São Paulo / Rio de Janeiro: Ubu Editora / Ateliê de Humanidades Editorial, 2020. p. 181 - 233

  • Aula 4: Desinformação e negacionismo climático: um olhar a partir da pós-política

    • LATOUR, B. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

  • Aula 5: Convergências epistemológicas e empíricas entre educomunicação e educação ambiental

    • BRIANEZI, Thaís; GATTÁS, Carmen. A educomunicação como comunicação para o desenvolvimento sustentável. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S. l.], v. 21, n. 41, 2022. ps. 33-43

  • Aula 6: Comunicação e cultura oceânica

    • CLARO, J. A. C. S. Comunicação e hospitalidade: políticas públicas para cidades costeiras acolhedoras. Projeto de pesquisa de pós-doutoramento em desenvolvimento por José Alberto Carvalho dos Santos Claro sob supervisão de Luiz Roberto Alves. São Paulo: CCA/ECA/USP, 2023.



  • Aula 7: Direito à comunicação e sua interface com o direito ao meio ambiente

    • MATTELART, A. A construção social do direito à comunicação como parte integrante dos direitos humanos. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v. 32, nº 1, p. 33-50, jan./jun. 2009.

  • Aula 8: O movimento internacional pela linguagem simples e sua materialização em políticas públicas no Brasil

    • FISCHER, H. Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania. Rio de Janeiro: Com Clareza, 2018.

  • Aula 9: Educomunicação, bem-viver e justiça climática

    • ACOSTA, A. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Editora Elefante, 2016

  • Aula 10: Comunicação e direitos dos animais

    • FREEMAN, C. P., BEKOFF, M. e BEXELL, S. Givign voice to the “voiceless”> incorporating nonhuman perspectives as journalistic sources. Journalism Studies, 12(5): 590-607.

  • Aula 11: Agenda 2030: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como palco de alianças e disputas

    • BRIANEZI, T. A reportagem como ponte aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na escola. Trabalho apresentado no eixo “Pedagogia da Comunicação - 5.2 Práticas de Educomunicação Socioambiental na defesa dos Direitos da Terra” do IX Encontro Brasileiro de Educomunicação. Campina Grande: ABPEducom, 2022.

  • Aula 12: Comunicação, meio ambiente e (des)aceleração

    • HAN, B. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

  • Aulas 13, 14 e 15: Apresentação oral e diálogo sobre as pesquisas

     Apresentação oral da pesquisa (ou do projeto em construção), estabelecendo diálogo com temas trabalhados durante a disciplina. Lembrando que cada pessoa terá até 20 minutos para fala inicial e que depois a ideia é abrir para que a turma faça perguntas, comentários e dê sugestões.