Programação
-
-
Revisitando a Engenharia de Qualidade em 60 Minutos
Objetivo pedagógico:
Revisar os principais pontos dos temas discutidos em sala de aula
Objetivo do Desafio:
De maneira lúdica, promover um desafio interativo e de forma competitiva que permita aos alunos revisitarem principais conceitos vistos em sala de aula.
Temas que serão abordados de forma direta ou indireta:
- Conceitos de Qualidade
- Evolução Histórica da Qualidade
- TQM (Total Quality Management)
- Lean Manufacturing - Definições e Aplicações
- Auditoria de Qualidade
- Kaizen
- Normas ISO 9001 e 14000
Divisão da Atividade:
Serão realizadas quatro rodadas e ao final será realizada uma avaliação por pares. O grupo que obtiver maior pontuação receberá um pacote de Bis
- Rodada 1 - Conceitos de Qualidade e Evolução Histórica (10 minutos)
Desafio: Cada grupo terá 10 minutos para criar um cartaz simples (pode contar diagrama – preferentemente – ou outra forma que considerar mais adequada que resuma os conceitos de qualidade e a sua evolução histórica. O cartaz deve incluir pelo menos um exemplo prático.
Apresentação: Cada grupo apresenta o cartaz em 2 minutos.
- Rodada 2 - Lean e TQM: 15 minutos
Desafio: Caberá a cada grupo fazer uma encenação curta (3 minutos) simulando a implementação de Lean ou TQM em uma situação prática. Deve ser destacado pelo grupo um benefício-chave da metodologia aplicada.
Preparação: 10 minutos de preparação, seguidos de 3 minutos de apresentação para cada grupo (com limite estrito de tempo).
- Rodada 3 - Kaizen: 10 minutos
Desafio: Cada grupo deverá propor uma melhoria contínua simples para a aplicação e avaliação de provas nas disciplinas básicas da Engenharia (pensei nas dificuldades que vocês tiveram no início do curso. Para isto o grupo deverá utilizar os princípios Kaizen.
Apresentação: 2 minutos para cada grupo compartilhar a proposta.
- Rodada 4 - Quiz de Qualidade: 10 minutos
Desafio: Um quiz rápido de 10 perguntas de múltipla escolha sobre os temas vistos. Cada grupo terá 10 segundos para responder a cada pergunta. A resposta é escrita em um papel e levantada ao sinal.
Correção: As respostas serão oferecidas pelo professor ao final de cada rodada. Uma das questões será respondida de maneira errada pelo professor. O grupo que levantar mais rapidamente a mão e comentar sobre o erro ganhara ponto extra.
Avaliação pelos Pares: 5 minutos
- Desafio: Cada grupo avalia rapidamente outro grupo com base nos critérios de clareza, criatividade e precisão.
- Premiação: 3 minutos para somar pontos e anunciar o vencedor.
Cronograma
Atividade
Tempo Alocado
Conceitos de Qualidade (Cartaz)
10 minutos
Apresentações (Rodada 1)
10 minutos
Encenação de Lean e TQM
15 minutos
Proposta de Kaizen
10 minutos
Quiz de Qualidade
10 minutos
Avaliação e Premiação
10 minutos
Total
50 minutos
-