• O método 5S é uma técnica de gestão de processos que nasceu para diminuir os desperdícios e melhorar o fluxo de processos internos de uma empresa.

      Ele surgiu no Japão em meados do século XX, com a difícil missão de reestruturar o gerenciamento das empresas neste país arrasado pela Segunda Guerra Mundial, e os primeiros experimentos envolvendo o método 5S foram realizados na empresa Toyota.

      Com o destaque econômico do Japão a partir dos anos 80 no cenário mundial, outros países apontaram os holofotes para as técnicas orientais. Assim, eles se depararam com o método 5S.

      A partir deste método, abriram-se caminhos para técnicas de gestão empresarial que conhecemos hoje, como a metodologia ágil, o modelo Kanban e a metodologia lean.


    • Você sabe o que é Kaizen e como essa filosofia pode otimizar processos na sua empresa?

      O fundamento do método é a melhoria contínua que deve ser implementada em todas as atividades do negócio e envolver todos os colaboradores – da equipe de produção ao CEO.

      Nos tópicos a seguir, você vai entender o que é o Kaizen, como ele funciona, quais as vantagens e como implementar essa metodologia na sua empresa:


    • Atividade: "Implementando o 5S em minha república"

       

      Objetivo: Aplicar (ou prepara para a aplicação) o 5S em uma República de alunos da EEL.

       

      Objetivo de Aprendizagem: Entender e aplicar os conceitos do 5S: Seiri (Utilização), Seiton (Organização), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina) no ambiente de trabalho.

       

      Desenvolvimento: Os grupos deverão escolher uma república de um dos membros do grupo para criar um projeto de implantação do 5S. Os grupos que conseguirem aplicar algumas das etapas do 5S concorrem a uma premiação simbólica.

      A seguir são apresentadas algumas sugestões de etapas a serem seguidas.

       

      Preparem um planejamento em sala para aplicarem e apresentarem no dia 22 próximo. Usem o olhar crítico de engenheiros para identificar falhas no ambiente que podem impactar na produtividade ou segurança (para entregar no dia de hoje).

       

      Etapas da Atividade:

       

      1.     Introdução ao 5S
      O primeiro passo para implantar o sistema 5S é observar o ambiente que foi designado ao seu grupo. Com base no depoismento do morador da república deverão anotar, e depois com a realização da visita, deverão rever os itens abaixo:

      a.     Itens que estão no local, mas que não são necessários.

      b.     Objetos ou materiais fora de lugar.

      c.     Qualquer sujeira, poeira ou condições inadequadas de limpeza.

      d.     Falta de padronização (por exemplo, cabos espalhados, moveis, utensílios etc. fora de lugar, etc.).

      e.     Problemas que causam desorganização ou dificuldades no trabalho.

       

      2.     Inspeção Inicial
      Os grupos deveram realizar uma inspeção da República.

      Em sala de aula, hoje, o morador da república deve discorrer para os colegas sobre os principais problemas de organização da república e as dificuldades para que a república seja melhor organizada.

      Os alunos deverão discutir como podem ser identificados itens desnecessários, desorganização, falta de limpeza ou qualquer sinal de que o espaço não está otimizado.

      Até o dia 21 os membros do grupo, no todos ou em parte, devem visitar a república para conferir os itens indicados acima e registrar as "não conformidades".

       

      3.     Aplicação do 5S

      Cada grupo deve preparar um planejamento para promover a aplicação de todas as etapas do programa 5S. De posse das informações obtidas pelo morador da república podem iniciar a avaliação das estratégias para a aplicação das etapas. Após a visita deverão ser revistas estas. Seguem os conceitos do 5S:

      a.     Seiri (utilização): Removam itens desnecessários. Perguntem-se: "Isso realmente precisa estar aqui?" Se a resposta for "não", deve ser removido ou arquivado em outro lugar.

      b.     Seiton: (Organização): Definam um lugar específico para cada item. Tudo deve ter seu lugar fixo, de modo que fique fácil de encontrar e guardar.

      c.     Seiso: (Limpeza): Limpeza completa do ambiente. Não é só tirar o lixo; é preciso definir ações que permitam manter a limpeza, de mesas, prateleiras, cozinha, utensílios, banheiros e até o chão.

      d.     Seiketsu: (Padronização): Criem padrões para manter o ambiente organizado e limpo. Podem usar etiquetas, listas de verificação ou cores para indicar onde os itens devem ficar e como devem ser usados.

      e.     Shitsuke: (Disciplina): Criem um plano que instrua os moradores ada republica a manterem o que foi feito. Como garantir que a organização e a limpeza continuarão a longo prazo? Estabeleçam regras simples que todos possam seguir. ATENÇÃO: esta parte pode ser discutida e iniciada em sala de aula.

       

      4.     Apresentação dos Resultados
      No dia 22 próximo serão sorteados dois grupos que deverão fazer uma apresentação, em formato de Pitch, mostrando o espaço antes da aplicação e depois da aplicação do 5S (os grupos que não conseguirem aplicar podem apresentar como ficaria o espaço com a aplicação). Na apresentação que o grupo deverá preparar para ser apresentada na semana que vem deve ser explicado como foi (ou deverá ser) o processo aplicação do 5S e como isso melhorou (ou poderá melhorar a eficiência e organização do ambiente, e qual o impacto no rendimento escolar dos moradores da república.

       

      5.     Bônus
      O grupo que fizer a melhor aplicação e apresentação do 5S (avaliado pela clareza na apresentação, organização e criatividade) receberá uma pequena premiação!

       

      Material de Apoio:

      • Fotos antes/depois.
      • Checklist de verificação para a aplicação dos 5S.
      • Possível premiação para o grupo que mais se destacou na aplicação do 5S.


      ATENÇÃO: postar até as 22:40 do dia de hoje o trabalho até o ponto que conseguirem fazer em sala de aula. A próxima tarefa (abaixo) é para postar o trabalho definitivo, até o dia  20, as 23:59

    • Postagem do trabalho final com a apresentação