Programação
-
Uma parte da aula será discutido o ciclo de vida do produto.
O restante da aula os grupos deverão iniciar o levantamento de mercado sobre o negócio Ar-Condicionado"
-
No cenário econômico volátil como o atual, é muito importante que os micro, pequenos e médios empreendedores tenham a capacidade de se adaptar e inovar. O que poucos sabem é que a habilidade de dominar o ciclo de vida dos produtos oferecidos pode ser uma bússola para guiar todos eles até o reconhecimento no mercado e aos lucros.
-
Dinâmica: "A Jornada do Produto"
Objetivo: Entender as diferentes fases do ciclo de vida de um produto: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Materiais Necessários:
- Cartolinas
- lápis de cor
Passo a Passo:
1. Introdução:
- Explicação breve sobre os conceitos de ciclo de vida do produto e suas fases (no e-Disciplinas).
2. Divisão em Grupos:
- O trabalho será realizado pelos grupos.
- Cada grupo receberá uma cartolina e terá acesso a lápis de cor.
3. Criação do Ciclo de Vida:
- Desenhar uma linha do tempo na cartolina, dividida nas quatro fases do ciclo de vida.
- Cada grupo deve escolher um produto disruptivo (exemplo: airbnb, Uber, etc (pode ser real ou fictício) e criar uma história para ele, descrevendo o que acontece em cada fase do ciclo de vida.
- Anotar eventos importantes, estratégias de marketing, mudanças no mercado, etc., e colocar na linha do tempo.
4. Apresentação:
- Cada grupo apresenta sua linha do tempo e a história do produto para a turma.
5. Discussão:
- Após as apresentações vamos discutir as diferentes estratégias usadas em cada fase do ciclo de vida.
- Pergunta como as empresas podem prolongar a fase de maturidade ou revitalizar um produto em declínio.
ATENÇÃO: postar uma da jornada do produto elaborada pelo grupo