• Uma parte da aula será discutido o ciclo de vida do produto. 

    O restante da aula os grupos deverão iniciar o levantamento de mercado sobre o negócio Ar-Condicionado"

    • No cenário econômico volátil como o atual, é muito importante que os micro, pequenos e médios empreendedores tenham a capacidade de se adaptar e inovar. O que poucos sabem é que a habilidade de dominar o ciclo de vida dos produtos oferecidos pode ser uma bússola para guiar todos eles até o reconhecimento no mercado e aos lucros.

    • Dinâmica: "A Jornada do Produto"

       

      Objetivo: Entender as diferentes fases do ciclo de vida de um produto: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

       Materiais Necessários:

      - Cartolinas

      - lápis de cor

       

      Passo a Passo:

      1. Introdução:

         - Explicação breve sobre os conceitos de ciclo de vida do produto e suas fases (no e-Disciplinas).

       

      2. Divisão em Grupos:

         - O trabalho será realizado pelos grupos.

         - Cada grupo receberá uma cartolina e terá acesso a lápis de cor.

       

      3. Criação do Ciclo de Vida:

         - Desenhar uma linha do tempo na cartolina, dividida nas quatro fases do ciclo de vida.

         - Cada grupo deve escolher um produto disruptivo (exemplo: airbnb, Uber, etc (pode ser real ou fictício) e criar uma história para ele, descrevendo o que acontece em cada fase do ciclo de vida.

         - Anotar eventos importantes, estratégias de marketing, mudanças no mercado, etc., e colocar na linha do tempo.

       

      4. Apresentação:

         - Cada grupo apresenta sua linha do tempo e a história do produto para a turma.

      5. Discussão:

         - Após as apresentações vamos discutir as diferentes estratégias usadas em cada fase do ciclo de vida.

         - Pergunta como as empresas podem prolongar a fase de maturidade ou revitalizar um produto em declínio.


      ATENÇÃO: postar uma da jornada do produto elaborada pelo grupo