Programação
-
PROBLEMÁTICAS EDUCACIONAIS EM MUSEUS DE ARQUEOLOGIA 1º. SEM/2024
Link do ambiente virtual no e-disciplinas: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=119010
Prof. Dr. Camilo de Mello Vasconcellos - MAE-USP1. JUSTIFICATIVA
As discussões sobre a relação entre a arqueologia e o campo da educação vêm sendo alvo de novas perspectivas, polêmicas, contradições e proposições teórico-metodológicas. Essa discussão passa pela importância das instituições museais para a socialização da arqueologia junto ao público não especializado, pela introdução das discussões sobre a Educação Patrimonial no âmbito da Arqueologia Preventiva e, também, dos novos modelos de trabalhos educativos realizados junto a comunidades no âmbito de projetos de arqueologia colaborativa e compartilhada. Dessa maneira, a disciplina pretende discutir algumas dessas temáticas a partir de textos e de exposição teórica do professor junto aos alunos numa perspectiva dialógica e participativa.
2. OBJETIVOS
a) Problematizar questões relevantes para a abordagem da relação museu, educação e arqueologia;
b) Discutir aspectos que envolvam a temática da memória e da identidade com a questão dos museus de arqueologia na contemporaneidade;
c) Discutir aspectos teóricos e metodológicos da relação entre educação patrimonial, arqueologia pública, preventiva e da musealização da arqueologia, a partir de estudos de casos e experiências desenvolvidas em nosso país; e
d) Trazer as discussões com relação ao papel da educação e dos museus de arqueologia na perspectiva decolonial.3. METODOLOGIA
O curso ocorre em dois momentos.
No primeiro, desenvolvo aspectos da temática a partir de apresentação e discussão dos principais debates e enfoques teórico-metodológicos.
No segundo, os alunos apresentam seminários a partir de textos previamente escolhidos.4. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá em três momentos:
a) Participação nas discussões em sala de aula;
b) Apresentação de seminários; e
c) Entrega de um trabalho individual onde o aluno irá relacionar o seu tema de pesquisa com as discussões ocorridas em sala de aula (data prevista 7/6).5. PROGRAMA
1ª. Aula - 05/03 - Apresentação do curso: programa, metodologia e avaliação
Abordagem introdutória: Museus, Arqueologia e Educação: possíveis e inevitáveis relações no Brasil
Textos Base:
a) Vasconcellos, Camilo de Mello. “Patrimonio, memoria y educación: una visión museológica”. Memoria y sociedad 17, no. 35 (2013): 94-105.
b) FUNARI, Pedro Paulo. Patrimônio cultural e museus no Brasil: uma apreciação sob o ponto de vista da arqueologia. Revista Memória em rede. Pelotas, v.10, n. 17, julho/dezembro, 2017.
c) WICHERS, Camila. Dois enquadramentos, um mesmo problema: os desafios da relação entre museus, sociedade e patrimônio arqueológico. Revista de Arqueologia. Vol. 26, no. 02, 2013/vo.27, no. 01, 2014.
2ª. Aula - 12/03 - Abordagem: Museus, identidades, memórias e educação: problematizando alguns conceitos.
Textos base:
a) MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A problemática da identidade cultural nos museus: de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista. Nova série, no. 1, 1993.
b) MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A História, cativa da memória? Para um mapeamento da memória no campo das Ciências Sociais. Revista do IEB, n. 34,1992.
c) MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Educação e museus: sedução, riscos e ilusão. Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 27, 2000.
3ª. Aula - 19/03 - Abordagem: Museus, Museologia e a perspectiva de uma abordagem decolonial. Algumas experiências latino-americanas.
Textos base:
a) QUIJANO, Anibal. Colonialidad y Modernidad/Racionalidad. Peru Indígena. 13(29), 1992.
b) BRULON, Bruno. Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus. Anais do Museu Paulista. São Paulo/Nova Série, vol. 28, 2020.
4ª. Aula - 26/03 - Abordagem: Educação patrimonial, arqueologia pública e musealização da arqueologia: debates e tendências. (seminários).
a) CARNEIRO, Carla Gibertoni. Arqueologia e Sociedade: reflexões a partir das perspectivas da arqueologia pública, musealização da arqueologia e educação patrimonial. (capítulo II, p. 72-133). Ações educacionais no contexto da arqueologia preventiva: uma proposta para a Amazônia. Tese de doutorado, MAE-USP, 2009.(seminário)
b) MATSUDA, Akira. A consideration of public archaeology theories. Public Archaeology. England: Routledge, 2010. (seminário)
c) VASCONCELLOS, Camilo de Mello; HATTORI, Marcia. Caminhos metodológicos para a educação patrimonial na arqueologia preventiva. Questões indígenas e museus: enfoque regional para um debate museológico. CURY, Marília Xavier (org.) Brodowski: ACAM Portinari. SEC. São Paulo: MAE-USP, 2014. (p.79-87)
5ª. Aula - 02/04 - Abordagem: Museus, Arqueologia colaborativa, arqueologia participativa, arqueologia indígena: a busca por outras concepções e práticas. (seminários).
a) COLWELL, Chip; LOPES, Rafael de Almeida. Arqueologia colaborativa não é o fim. Revista do MAE. São Paulo, n.34: 2020. (seminário)
b) AYALA, Patricia. Arqueologías indígenas. Una mirada desde el sur. Revista do MAE. São Paulo, n.34: 2020. (seminário)
c) SILVA, Fabíola Andréa. Arqueologias, prática etnográfica e colaboração. In: SILVA, F. A. Etnografando a arqueologia: dado etnográfico, prática etnográfica e conhecimento arqueológico. MAE-USP, 2024 (seminário e-book).
6ª. Aula 09/04 - Abordagem: A Arqueologia e os saberes locais: discutindo experiências. (seminários).
a) CABRAL, Mariana Petry. Entre passado e presente: arqueologia e coletivos humanos na Amazônia. Teoria e sociedade, n.24.2, 2016 (seminário)
b) MACHADO, Juliana Salles. História (s) Indígena (s) e a prática arqueológica colaborativa. Revista de Arqueologia, vol. 26, n.1, 2013. (seminário)
c) LIMA, Helena Pinto. Patrimônio para quem? Por uma arqueologia sensível. Habitus. Goiânia, vol. 17, n.1, 2019. (seminário)
7ª. Aula - 16/04 - Abordagem: Arqueologia e conflitos: como a ação educativa pode atuar? (seminários).
a) PUGLIESI JR., Francisco Antonio; VALLE, Raoni Bernardo Maranhão. Sobre sítios arqueológicos e violações de direitos culturais dos povos indígenas e tradicionais pelos projetos de usinas hidrelétricas na bacia do rio Tapajós. In: ALARCON, Daniela Fernandes; MILIKAN, Brent; TORRES, Mauricio. (orgs.). Ocekadi. Hidrelétricas, conflitos socioambientais e resistências na bacia do rio Tapajós. Brasilia, DF. International Rivers Brasil: Santarém, PA, UFOPA, 2016. (p.417-436).(seminário)
b) FERREIRA, Lúcio Menezes. Sob fogo cruzado: arqueologia comunitária e patrimônio cultural. Revista Arqueologia Pública. São Paulo, n. 03, 2008. (p.81-92).(seminário)
8ª. Aula - 23/04 - Discutindo uma experiência de mediação colaborativa e educativa em um Museu de Arqueologia: a exposição “Resistência Já” do MAE-USP - Convidados: Mauricio André da Silva e Carla Gibertoni Carneiro (arqueólogos e educadores MAE-USP).
Visita à exposição e discussão da tese de Mauricio André da SilvaSILVA, Mauricio André; CARNEIRO, Carla Gibertoni. Escuta das narrativas indígenas na exposição colaborativa do MAE-USP: desafios para o desenvolvimento de ações educativas eticamente responsáveis e engajadas nos museus. Museologia e Interdisciplinaridade. Brasília, Vol. 10, n, 19, 2021.
Texto subsídio: SILVA, M. A. AS COMUNIDADES RIBEIRINHAS CONVIDAM PARA COLABORAÇÃO NO MÉDIO RIO SOLIMÕES - AMAZÔNIA: POR UMA ARQUEOLOGIA PARENTE. Revista Habitus, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 2, p. 401–424, 2022. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/12734
9ª. Aula - 30/04 - Apresentação de projetos de pesquisa dos alunos.
10. Aula - 07/05 - Apresentação de projetos de pesquisa dos alunos e encerramento do curso.
-
Apresentação do curso – programa, metodologia e avaliação
Abordagem introdutória: Museus, Arqueologia e Educação: possíveis e inevitáveis relações no Brasil
-
Museus, identidades, memórias e educação: problematizando alguns conceitos.
-
Museus, Museologia e a perspectiva de uma abordagem decolonial. Algumas experiências latino-americanas.
-
Abordagem: Educação patrimonial, arqueologia pública e musealização da arqueologia: debates e tendências (seminários)
-
Museus, Arqueologia colaborativa, arqueologia participativa, arqueologia indígena: a busca por outras concepções e práticas. (seminários)
-
A Arqueologia e os saberes locais: discutindo experiências (seminários).
-
Arqueologia e conflitos: como a ação educativa pode atuar? (seminários).
-
Discutindo uma experiência de mediação colaborativa e educativa em um Museu de Arqueologia: a exposição “Resistência Já” do MAE-USP - Convidado: Mauricio André da Silva (arqueólogo e educador MAE-USP).
-
Apresentação de projetos dos alunos e encerramento do curso.
-
Apresentação de projetos de pesquisa dos alunos e encerramento do curso.
-
A avaliação ocorrerá em três momentos:
- Participação nas discussões em aula;
- Apresentação de seminários; e
- Entrega de um trabalho individual onde o aluno irá relacionar o seu tema de pesquisa com as discussões ocorridas em sala de aula (data prevista ).
O Seminário deve ser composto por 3 momentos:
- Quem é o autor do texto?
- Estrutura do texto (principais problemáticas/argumentos).
- Levantar uma questão relacionada com seu projeto de pesquisa.
Duração: 40 a 45 minutosO Trabalho Final deve ser entregue até 7/6.
- enviar para o e-mail cmvasco@usp.br
- Articular as leituras realizadas no âmbito da disciplina ao seu projeto de pesquisa.
- Ensaio de 10 a 15 páginas.