a) Problematizar questões relevantes para a abordagem da relação museu, educação e arqueologia; b) Discutir aspectos que envolvam a temática da memória e da identidade com a questão dos museus de arqueologia na contemporaneidade; c) Discutir aspectos teóricos e metodológicos da relação entre educação patrimonial, arqueologia pública, preventiva e da musealização da arqueologia, a partir de estudos de casos e experiências desenvolvidas em nosso país; e d) Trazer as discussões com relação ao papel da educação e dos museus de arqueologia na perspectiva decolonial.

Apresentar e discutir as principais correntes teóricas da Arqueologia dos séculos XIX e XX, com uma contextualização histórica do seu desenvolvimento e seus desdobramentos na arqueologia contemporânea.
Este curso examinará a origem e o desenvolvimento da arquitetura romana desde suas origens até o final da era imperial. Será dada atenção especial ao surgimento da nova linguagem arquitetônica romana nos períodos da Republica tarda e de Augusto, com a contribuição grego-helenística. O curso também tem o objetivo de apresentar aos alunos do MFA-USP a documentação arqueológica encontrada em sítios da Sicília, Grécia e Chipre, também com a contribuição de seminários realizados por pesquisadores externos.