O objetivo desta disciplina é colocar os alunos em contato com métodos teóricos, empíricos e computacionais para o cálculo de tensões e de deformações em pavimentos flexíveis e rígidos. Visa-se, com isto, familiarizar os estudantes com o cálculo e a interpretação de tensões e deformações em pavimentos flexíveis e rígidos. Os conceitos apresentados nesta disciplina servirão de base para a prática de projetar pavimentos flexíveis e rígidos, que será desenvolvida em disciplina complementar oferecida no semestre subsequente ao oferecimento desta disciplina. Programa detalhado 1. Introdução a pavimentos flexíveis e rígidos 2. Tensões e deformações em pavimentos flexíveis 2.1. Teoria de Boussinesq 2.2. Conceito de sistemas de camadas 2.3. Sistemas de uma camada 2.4. Sistemas de duas camadas 2.5. Sistemas de três camadas 2.7. Programas computacionais para análise de pavimentos flexíveis 3. Tensões em pavimentos rígidos 3.1. Rigidez relativa da placa de concreto 3.2. Módulo de reação do subleito 3.3. Tensões provocadas por gradiente térmico e por gradiente de umidade 3.4. Tensões provocadas pelo tráfego 3.5. Tensões provocadas por atrito entre a placa e a base 3.6. Projeto de barras de ligação 3.7. Projeto de barras de transferência 3.8. Programas computacionais para análise de pavimentos rígidos.
Apresentar aos alunos ingressantes no curso de mestrado em engenharia de transportes as áreas de concentração de pesquisa que os orientadores atuam, o regulamento do Programa, a infraestrutura do departamento de engenharia de transportes e a etapas do curso de mestrado, incluindo o exame de qualificação e a defesa. Os alunos também têm acesso as pesquisas desenvolvidas no Programa e as formas de disseminação para a sociedade, como artigos em revistas técnicas, científicas e congressos. Os alunos têm acesso ao cursos de escrita científica oferecido pela USP.
Conhecer métodos e técnicas de mensuração, cartografia, geotecnologias e Geomática. Aplicar os métodos e as técnicas às construções civis, áreas urbanas e rurais com especial atenção à Arquitetura. Fornecer conceitos fundamentais de Geoprocessamento, incluindo o Sensoriamento Remoto, a Modelagem Digital do Terreno, os Sistemas de Informações Geográficas e suas aplicações no uso do solo.
Apresentar conceitos, métodos e processos de Topometria, Geomática e Geoestatística. Aplicar tais métodos e processos em levantamentos topográficos com aplicações na Engenharia Civil, envolvendo projeto, planejamento, construção e análise espacial de dados.