Programação

  • Objetivos:

    Refletir sobre os impactos econômicos e sociais dos eventos e megaeventos nas grandes cidades. Contribuir para que os estudantes possam ter noções básicas, de maneira teórico/prática, de principais segmentos do mercado de eventos e as possibilidades de atuação profissional neste setor. Oferecer noções básicas sobre o processo de planejamento e organização de diferentes tipos de eventos.

    Programa: 

    1. Importância, conceituação e tipologia de eventos. 

    2. Mercado e gestão de serviços em eventos. 

    3. Segmentos e oportunidades de atuação profissional em eventos. 

    4. Eventos: estratégias de elaboração, execução e avaliação de projetos.  

    5. Reflexões sobre o planejamento de eventos públicos e privados em lazer e em turismo. 

    6. Megaeventos no Brasil e no mundo: impactos sociais e econômicos.

    7. Visita técnica e plataformas para a organização de eventos presenciais e online. 

    A disciplina dará ênfase as possibilidades de trabalho nesse setor e de empreender, bem como as orientações sobre a importância e tipos de formação profissional especializada por meio de atividades praticas, visitas técnicas e viagens didáticas, com aulas ministradas com a carga horária concentrada, durante a semana, aos sábados conforme as especificidades e necessidades de áreas de atuação em eventos relacionados com o lazer e do turismo.

    Atenção: todas as atividades da disciplina, desenvolvidas na sala de aula ou fora dela devem ser depositadas aqui, no moodle, na atividade e datas indicadas. Nenhuma atividade será aceita por e-mail ou impressa. 

    As atividades individuais ou em grupo devem ser postadas por todos os integrantes do grupo dentro do prazo solicitado. 

    Critério de avaliação: avaliação formativa com entrega de atividades semanais e elaboração de projeto de evento cultural e envio no moodle.


  • Aulas 1 e 2 - 29/02 - Semana de Recepção dos Calouros

    Bom dia para todas e todos.

    Bem-vindas e bem-vindos na disciplina ACH1565 - Gestão e Promoção de Eventos em Lazer e Turismo.

    Atendendo ao pedido do DALAZ comunico que na quinta-feira, 28/02, participaremos das atividades de semana de recepção dos calouros. 

    Na quinta-feira nos encontraremos no Anfiteatro 1 no período Vespertino e, no noturno, na Sala 124 no Titanic.

    Por favor, solicito a gentileza de divulgarem esta mensagem no grupo da sala vespertino e noturno.

    A nossa participação é muito importante pois busca fazer a integração entre veteranos e calouros. Participem!!

    Abraço fraterno e até breve,

    Profa Juliana Rodrigues


  • Aulas 3 e 4 - 07/03 - Origens, principais conceituações e importância dos eventos no Brasil

    1) Apresentação de programa e estratégias de avaliação. Organização de grupos de trabalho.

    2) Eventos: origens, importância e o mercado de eventos; conceituação e tipologia de eventos. 

    Bibliografia: 
    Aldrigui, Mariana. Lições de um bom evento internacional. Disponível em: https://medium.com/@marialdrigui/li%C3%A7%C3%B5es-de-um-bom-evento-internacional-e4be37854b9a
    ALLEN, J. [et al]. Organização e Gestão de eventos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. 
    MARTIN, Vanessa. Manual Prático de Eventos. São Paulo: Atlas, 2016.


  • Aulas 5 e 6 - 14/03 - Gestão do turismo e eventos no Brasil e eventos sociais - Organização de casamentos

    Vespertino: aula às 14h em nossa sala do CB - sala 11. Eventos Sociais - Criação e gestão de empresa organizadora de eventos sociais. Convidado: Marcelo Cordeiro.

    Noturno: Eventos Sociais - Criação e gestão de empresa organizadora de eventos sociais. Sala de aula 124 - Titanic. Convidado: Marcelo Cordeiro.


  • Aulas 7 e 8 - 21/03 - Segmentos e oportunidades de atuação profissional em eventos. Organização de Congressos e seminários

  • Aula 9 - 28/03 - Atividade Assíncrona para complementar das aulas anteriores.

    Atividade Assíncrona para complementar das aulas anteriores.

     Visite o Site Doity e para organizar o seu evento de forma prática.

    Disponível: https://doity.com.br/site-para-evento

    Doity é uma plataforma digital para a organização e hospedagem de eventos remotos e presenciais.

    Atividade 2: Explore a plataforma Doity e, depois, pense em seu projeto de evento (Inauguração das novas quadras da EACH) avalie e responda:

    O que a plataforma oferece?

    Como a plataforma poderia contribuir com o evento que você e o seu grupo estão organizando?

     ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Bibliografias complementares para consulta ao longo do semestre que podem ajudar no processo de elaboração do projeto.

    Para saber mais sobre plataformas e recursos que facilitam a organização de eventos ver:

    Munhoz, Júlia Vidigal. Organização de eventos. As 7 melhores ferramentas para organizar a produção de um grande evento. Disponível em: https://www.moblee.com.br/blog/melhores-ferramentas-para-organizar-producao-de-um-grande-evento/

    Ferramentas para eventos: as 16 melhores do mercado. Https://blog.minhasinscricoes.com.br/ferramentas-para-eventos-as-16-melhores-do-mercado/

     

    Outra plataforma:

    https://evernote.com/pt-br/compare-plans


  • Aulas 10 e 11 - 04/04 - Eventos: estratégias de elaboração, execução e avaliação de projetos.

  • Aulas 12 e 13 - 11/04 - Eventos culturais - correção dos projetos e Megaeventos esportivos

    Orientação para a elaboração de projetos culturais;

    Aula sobre megaeventos esportivos.

    • Responder questionário sobre megaeventos esportivos. (Em grupo ou individual) - Prazo combinado: 18/04. 


      Atividade 3:

      Do ponto de vista de um pesquisador/planejador da área do Lazer e Turismo responda:

      1)Quais deveriam ser as exigências básicas para um país se tornar sede de megaeventos esportivos?
      2)Como definir as responsabilidades de investimentos financeiros em tais eventos? O que deve ser de responsabilidade do poder público e de responsabilidade do interesse privado? 
      3)Qual foi o diferencial do Brasil em relação aos países que já sediaram esses eventos?
      4)Quais projetos ou iniciativas garantiriam o aproveitamento futuro das instalações construídas para sediar esses eventos?


  • Aulas 14 e 15 – 13/04 - SÁBADO – 9h30 - Visita técnica – Holiday Inn Parque Anhembi

    Visita técnica no centro de eventos do hotel Holiday Inn Parque Anhembi


    Data: 13/04 
    Horário: 9h40 início da atividade no hotel
    Ponto de encontro: estejam pontualmente às 9h ao lado das catracas da estação Tiête do metrô. Eu estarei nas catracas a partir das 8h30 aguardando vocês. Partiremos das catracas da estação Tiête ás 9h.  


    Para quem quiser ir direto para o Holiday Inn São Paulo, há duas opções:


    1. Pegar o ônibus Jardim Almanara na estação Carandiru (Avenida Cruzeiro do Sul, n. 2453) e descer na Avenida Olavo Fontoura, n. 973, antes do hospital da Aeronáutica e caminhar até o Hotel.


    2. ⁠Descer na estação Portuguesa-Tietê e seguir a pé, o que levará cerca de 25-30 minutos de caminhada até o hotel.


    3. De carro: colocar no waze o seguinte endereço:  Rua Professor Milton Rodriguez, 100 - Parque Anhembi, São Paulo - SP, 02009-040. 

    Atenção: o estacionamento do centro de convenções e feiras é de responsabilidade de uma empresa privada e é pago, consultem o valor antes, pois costuma ser caro. 


    Por favor, sejam pontuais!


    Abraço,
    Profa Juliana Rodrigues
    Gustavo Brito

  • Aulas 16 e 17- 18/04 - Aula remota de Apresentação dos projetos culturais ou sociais de Inauguração das Novas Quadras da EACHs quadras novas da EACH

    Boa tarde.

    As apresentação devem acontecer hoje de forma remota na sala: meet.google.com/tkt-mqkb-mzw

    Informo que as apresentações de slides do projeto final deve ter a duração máxima de 10 minutos. 

    Horários:

    No VESPERTINO a partir das 14h. Por ordem de chegada na sala. 

    No NOTURNO - 19h - Ordem de apresentações:

    1) JUSP:  Bianca, Caio, Daiane, Gislena, Julia, Lívia e Renan.

    2) Arraial nas quadras: Dafne, Fernando, Jennifer, Larissa, Rafael, rebeca e Shirlei.

    3) Criatividade em leitura: Alicia, Beatriz, Emily, Leticia e Lucas.

    4) Conheça a EACH: Julia, Thais, Laura, Natalia, Estela e Renato.

    5) Feira gastronômica volta ao mundo: Caio, Gabriela, Lucas, Marcelo, Nicole, Samara, Sophia.

    6) Tnhão: André Luis, Bruno, Iara, Kaique, Raquel. 

    7) Carnaval Keralux - Andrew, Beatriz, Bianca, Giovana Letícia, Giovana Lucena, Letícia, Maria Eduarda, Rayssa.

    8) Inauguração Quadra - Mariana Silva, Victor Yuji, Bruno Mazzi.

    9) Renascer Esportivo - Ana Beatriz, Bianca, Christian, Giulia, Jullye, Mirela, Paloma.

    10) Gastronomia artesanal - Alef, Bruna Moura, Elisa, Felipe, Giovana Ebert, Lorenza.

    11) Taurus - Agatha, Aneli, Gabriel, Gabriela, Gustavo, João Paulo, Isabela.

    12) Quadras - Bruna Aparecida, Evelyn, Julia Rocha, Maria Victória, Paula Pereira.

    13) .....

    ** Lembro que todos os grupos terão até 10 minutos para fazerem a sua apresentação, organizem seus slides. 

      Link de acesso: meet.google.com/tkt-mqkb-mzw

    Abraço e até breve!

    Profa Juliana

  • Envio de projeto até às 23h59 do dia 30/04