Programação

  • Aula 1 - 29/02 - Recepção e Aula 2 - 07/03 - apresentações

    Olá estudantes:

    SEJAM BEM VINDES! Ressalto que este canal de comunicação virtual seguirá sendo BASTANTE usado, acompanhem SEMPRE!

    Sem ansiedade e pressa, iremos fazer hoje uma breve apresentação de cada um de nós na aula, de tal forma que possamos iniciar um processo de trocas pessoais e de construção de nossa própria sociabilidade pedagógica. 

    Além disso, farei considerações sobre a dinâmica pedagógica dessa disciplina e seus conteúdos e cronograma serão detalhados apenas em nosso segundo encontro.

    Além das apresentações pessoais em sala de aula, pediria que fizessem a gentileza de preencher a auto-avaliação que vai aqui em anexo par aqueles que não puderam estar conosco neste primeiro encontro. Essa deverá ser postada aqui como tarefa realizada, apenas para aqueles que não estiveram no encontro do dia 07/03.

    ESTAMOS JUNTOS!

    Abraços!

    RP e Tamires



  • Aula 3 - 14/03 - Avaliação diagnóstica/Lazeres pessoais e discussão conceitual

    Olá pessoal:

    Hoje nós teremos nosso encontro presencial às 14h, na SALA DE AULA! O EVENTO COM O PRESIDENTE DA EMBRATUR FOI TRANSFERIDO para sexta feira!  

    Turma da noite:  encontro às 19h, na sala de aula 235 (Titanic). 

    Durante o momento presencial, irei detalhar com vocês algumas das atividades que iremos desenvolver nas próximas semanas, e que incluem nossas primeiras aulas em ambientes abertos.

    Conteúdo de hoje: discussão do texto do Prof. Luiz Octávio, "Lazer: concepções e significados".

    Deixo aqui também indicada a primeira LEITURA OBRIGATÓRIA da disciplina, que vocês poderão encontrar na biblioteca ou mesmo em arquivos que circulam pela rede. Trata-se do livro "O que é LAZER" (Editora Brasiliense) do nosso querido professor Luiz Octávio de Camargo.

    Esse leitura vocês tem até dia 4 de ABRIL para fazê-la. POR FAVOR, programem-se para isso! 

    Veremos vocês em sala!

    Abraços

    RP e Tamires



  • Aula 4 - 21/3 - Organização para CAMPO, AAC e exercício de escrita.

    Olá pessoal:

    Faremos mais uma aula presencial e esperamos vocês as 14h (tarde) e as 19h (noite). Faremos também uma pequena preparação para uma atividade em campo na próxima semana aqui no bairro ao lado, o Jardim Keralux.

    Nossa discussão de hoje será iniciada com um exercício escrito, uma pequena "surpresa" para a sala de aula, que será conduzida pela Tamires. Eu, Reinaldo, estarei em um compromisso profissional na Cidade de Araguari, MG, na implantação do Parque dos Ferroviários daquela cidade e que depois vocês irão "conhecer" virtualmente.

    O livro "O que é LAZER", do Prof. Luiz Octávio, segue como leitura obrigatória para dia 4 de Abril. 

    Depois dele, vocês irão ler: LIVRO: LAZERES (Santos e Pacheco) - Cap. 1 - O trabalho e o lúdico: caminho histórico até o surgimento do lazer.

    Nos vemos logo menos!

    Abraços!

    Reinaldo e Tamires

                                                ****

    ATENÇÃO:

    Orientações para AAC - Atividades Acadêmicas Complementares

    Como já adiantei a vocês, até 20% de sua carga horária do curso pode ser realizada por meio de AAC (e, obviamente, deverei considerar isso na avaliação). Portanto, para este semestre sugiro as seguintes atividades, dentre as quais vocês deverão escolher ao menos TRÊS delas e realizar APENAS UM relatório, comentando e ATESTANDO a participação. O Relatório AAC deverá ser postado aqui, abaixo, em campo específico. É INDIVIDUAL! O objetivo é que re-conheçam parte do território onde estamos situados e suas riquezas, além de dialogar com o seu território cotidiano.

    1) Conhecer e participar de alguma atividade no Teatro Flávio Império, próximo da Estação Engenheiro Goulart e de preferência conhecer também o parque ao fundo do Teatro. Vocês podem localizar a página deles no Instagram.

    2) Conhecer e participar de alguma atividade na Ocupação Cultural Mateus Santos, de Ermelino Matarazzo. Vocês devem localizar as atividades nas redes sociais.

    3) Conhecer e participar de alguma atividade no Parque Ecológico do Tietê, programadas ou livres. 

    4) Conhecer e participar de alguma atividade em espaços de lazer privado na região próxima da EACH ou no seu território (bares, shows, clubes, etc.). 

    5) Conhecer e participar de alguma atividade em uma unidade do SESC, próximo do seu território, no SESC Belenzinho ou Itaquera. 

    6) Participar do processo eleitoral dos CADES Municipais, cuja inscrição para conselheiras e conselheiros estiveram abertas até 15/03.  Você pode tanto de candidatar em outra oportunidade, quanto participar como eleitor. Lógico que para isso, é importante que visite e conheça o território que cada CADES representa.

    Portanto, destas SEIS possibilidades vocês devem realizar no mínimo TRÊS e fazer apenas um relatório, inclusive comparando as experiências.

    DATA FINAL DE ENTREGA: última semana de JUNHO.

    Abraços e aproveitem!

    RP e Tamires



  • Aula 5 - 04/04 - Campo: Keralux

    Olá pessoal:

    Faremos nossa aula em campo no Jardim Keralux, às 14h e às 19h. Nos encontraremos e partiremos da própria sala de aula. Na segunda parte, voltamos para a sala de aula, buscando relacionar o que viram e perceberam no bairro com os conceitos abordados.

    Os menores de idade, por favor, tragam por escrito e assinada uma autorização dos responsáveis para que possam estar conosco na aula em campo. 

    Cada grupo de estudantes (4+-1) deverá fazer suas observações gerais sobre a caminhada pelas ruas do bairro e ao mesmo tempo conversar com pelo menos 5 pessoas, maiores de 18 anos, abordando:

    a) gênero/idade

    b) Tempo de moradia no bairro

    c) Lazeres - o quê? Onde?

    d) Viagens

    e) O que melhorar no bairro? Lazer? 

    f) Frequenta o Parque Ecológico? Conhece o Teatro Flávio Império? Ocupação Cultural Mateus Santos - Ermelino?

    Esses dados serão discutidos em sala de aula.

                                                                                         *****

    Vocês deverão LER, de forma complementar, o texto indicado:

    FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. (busquem na internet e encontrarão)

    Após essa aula, vocês serão orientados na elaboração de um pequeno relatório em grupo da aula em campo, bem como devem ser capazes de distinguir, em relação ao LAZER, suas características, funções e tipologia, conforme assinaladas pelo autor (CAMARGO).





    • Este material sintetiza informações demográficas recentes sobre o bairro. Vocês devem ler da página 26 a 32.

  • Aula 6 - 11/04 - HOMO LUDENS e discussão sobre O QUE É LAZER

    Olá pessoal:

    Nessa aula nosso encontro será as 16h para a turma da tarde e as 19h para a turma da noite.

    ATENÇÃO - Orientação para o RELATÓRIO de CAMPO!

    No horário que antecede (tarde) e sucede (noite) nosso encontro presencial vocês deverão se organizar nos grupos que fizeram a aula em campo. Cada grupo deverá preparar um relatório básico descritivo, com no máximo três páginas, no qual relatem suas observações sobre o bairro e as entrevistas realizadas com moradores acerca de seus lazeres e viagens. Devem ainda selecionar DUAS (apenas, não mais do que isso) fotos que tenham sido feitas por integrantes do grupo e no relatório indicar quem fez a foto. Essas fotos devem ser colocadas ao final do relatório e legendadas.

    Esse relatório deve ser postado aqui no e-disciplinas no link que está abaixo. Isso poderá ser feito exclusivamente até dia 25/04.

    Além disso, hoje faremos uma discussão mais aprofundada sobre as relações entre LAZER e COMPORTAMENTO LÚDICO. Dessa forma, peço que leiam (ou releiam, para alguns...) o CAP 1 do livro "LAZERES", da página 30 até a 42 (até dia 18/04).

    Além disso: deixo aqui indicações de leituras complementares:

    1) HUIZINGA, Johan. HOMO LUDENS (CAP 1 - Natureza e significado do jogo como fenômeno cultural).

    2) CAILLOIS, Roger. OS JOGOS E OS HOMENS. Cap 1 - Definição de jogo e cap 2 - Classificação dos jogos.


    AVANTE!


    RP e Tamires


    • Aqui vocês deverão postar um PDF do relatório  EM GRUPO da aula em campo realizada em 28/04, no Jardim Keralux, conforme as orientações já realizadas. Apenas um integrante do grupo precisa fazer a postagem.

    • Por que falarmos em desconexão? Qual a sua relação com as reflexões sobre o tempo? E com as nossas disputas pelos tempos de trabalho e de não trabalho? Com base nessas indagações, o objetivo deste artigo é analisar as relações que se estabelecem, atualmente, entre os tempos de trabalho e de não trabalho, priorizando a questão do “direito e dever à desconexão” do trabalho, ao tempo de não trabalho. Tomando o tempo como uma construção social, faremos uma leitura histórica das disputas por esses tempos sociais, até chegar às suas atuais configurações, apoiando-se, ainda, na percepção dos trabalhadores. Veremos, então, como diversos atores sociais têm-se mobilizado para discutir “o direito e o dever à desconexão” do trabalho.


    • Espaço destinado às postagens em vídeo sobre a aula em campo no Keralux. Lembro que está atividade não é obrigatória, mas será muito bem recebida. 

  • Aula 7 - 18/04 - Alinhamento Conceitual - Ludicidade x TRABALHO x LAZER - Lazeres familiares (exercício)

    Olá pessoal:

    NOSSO ENCONTRO DE HOJE: 16h, para a turma da tarde... 19h, para a turma da noite! 

    Nesse encontro nós iremos começar uma discussão mais profunda sobre a relação entre LAZER e TRABALHO.

    Leitura complementar: artigo de minha colega Ana Claudia Cardoso (está postado na aula anterior) e que será mais bem explorado nas próximas semanas. 

    HOJE, faremos um ALINHAMENTO CONCEITUAL em relação aos conceitos até aqui discutidos - LUDICIDADE, LAZER e TRABALHO.

    Para isso, espero que tenham lido:

    a) O que é Lazer

    b) Capítulo 1, do livro LAZERES


    Faremos um pequeno exercício, que vocês deverão realizar com os seus familiares, sobre os LAZERES de seus pais e avós. Serão indicadas as formas de realização.


    Abraços e até a aula!


                                                                                 ******

    Faremos em breve o trabalho de campo da Paulista - Roosevelt, que provavelmente será na primeira semana de maio (02/05). Confirmarei em tempo e vocês terão orientações específicas.


    POR FAVOR, coloquem em anexo abaixo a tarefa de vocês sobre os LAZERES FAMILIARES.


    VALEU!

    RP e Tamires



    • Esta tarefa tem o objetivo de construir com vocês estudantes a compreensão sobre as mudanças históricas ocorridas com o LAZER, a partir da visão de como se dava o lazer de sua família. A estratégia é perguntar para seus PAIS/MÃES e AVÓS/AVÔS quais eram as atividades de lazer quando estas DUAS GERAÇÕES tinham mais ou menos a idade de 20 anos. Anotem as respostas. Perguntem sempre sobre a "territorialidade": onde viviam, como era a vida deles na idade de 20 anos, aspectos do cotidiano. Registrem isso.

      Anexem aqui em PDF, preferencialmente.

  • Aula 8 - 25/4 - LAZERES: tipologia. Relação Lazer x Trabalho x Família

    Olá pessoal:

    No encontro de hoje (16h, tarde/ 19h, noite) iremos terminar a discussão sobre Lazer x Trabalho e incluir aí uma discussão sobre "lazeres familiares". Espero que ao menos alguns de vocês tenham conseguido iniciar o exercício que foi proposto, de conversar com seus pais e avós (ou o que conseguirem, considerando duas gerações diferentes... tios, tias, madrinhas, padrinhos, etc), abordando com eles sobre seus "lazeres" quando tinham cerca de 20 anos de idade. Isso nos possibilitará uma visão sobre as mudanças sociais e históricas sobre os usos do tempo disponível para lazer.

    Espero que tenham conseguido ler o trecho do livro "LAZERES" que foi indicado para vocês. Por favor, tragam suas anotações para a discussão coletiva.

                                    **** 

    No próximo encontro, faremos nossa segunda AULA EM CAMPO, abordando a temática Lazer x Cidades. Para isso vocês serão organizados em três grandes grupos e farão três circuitos diferentes de deslocamento pela cidade, observando os espaços e práticas de lazer. Por favor, fiquem atentos ao roteiro que está aqui em anexo. de preferência, deixem o arquivo disponível em seus celulares.

    Além disso, para essa aula em campo, vocês deverão LER, OBRIGATORIAMENTE, o seguinte artigo: "Lazer e Cidades: protagonismos e antagonismos nas lutas por espaço". 

    A aula da turma da tarde deverá ser iniciada as 16h e a aula da turma da noite as 19h (PONTUALMENTE). Iniciaremos em frente ao CENTER 3, na Paulista, defronte ao Conjunto Nacional. O percurso se encerra cerca de 1h30 depois na Praça Roosevelt. Serão três percursos até lá: 

    a) Via MASP, Nove de Julho, Praça 14 bis, subindo em direção ao Parque Augusta e chegando na Roosevelt.

    b) Via Consolação, descendo direto até a Roosevelt.

    c) Via Augusta, descendo direto até a Roosevelt.

    Os grupos e sub-grupos serão separados em CAMPO. Os menores de 18 anos deverão trazer autorização dos pais ou responsáveis para participar dessa atividade. Entregar no momento da atividade.

    Leituras OBRIGATÓRIAS:

    1) PACHECO, Reinaldo. Lazer e cidades: protagonismos e antagonismos na luta por espaços. Revista do Centro de Pesquisa e Formação CPF/SESC, maio 2016, p. 92-103.

    2) CAP 2 - LAZERES - Tempo: livre para quê?

    Leitura complementar:

    MAGNANI, José Guilherme Cantor. Da periferia ao centro: pedaços & trajetos. Revista de Antropologia. São Paulo, USP, 1992, v.35, p. 191-203.

     Aguardo vocês em sala hoje!

    Abraços




    • Este ensaio busca refletir sobre a questão do direito ao lazer no cenário das grandes cidades brasileiras tomando como referência três fenômenos sociais bastante atuais: a ocupação de espaços públicos de forma autônoma e auto-organizada por parte de coletivos de cultura, arte, esportes e luta política; os assim denominados “rolezinhos”, formas de encontro e sociabilidade típicas de jovens das periferias urbanas; e o crescimento exponencial que tem acontecido no uso de parques públicos urbanos. Busca-se compreender os pontos de contato entre estes fenômenos e as relações sociais que os diferenciam com o objetivo de analisar os paradoxos contemporâneos concernentes à concretização de uma cidadania plena de direitos, na qual o lazer ocupa uma indiscutível centralidade, dada a complexidade da luta política em sociedades tão desiguais como a brasileira.


    • Baseado em trabalhos já desenvolvidos sobre locais de encontro e formas de sociabilidade na cidade de São Paulo, o artigo apresenta as categorias pedaço, mancha, trajeto e pórtico. Essas categorias permitem explorar as relações entre a prática coletiva e o espaço onde ela ocorre. O objetivo do artigo é explicitar essas categorias e discutir "seu processo de construção, alcance de aplicação e capacidade de sugerir recortes significativos na cambiante realidade urbana"

  • Aula 9 - 02/05 - Lazer x Cidades. Aula em Campo Paulista/Augusta/Roosevelt

    Olá pessoal:

    Hoje nossa aula é na rua, avenida, praça... na CIDADE!

    Iremos no encontrar as 16h e as 19h na frente do Center 3 e realizar três roteiros diferentes até o momento de fechamento da aula, na Praça Roosevelt, cerca de uma hora e meia depois de termos iniciado a atividade.

    1) MASP, 9 de julho, 14 bis, Frei Caneca, Roosevelt.

    2) Augusta (baixa) - Roosevelt.

    3) Consolação - Roosevelt.

    Vocês receberão as devidas orientações em campo e haverá monitores acompanhando o trajeto de vocês. Nas orientações consta o meu telefone e não se constranjam em entrar em contato se houver algum problema. Os menores de 18 anos devem trazer autorizações assinadas pelos responsáveis.

    Por enquanto, fiquem aqui com as orientações sobre os roteiros e como deverão realizar os relatórios dessa aula em campo. 

    Não se esqueçam de realizar as leituras para essa aula, tanto do texto obrigatório bem como o complementar, se conseguirem. Falaremos sobre eles no encerramento da aula na Praça Roosevelt e eles devem ser usados nos relatórios finais.

    Abraços

    Reinaldo Pacheco e equipe de monitoria


    • Cada grupo (3 a 6 estudantes) deve descrever suas observações no percurso realizado e escolher APENAS UM espaço e discutir a importância dele para o LAZER da cidade. Estudantes que perderam essa aula poderão repor, fazendo um dos percursos e relatório individual. LEIAM as ORIENTAÇÕES!

    • Você deve colocar aqui, preferencialmente em PDF, o relatório sobre a aula em campo na Paulista/Roosevelt, seguindo as instruções do roteiro específico. CADA GRUPO (3 a 5 estudantes) deve descrever o percurso e escolher APENAS UM espaço de lazer e responder: qual a importância deste espaço para o LAZER da e na cidade?


  • Aula 10 - 09/05 - Lazer e Ludicidade - Lazer x religiosidades

    Olá estudantes:

    Na aula de hoje faremos diversos comentários sobre essa aula em campo.

    Continuaremos nosso alinhamento conceitual ao discutir as relações entre LUDICIDADE e LAZER e discutiremos parte do conteúdo referente às relações entre os "lazeres e religiosidades", mas peço a vocês que ESCOLHAM uma das leituras em anexo, seja o artigo ou o capítulo de livro. APENAS UMA DAS DUAS é leitura obrigatória! ESCOLHAM!

    Faremos a discussão no início da próxima aula, já em sala.

    Aguardo vocês!

    Abraços


    Reinaldo Pacheco e Tamires Matschuck. 

    • Lazer, religiosidade e idosos.pdf

      Este estudo teve como objetivo analisar a produção de conhecimento sobre a religião / religiosidade e prática de lazer no envelhecimento. Ele foi desenvolvido com base em uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados com base na América Latina e do Caribe (Lilacs), a Scientific Electronic Library Online (Scielo), a literatura médica sistema on-line (Medline) e CIDSAÚDE, seguido por análise de conteúdo de Bardin, emergindo quatro categorias, as quais mostraram os benefícios da prática de atividades recreativas para a saúde de idosos, fornecendo-lhe interação social, bem-estar físico e psicológico. No entanto, ainda existem barreiras para que as pessoas mais velhas tenham acesso a essas atividades. A religião / religiosidade foi nomeado pelos idosos como ferramenta para a construção de espaço de lazer para o entretenimento, permanecer ativo e fazer novos amigos. Os resultados indicam a importância da prática de lazer no envelhecimento, especialmente no que diz respeito ao papel da religião / religiosidade neste segmento da população que está crescendo a cada dia.


    • Esse capítulo, escrito por Roberto Vilela Elias e Ricardo Ferreira Freitas é parte do livro:

      COSTA, Amanda Danelli; PADILHA, Marcela do Nascimento; PEREIRA, Thiago Ferreira Pinheiro Dias (organizadores).Territórios do Turismo: perspectivas de passados, presentes e futuros possíveis. Boa Vista: Editora IOLE / Rio de Janeiro: EdTur, 2021.


  • Aula 11 - 16/05 - Lazer, religiosidades e diversidade Cultural

    Olá estudantes:

    Hoje nossa aula será novamente na sala de aula, 14h e 19h. Iremos discutir as leituras indicadas na aula passada e que tocam nas questões relativas a lazer e religiosidades. Retomaremos também a discussão conceitual a partir do CONCEITO de LUDICIDADE. Comentaremos também os "lazeres familiares". 

    Além disso, faremos uma aula introdutória sobre as relações entre Lazer e Diversidade Cultural.

    Para essa aula, não posso deixar de indicar uma leitura fundamental para a formação de vocês: "O Povo Brasileiro", de Darcy Ribeiro. Essa leitura deveria ser obrigatória, mas desta feita deixo na consciência de cada um a construção de seu próprio percurso formativo. Há vídeos excelentes de Darcy Ribeiro, um grande intelectual já falecido, comentando essa e outras obras.

    Para que tenham uma leitura obrigatória nessa temática, indico o seguinte, a escolher:

    A) Livro "Lazeres" (Santos e Pacheco), p. 71-76 (lazer e cultura)

    B) Artigo: Lazer, Território e Política Cultural Pública (Arastegui e Gomes). Em anexo. 

    Essa leituras devem ser feitas após a aula e até a próxima semana. LEMBRANDO: relatório de campo da Paulista/Roosevelt até a próxima semana!

    Nos vemos logo menos!

    Saudações!

    Reinaldo Pacheco e Tamires Matschuck. 

    • Este trabalho focaliza a política cultural pública denominada Pontos de Cultura/Cultura Viva (2004-2016) com o intuito de compreender sua implementação nas territorialidades geográficas urbanas denominadas ‘comunidade’ na cidade de Belo Horizonte/MG. Como essa política foi pensada para dinamizar, promover e estimular a cultura de base comunitária em todas as regiões do Brasil, nesse artigo procura-se entender o significado teórico-prático dessa territorialidade nomeada como ‘comunidade’ por meio do estudo de caso de dois pontos de cultura belo-horizontinos.

  • Aula 12 - 23/05 - Lazer e Educação

    Olá estudantes:

    Nosso encontro de hoje será na sala de aula, as 16h para a turma da tarde e as 19h, para a turma da noite. 

    Nossa discussão de hoje será sobre as relações entre LAZER E EDUCAÇÃO, temática que a mim é muito cara, já que minhas pesquisas se cruzam com estas duas áreas. Para nossa aula e mesmo depois dela sugiro que acompanhem o cana do YOU TUBE "Cidade, Educação e Políticas Públicas". Se inscrevam no canal e fortaleçam o nosso movimento.

    https://www.youtube.com/channel/UCsEnrDVtsXz1GAVctL9-QPw/videos

    Como leitura OBRIGATÓRIA, deixo os seguintes textos:

    a) Livro LAZERES, p. 77 a 80. 

    b) Artigo: PACHECO, R. T. B. Cidade, Educação e Políticas Públicas: Qual o Espaço da Educação Não Formal e Informal nas Políticas Educacionais?. Revista da Graduação. , v.1, p.95 ­ 99, 2016.

    Abraços.


    Reinaldo Pacheco


    • A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) caracteriza-se pela oferta de dez cursos diferentes que contam com um ano inicial, com o objetivo da formação humana abrangente, que denominamos de Ciclo Básico (CB). Dentro do CB, algumas disciplinas buscam cumprir esse papel de educação ampliada e compreensão da sociedade contemporânea, dentre elas a disciplina denominada Estudos Diversificados (ED). Nessa disciplina, os docentes são estimulados a oferecer aos estudantes cursos com temáticas abrangentes que permitam a reflexão crítica sobre a sociedade contemporânea. A presente comunicação busca mostrar a experiência de oferta de uma dessas disciplinas de ED, denominada Cidade, Educação e Políticas Públicas, cujo principal questionamento é a compreensão reducionista que as políticas educacionais apresentam acerca do conceito de educação, desconsiderando a potencialidade cidadã das práticas formais e informais. Elegeram-se como objetivos específicos desse ED: a) proporcionar aos estudantes uma visão ampliada do processo educacional formal, não formal e informal e da convergência desse processo com a problemática do uso dos espaços públicos urbanos; b) permitir aos estudantes a observação e o registro, por meio de fotos e vídeos, com produção de documentários audiovisuais, das oportunidades de educação que ocorrem na experiência urbana metropolitana. Palavras-chave: Ensino Superior; Educação Não Formal; Políticas Educacionais

  • Aula 13 - 30/05 - Lazer x Atuação Profissional/Pesquisa

    Olá estudantes:

    ESPERO que tenham lido o seguinte: (LEITURAS OBRIGATÓRIAS)

    a) Livro LAZERES, Capítulo 4 - Perfil profissional e mercado de trabalho (p.130-167).

    b) ARTIGO: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL: EGRESSOS DO CURSO DE LAZER E TURISMO – USP

    Aguardo vocês na próxima semana então, com as LEITURAS realizadas, por favor! 

    Reinaldo Pacheco e Tamires Matschuck.



    • Objetivo: Identificar a inserção dos egressos do curso Lazer e Turismo, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, no mercado de trabalho, reconhecendo os setores de atuação aos quais estão vinculados e as funções que desenvolvem. Metodologia: A estratégia escolhida para a coleta de dados combinou as pesquisas bibliográfica, documental (projeto pedagógico do curso e site da instituição) e de campo. A pesquisa de campo foi realizada com 73 egressos, mediante aplicação de questionário online. Originalidade/relevância: Ter conhecimento da inserção dos egressos no mercado de trabalho, bem como dos setores em que atuam e das funções que desenvolvem é uma forma de compreender a identidade dos profissionais do lazer. Principais resultados: Foi possível identificar que: 52,1% dos ex alunos não estão atuando na área em que se formaram. Aqueles que estão atuando no campo do lazer (47,9%) trabalham no setor privado (81,6%) e possuem vínculo trabalhista no regime da CLT (54,1%). Os egressos pesquisados atuam em diferentes locais e assumem funções de elaboração, execução e coordenação de vivências de lazer e turismo, além do trabalho com consultoria e gestão de empresas. Contribuições teóricas metodológicas: Consideramos que as pesquisas com egressos são uma forma de retratar a dinâmica do mercado de trabalho, bem como avaliar os processos formativos ofertados. Palavras-chave: Lazer Turismo. Formação e Atuação profissional. Egressos. Mercado de Trabalho

  • Aula 14 (06/6) - Lazer: intervenção profissional e pesquisa - Trajetórias Profissionais

    Olá pessoal:

    O encontro de hoje será sobre Trajetórias Profissionais no campo do LAZER e teremos as seguintes ilustres presenças na aula. EGRESSOS de LZT (16h tarde e 19h noite):

    Convidados:

    1) Laura Juliana: Mestra em ciências pelo ProMuSPP e bacharela em Lazer e Turismo na EACH - USP, trabalhou no Museu do Futebol, coordenou o programa de Lazer do Núcleo Regional São Paulo da APABB durante seis anos e meio, e atuou com análise de parcerias do Instituto Rede Mulher Empreendedora. Ativista na área da deficiência faz parte do GT TEA da SMPED e GT Cultura, Lazer, Esportes e Turismo (grupo de mobilização da sociedade civil do Estado de São Paulo).  Também faz parte do grupo de estudos e pesquisas: diferenças, deficiências e desigualdades - intersecções no campo da educação, e do TerCor: políticas, lazer, parques.

    2) Denilton Barbosa: Estudante em Gestão de Negócios e Inovações pela FATEC SEBRAE Graduando no curso de Lazer e Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP. É Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul.  Na área do  turismo, trabalhou nas empresas: Top Service Tur (Grupo Águia), Flytour (atual Befly) Costa Verde Tabatinga Hotel, HB Hotels. Realizou intercâmbio na Universidade de Girona- Espanha, como bolsista do programa de mérito acadêmico da Universidade de São Paulo. Participou de diversos encontros, congressos, feiras e debates (Lazer em Debate, ENAREL), sendo o campo de estudo Uso Público dos Parques Urbanos. Atualmente é sócio proprietário da empresa Lelinho Brinquedos, Lelinho Sorvete de Infância, DSBTUR Viagens e Batatohumm restaurante.

    3) Alexandre da Silva: Mestrando no Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política (EACH-USP), Bacharel e Licenciado em Geografia (FFLCH-USP) e Bacharel em Lazer e Turismo (EACH-USP). Atualmente é Animador Cultural no SESC São Paulo. Dedicado aos estudos da Estrada do Padre Dória desde 2007, contribuiu em pesquisas, eventos e publicações da Comissão Histórico-Cultural de Salesópolis, do Instituto Lar e Terra e do Núcleo padre Dória do Parque Estadual da Serra do Mar (NPDor-PESM). Atuou na Prefeitura de Suzano, na Secretaria da Cultura, na Prefeitura de Mogi das Cruzes (SP), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, tendo exercido funções também na Secretaria de Educação e na Prefeitura de Salesópolis, na Diretoria de Turismo. Trabalhou em projetos de consultoria em turismo, junto aos Governos dos Estados de São Paulo e Ceará, assim como em projetos no terceiro setor, ligados a lazer, recreação, educação ambiental e monitoria em turismo, junto à Oscip Passatempo Educativo. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política (EACH-USP), Bacharel e Licenciado em Geografia (FFLCH-USP) e Bacharel em Lazer e Turismo (EACH-USP). Atualmente é Animador Cultural no Sesc São Paulo. Dedicado aos estudos da Estrada do Padre Dória desde 2007, contribuiu em pesquisas, eventos e publicações da Comissão Histórico-Cultural de Salesópolis, do Instituto Lar e Terra e do Núcleo padre Dória do Parque Estadual da Serra do Mar (NPDor-PESM).

    4) Bárbara Bastos: Tem 30 anos, formada em LZT USP, atua no setor de eventos há mais de dez anos, iniciando no setor operacional. Depois, começos a trabalhar com planejamento e produção de eventos de pequeno, médio e grande porte. Vasta experiência com eventos corporativos e sociais. Atuou para grandes marcas: Natura, Banco Master, Pernod Ricard, Diageo, 51, Dewar's, Braé, entre outras. Atualmente, planeja e organiza eventos por meio da BahEvents, empresa pessoal e também é sócia da BW Ativações, atuando para a Cacau Show. É também gestora de eventos numa operadora de Turismo de Luxo.

    5) Patrícia Santana: Paty Santana é graduada em Lazer e Turismo pela USP e Técnica de Turismo pela ETESP e Pós Graduada em Gestão Estratégica de Marketing pelo SENAC. Organiza e assessora eventos há 20  anos e já comercializou mais de 2.000 eventos entre sociais corporativos de todos os portes e segmentos. É sócia fundadora da Wemake Eventos, uma agência especializada em eventos corporativos que está há 9 anos no mercado. Descobriu durante sua trajetória em eventos a paixão pelos casamentos e realização de sonhos quando fundou a Cérémonie Eventos Sociais (junto com o Marcelo Cordeiro).  Foi professora convidada no Curso de Organizadores de Eventos do SENAC.

    6) Marcelo Cordeiro: Graduado em Lazer e Turismo pela USP com intercâmbio acadêmico na Universitat de Girona. Formado em  Marketing pela FATEC SEBRAE e técnico em Administração pela ETEC. Atua na área de eventos há mais de 10 anos. Produtor Master na Wemake Eventos, atua na criação e planejamento de eventos de diferentes portes e segmentos. Sócio Fundador na Cérémonie eventos, atua com planejamento e produção de casamentos, debutante e renovação de votos.

    7) Cesar Alves: Graduado em LZT e atua junto a Fundação Florestal/ SP como gestor e como supervisor de projetos de Planos de Manejo.

    8) Daniela Signorini Marcilio: Bacharel em lazer e turismo, mestra em estudos culturais, e doutora em educação.


    Espero que aproveitem bastante essa sessão com os egressos para pensarem suas próprias possibilidades de trajetória profissional!


                                                                          ******

    Após a atividade de hoje vocês deverão fazer TRÊS TAREFAS obrigatórias, até dia 13 (links serão colocados durante a semana):

    1) Preenchimento do formulário de "audiência" desta atividade de hoje. LINK formulário:

    https://forms.gle/mtpMXsktyXBhUVbE7

    2) Entrega da última tarefa individual de correlação entre UM artigo nacional e UM internacional no campo do LAZER.

    Nessa tarefa final você deve ESCOLHER a) apenas UM artigo nacional, considerando as seguintes revistas: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; Revista LICERE; b) apenas UM artigo internacional considerando as revistas Society and Leisure; Journal of Leisure Researche; POLIS, Revista latinoamericana. Após escolher os artigos de seu interesse, faça a leitura e realize um texto síntese, estabelecendo correlações entre os dois artigos a partir de seus principais argumentos e dados apresentados. Esse texto deve ser fechado em PDF (não esqueça de referenciar os artigos escolhidos) e colocado aqui no e-disciplinas, em campo específico, abaixo!

    3) Preenchimento do formulário de AUTO AVALIAÇÃO de sua participação e seu desempenho na disciplina. LINK formulário:

    https://forms.gle/8F58WyTnWjXx9hey8

    SUA NOTA NÃO SERÁ LANÇADA NO JÚPITER SEM O PREENCHIMENTO DESTE FORMULÁRIO!


    Abraços e boas férias!


    Reinaldo Pacheco



  • Aula 15 - 13/06 - ajuste de calendário e entregas de autoavaliação

    Essa aula será usada apenas para a entrega das autoavaliações e avaliações do curso a serem OBRIGATORIAMENTE elaboradas por cada estudante.

  • Aula 16 - 20/06

  • Aula 17 - 27/06