Esta disciplina tem o objetivo de fornecer aos alunos uma visão geral das principais estratégias, técnicas, critérios e ferramentas de apoio ao teste de software, além do contato com os principais tópicos de pesquisa da área. Os alunos terão a oportunidade de explorar os principais conceitos e tópicos de pesquisa na área, bem como utilizar e desenvolver ferramentas para apoiar atividades específicas de teste de software.
Preparar pesquisadores em nível de mestrado e doutorado para projetos de pesquisa que tratem da interação social em mundos virtuais. Analisaremos os efeitos de estruturas temporais e a materialidade de artefatos digitais em como atividades organizacionais ocorrem em mundos virtuais. O foco da análise se dá sobretudo em espaços digitais (sintéticos) imersivos, como mundos virtuais, a questão do metaverso, e outras formas de realidade. A abordagem da disciplina é de processos, em que deixamos de considerar a realidade como uma substância tangível ou abstrata (ex. produtos, edifícios, empresa, conselho de administração, decisão, estratégia) para estuda-la como um fluxo, ou o processo que se desenrola em ambientes digitais que se mesclam com o mundo físico. Observa-se como estruturas temporais (ex. deadlines, cronogramas, medidores de ritmo e frequência, âncoras de sincronicidade) moldam e são moldadas por artefatos digitais em organizações modernas.
Estudar os fundamentos teóricos básicos, técnicas e principais abordagens usadas em planejamento probabilístico e aprendizado por reforço em Inteligência Artificial.
Fornecer uma visão geral sobre os fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa na área de Sistemas de Informação, contemplando aspectos teóricos e práticos; discutir conceitos sobre ciência, conhecimento científico e pesquisa científica e sua relação com a produção tecnológica; estabelecer diretrizes para realização da pesquisa científica em Sistemas de Informação; discutir abordagens, paradigmas e métodos de pesquisa em Sistemas de Informação, contemplando tanto aspectos tecnológicos e computacionais quanto humanos e organizacionais.
Desenvolver produtos funcionais na área de SI - Sistemas de Informação para interligar e consolidar conceitos teóricos e práticos durante a criação de produtos baseados em tecnologia digital. Estimular a criação de produtos funcionais em SI como forma de ampliar o impacto dos resultados de pesquisas e ideias inovadoras. Aproximar o aluno dos desafios e oportunidades do mercado de SI.
O objetivo da disciplina é prover aos alunos uma estrutura de análise econômica para avaliar os problemas que envolvem a alocação dos bens de informação, que são recursos escassos e suas implicações em termos de eficiência produtiva, estratégias de negociação, incentivos e questões de segurança na Internet. Permitindo, deste modo, maior clareza em análises de estratégias enfrentadas por governos, organizações com e sem fins lucrativos tais como preços, pacotes, controle de versão, as externalidades de rede, gestão de direitos e segurança.
Familiarizar os estudantes com as várias estruturas de dados, técnicas de programação e a análise da complexidade assintótica de algoritmos buscando habilitá-los a contar com esses recursos no desenvolvimento das atividades de ciência de computação.
Apresentar o aluno ao que atualmente se aceita como melhores práticas na condução de experimentos em Aprendizado de Máquina Supervisionado, indo desde avaliação de modelos e projeto de experimentos até a descrição e comparação dos resultados.