Indice degli argomenti

    • 15 questões como exercício para Prova 1 - Capítulos 1, 2 e 3

    • Prova teórica objetiva a ser feita em sala de aula acerca dos capítulos 1 a 3.

    • Prova teórica objetiva a ser feita em sala de aula acerca dos capítulos 4 e 5.

    • Prova teórica objetiva a ser feita em sala de aula acerca dos capítulos 6 a 11, exceto capítulo 7.

    • Elaboração de um vídeo sobre as características econômicas de um mercado de lazer ou turismo. O vídeo deve ter entre 3 e 6 minutos.

      Os vídeos serão avaliados em duas fases. A primeira fase é a avaliação por colegas discentes da turma. Nessa fase, cada discente deverá avaliar 8 vídeos de colegas. Os links dos vídeos entregues serão distribuídos via eDisciplinas. As avaliações serão feitas em um formulário específico com 10 critérios. Cada critério deverá ser avaliado na seguinte escala:

      • 1,0 - O critério foi plenamente atendido
      • 0,5 - O critério foi parcialmente atendido
      • 0,0 - O critério não foi satisfatoriamente atendido.

      Os critérios avaliados serão:

      1. A atividade econômica selecionada está bem definida? A atividade se refere à produção e/ou venda de um bem ou serviço único e específico comercializado no mercado?
      2. A atividade selecionada para análise é característica do lazer ou do turismo?
      3. As características da demanda por esse produto foram bem descritas e discutidas?
      4. As características da oferta desse produto foram bem descritas e discutidas?
      5. A estrutura do mercado da atividade selecionada foi detalhadamente descrita e discutida?
      6. A dinâmica do mercado da atividade selecionada foi detalhadamente descrita e discutida?
      7. As distorções do mercado da atividade selecionada foram detalhadamente descritas e discutidas?
      8. Os conceitos teóricos da economia foram bem aplicados na análise da atividade selecionada?
      9. O vídeo se focou nas questões econômicas solicitadas ou perdeu o foco e gastou a maior parte do tempo tratando de questões não propriamente econômicas?
      10. A qualidade técnica do vídeo (imagem e som) é de boa qualidade?

      Na segunda fase, os melhores vídeos e alguns vídeos selecionados serão apresentados em sala de aula para um debate final.