Indice degli argomenti
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Este documento detalha o conteúdo das aulas, que de qualquer maneira podem ter modificações de acordo ao andamento do semestre. Atualizado em 21 de março.
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Aqui você encontrará as instruções para realizar as tarefas relacionadas aos créditos trabalho.
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Este experimento será feito com o material desta página.
Para acessar o material basta clicar no título desta tarefa.
Aqui você encontrará dois vídeos que mostram um pesinho pendurado no disco de Acrílico (Dentro) e outro com o pesinho pendurado no disco de Ferro (Fora) a para contextualizar o experimento, as imagens com as diferentes partes do arranjo experimental, a lista de massas, o nome de cada estudante e o conjunto designado, os conjuntos a serem distribuídos assim como o guia de trabalho.
Vale lembrar que o experimento deve ser realizado em duplas, sendo que um só conjunto deve ser usado, seja aquele designado ao aluno 1 ou ao aluno 2 de cada grupo.
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Aqui você encontrará a pasta zipada com o conjunto de imagens que lhe foi designado.
Os conjuntos PCD1,PCD2, etc. significam Peso Cobre Dentro 1, 2... o que significa que o pesinho foi pendurado no disco de Acrílico (Dentro).
Os conjuntos PCF1,PCF2, etc. significam Peso Cobre Fora 1, 2... o que significa que o pesinho foi pendurado no disco de Ferro (Fora).
Os conjuntos PPD1,PPCD2, etc. significam Peso Prata Dentro 1, 2... o que significa que o pesinho foi pendurado no disco de Acrílico.
Os conjuntos PPF1,PPF2, etc. significam Peso Prata Fora 1, 2... o que significa que o pesinho foi pendurado no disco de Ferro (Fora).
Os conjuntos PCP1D1,PCP1D2, etc. significam Peso Cobre + Pesinho 1 Fora 1, 2... o que significa que o pesinho foi pendurado no disco de Acrílico (Dentro).
Os conjuntos PCP1F1,PCP1F2, etc. significam Peso Cobre + Pesinho 1 Fora 1, 2... o que significa que o pesinho foi pendurado no disco de Ferro (Fora).
Os conjuntos P1P2D1,P1P2D2, etc. significam Pesinho 1 + Pesinho2 Fora 1, 2... o que significa que o pesinho foi pendurado no disco de Acrílico (Dentro).
Os conjuntos P1P2F1,P1P2F2, etc. significam Pesinho 1 + Pesinho2 Fora 1, 2... o que significa que o pesinho foi pendurado no disco de Ferro (Fora).
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Analisaremos aqui a atividade de rolamento com deslizamento. É muito importante que vocês façam a entrega da primeira parte até o dia 7 de abril, domingo, para que vocês possam compreender melhor o que será dado em sala de aula. Essa primeira entrega não precisa conhecimentos sobre o fenômeno. Vocês devem medir a posição linear do centro de massa e a posição angular de um ponto da roda. Como nas outras atividades, vocês devem derivar e obter a velocidade desses pontos. Uma vez obtidos esses valores, vocês deverão fazer os gráficos.
Instruções deste experimento
A atividade será a que aparece no seguinte link: http://www.fep.if.usp.br/~fisfoto/rotacao/rolamento/index.php
Vocês devem executar até o item B8 e lembrem-se que esta primeira entrega não vale nota. Só esperamos ver se a tomada de dados foi bem feita para vocês poderem fazer a análise de dados sem problemas de compreensão devida a erros nas medidas.
A distribuição dos conjuntos aparece clicando no ícone rosa da atividade, que deve ser realizada em dupla. Pessoas de períodos diferentes (diurno e noturno) também podem formar duplas. Caso os conjuntos/grupos de dados destinados para as duas pessoas da dupla sejam diferentes, a dupla deverá optar por apenas um dos conjuntos/grupos para analisar.
Para entender como os conjuntos de dados estão divididos em grupos, consulte a aba Filmes e Quadros da página do experimento:
http://www.fep.if.usp.br/~fisfoto/rotacao/rolamento/filmesequadros.php
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Relatório correspondente ao experimento de Rolamento com deslizamento.
Deve ser entregue um arquivo em formato PDF, com os gráficos e questões referentes ao guia desse experimento.
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Deve ser entregue um arquivo PDF, com todas as respostas do itrem C do guia
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Deve ser entregue um documento em PDF, com a resposta a todos os itens do guia.
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Todos os grupos devem entregar um documento com as medidas para realizar o experimento como indica no documento abaixo.
A data da entrega é 19/05/24
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A entrega da Parte 2 deste experimento deve consistir em um único documento. As instruçoes se encontram no arquivo [Instruções] Giroscópio - Parte 2.PDF.
Não esqueçam colocar o nome dos quatro participantes (dois por cada um dos experimentos) assim como a identificação dos conjuntos analisados.
A data máxima para o envio do documento é no domingo 09/06 às 23:59.
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Incluiremos aqui os questionários que iráo ser cobrados ao longo do semestre.
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Este questionário terá só um problema sobre coordenadas polares e cartesianas. Similar ao que resolvemos em aulas.
A data final de entrega é 25/03/24. Voces poderão fazer até 3 tentativas. E valerá só a maior nota.
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Este questionário consiste em dois problemas sobre inércia rotacional, energia cinética e velocidade e aceleração angular. Lembre-se que o divisor de números decimais deve ser um ponto. Vocês têm três tentativas, com diferentes intervalos de tempo entre elas. Vale a maior nota.
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Este questionário tem três problemas que serão escolhidos aleatoriamente entre várias opções. Você poderá fazer três tentativas e vale a maior nota delas. Alguns problemas exigem o envio de arquivo. Você poderá anexar arquivos com formatos PDF, open docs, ou arquivos de imagens. Se escolher esses últimos, por favor verifique a qualidade da imagem para poder ser corrigido e que sua nota não se veja prejudicada.
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Este questionário será como uma provinha, o tempo estabelecido é de 1 hora. Vocês terão só uma oportunidade de resolver o exercício. Precisam enviar um único arquivo com extensão pdf ou de imagens, tipo jpg, peg, etc, assim, só abra o questionário quando tiver tempo necessário para completar a atividade, que fecha no domingo 28 de abril às 23:59.
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Este questionário, como o anterior, irá ter dois problemas.
Poderão realizar duas tentativas, mas só será considerado o primeiro envio do problema dissertativo. Vocês deverão anexar um arquivo cujas extensões aparecem no mesmo.
O outro problema, que poderá ser testado duas vezes, se apresenta com respostas que vocês devem calcular e digitar nos espaços indicados.
O questionário fechará no domingo 5 de maio as 23:59. A duração é de duas horas, assim, se prepare para resolver tudo de uma só vez, com o tempo suficiente para fazer o upload do arquivo.
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Este questionário constará de dois exercícios para responder online. O limite de tempo de cada uma das três tentativas é de 60 minutos. O questionário fecha no dia 2 de junho as 23:59 h.
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Aqui você encontrará artigos, videos e outros assuntos de interesse da disciplina
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Vídeo demonstrativo sobre o efeito da inércia rotacional de sólidos. Clique no link para cessar à página
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Vídeo demonstrativo sobre o efeito da inércia rotacional de sólidos. Clique no link para acessar à página.
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rolamento sem deslizamento
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Neste documento encontrarão links sobre a teoria do Giroscopio e seus usos.
Agreguei também alguns sobre momento angular e sua conservação
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Colocaremos neste tópico alguns exercícios resolvidos e aulas.
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Lista dos tópicos a abordar na/as aulas "discussão assistida" que será realizada no dia 20 de maio.
A ideia é que seja uma aula dinâmica, onde os estudantes, em grupo ou individualmente, comentem os tópicos listados no documento em anexo.
Podem apresentar com o auxílio de documentos tipo Power Point, vídeos ou outras midias.
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Esta aula terá uma dinâmica diferente às que temos feito até agora.
A ideia é que individualmente ou em grupos pequenos, escolham um ou mais itens do documento em anexo para serem apresentados - Podem usar uma apresentação de Power Point, vídeos ou outras mídias, de maneira de explorá-los. Assim, enquanto alguns apresentam, outros complementarão certos assuntos com as próprias pesquisas.
Esta aula está sendo programada para o dia 20 de Maio.
Discutamos nas aulas prévias qualquer dúvida que possa surgir.
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