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Nessa ocasião o tema da disciplina será "Infâncias latino-americanas e de-colonialidade: leituras possíveis para pensar a criança na cena contemporânea". Nesse sentido, a disciplina abordará o arcabouço teórico-metodológico presente nos estudos sobre as infâncias latino-americanas e de-colonialidade, como possibilidade de leitura e análise de processos cênicos contemporâneos e práticas de ensino envolvendo crianças, na expectativa de gerar entre os/as alunos/as participantes, reflexões que contribuam para seu desempenho no campo da pedagogia das artes cênicas.
O programa divide-se em três unidades temáticas que pretendem fornecer subsídios teóricos para que os/as estudantes analisem criticamente processos cênicos e práticas de ensino envolvendo crianças. A primeira unidade trata da revisão de publicações que discutem as categorias de criança, infâncias e culturas infantis como definições em disputa diante do projeto hegemônico de Modernidade no âmbito da virada de-colonial dos Estudos Culturais da Infância, ressaltando a interseccionalidade de diferentes processos e formas de opressão que se interconectam e se reforçam na figura da criança.
Na segunda unidade se abordam os principais conceitos desenvolvidos no âmbito dos estudos de-coloniais, trazidos a partir de perspectivas de análise das infâncias latino-americanas e dos corpos infantis.
A tercera unidade é dedicada à análise de produções artísticas contemporâneas e processos pedagógicos envolvendo crianças latino-americanas colocadas à luz do pensamento de-colonial.
- Docente: Luvel Garcia Leyva