• (Prof. Marco)

    REPRODUÇÃO

    PRÁTICA DE COMPUTADOR II

    Local: 

    • Diurno: Multimídia 2
    • Noturno: Multimídia 1

    Legenda:

    ⚠️ = atividade obrigatória

    💡 = atividade opcional

    Em casa:

    1. Assista às videoaulas teóricas na ordem em que elas foram postadas;
    2. Responda os quizzes internos de cada videoaula;
    3. Leia o texto pedido;

    Em sala:

    1. Discuta com os docentes e a turma as aulas e textos do tópico;
    2. Realize a prática de computador junto com o seu grupo;
    3. Entregue o relatório da prática via tarefa criada aqui no moodle até o final da aula em sala. Apenas o líder de cada grupo deve submeter o relatório.


    • Assista à videoaula com atenção e responda os quizzes formativos internos. No final do vídeo, submeta suas respostas seguindo as instruções dadas na tela.


    • Assista à videoaula com atenção e responda os quizzes formativos internos. No final do vídeo, submeta suas respostas seguindo as instruções dadas na tela.


    • Leia este artigo em casa, antes de vir para a aula prática presencial.

      1. Baixe para o seu computador a pasta zipada com os arquivos da prática;
      2. Descompacte a pasta na área de trabalho;
      3. Abra a pasta descompactada e familiarize-se com os arquivos contidos nela;
      4. Abra o tutorial em formato de notebook (RMD) no R Studio (e não no R simples);
      5. Siga as instruções dadas no tutorial para fazer as atividades propostas;
      6. Elabore o relatório seguindo as instruções dadas no tutorial;
      7. Submeta o relatório no formato pedido e dentro do prazo estipulado através do link criado dentro da tarefa.


    • Vídeo de apoio da prática de computador. Assista a este vídeo para fazer a prática, como pedido nas instruções.

    • Leia este texto para entender porque os dados desta e de outras práticas foram organizados desta forma. Eles seguem a filosofia tidy data, padrão ouro em ciência de dados.

    • Leia este tutorial, se quiser ir além do básico e aprender uma habilidade fundamental para a carreira científica.