Programação

  • 01/11 Questões evolutivas e importância de modelos

    Preparação:

    1. Pensar em alguma questão interessante que vocês consideram como tendo um "componente evolutivo".
    2. Assistir entrevista com Charbel Niño El-Hani sobre modelos [video]

    Aula:

    1. Apresentação da disciplina
    2. Algumas questões evolutivas: contribuições da turma
    3. Discussão

    Material adicional:

    Outros trechos da conversa com Charbel Niño El-Hani:  

    • Evolução é "só uma teoria"? [video]
    • Evolução é um fato? [video]
    • Sugestões para alunos de biologia [video]



  • 13/11 Frequências alélicas e genotípicas

    Preparação:

    1. Vídeo definição de alelos [video] (para quem precisar revisar alguns conceitos de genética)
    2. Vídeo Frequências alélicas [video]
    3. Vídeo modelo Hardy-Weinberg [video]
    4. Vídeo testes do modelo de Hardy-Weinberg [video]
    5. Questões para discussão sobre Hardy-Weinberg [arquivo][dados1][dados2]

    Aula: 

    1. Discussão de exercícios, liderado por grupos
    2. Tirar dúvidas

    Bibliografia de apoio:

    Slatkin and Nielsen, "An Introduction to Population Genetics: Theory and Applications"chapter 1 [aqui]

  • 22/11 Evolução como um processo aleatório: deriva genética

    Preparar:

    1. Video: introdução do conceito de deriva genética [video]
    2. Video: Modelos matemáticos de deriva genética [video]
    3. Questões para discussão sobre deriva genética [link]

    A aula:

    1. Discussão das questões propostas
    2. Um breve comentário sobre probabilidades binomiais
    3. Discussão de dúvidas

    Leituras complementares:

    1. Um artigo curtinho e acessível sobre deriva genética [aqui]

    2. Uma introdução acessível sobre deriva e tamanho efetivo (em inglês) [aqui]



  • 27/11 - Teoria Neutra da Evolução

    Preparar:

    1. Video: Deriva com mutação e teoria neutra [video parte 1] [video parte 2 ]
    2. Video: Tamanho efetivo populacional [aqui]
    3. Vídeo: Entrevista com Carlos Schrago (UFRJ) sobre teoria neutra [aqui]
    4. Questões para discussão [aqui]

    Leituras complementares:

    1. Artigo de divulgação sobre a teoria neutra (em inglês) [aqui
    2. Artigo sobre a teoria neutra escrito por Tatiana Torres [aqui]
    3. Um resumo acessível sobre a teoria neutra [aqui]



  • 29/11 Seleção Natural

    Preparar para aula:

    1. Video de seleção natural [parte 1] [parte 2]
    2. Questões para discussão sobre seleção natural [aqui]
    3. Leitura para consulta: "Theory of selection in populations" de Kent Holsinger [pdf]

    A aula:

    1. Discussão das questões propostas
    2. Dúvidas


  • 4/12 Integrando foças evolutivas

    Preparar para aula:

    • Preparar as três questões propostas aqui
    • Ênfase especial na questão 1, que é de realizar uma simulação de deriva comm seleção.

    A aula:

    • Vamos discutir as três questões, eu vou trazer um pouco do background histórico sobre os temas tratados
    • Vamos conversar sobre as simulações que vocês podem fazer que são "extensões não triviais" das simulações básicas de deriva e seleção, vistas até aqui.

  • 06/12 Caso 1: Evolução da complexidade genômica

    Vamos discutir a importância da evolução não-adaptativa. Para isso vamos explorar uma surpreendente ideia de que as principais características que moldaram a evolução dos genomas são consequência do acaso, e não da seleção natural.


    O artigo está aqui


    Uma matéria na Revista FAPESP com Lynch, autor do artigo, pode ajudar a enxergar com mais clareza a ideia central do trabalho.