Programação
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Link para arquivo com grupos [aqui]
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Preparação:
- Pensar em alguma questão interessante que vocês consideram como tendo um "componente evolutivo".
- Assistir entrevista com Charbel Niño El-Hani sobre modelos [video]
Aula:
- Apresentação da disciplina
- Algumas questões evolutivas: contribuições da turma
- Discussão
Material adicional:
Outros trechos da conversa com Charbel Niño El-Hani:
- Evolução é "só uma teoria"? [video]
- Evolução é um fato? [video]
- Sugestões para alunos de biologia [video]
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Preparação:
- Vídeo definição de alelos [video] (para quem precisar revisar alguns conceitos de genética)
- Vídeo Frequências alélicas [video]
- Vídeo modelo Hardy-Weinberg [video]
- Vídeo testes do modelo de Hardy-Weinberg [video]
- Questões para discussão sobre Hardy-Weinberg [arquivo][dados1][dados2]
Aula:
- Discussão de exercícios, liderado por grupos
- Tirar dúvidas
Bibliografia de apoio:
Slatkin and Nielsen, "An Introduction to Population Genetics: Theory and Applications"chapter 1 [aqui] -
Preparar:
- Video: introdução do conceito de deriva genética [video]
- Video: Modelos matemáticos de deriva genética [video]
- Questões para discussão sobre deriva genética [link]
A aula:
- Discussão das questões propostas
- Um breve comentário sobre probabilidades binomiais
- Discussão de dúvidas
Leituras complementares:
1. Um artigo curtinho e acessível sobre deriva genética [aqui]
2. Uma introdução acessível sobre deriva e tamanho efetivo (em inglês) [aqui]
- Video: introdução do conceito de deriva genética [video]
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Preparar:
- Video: Deriva com mutação e teoria neutra [video parte 1] [video parte 2 ]
- Video: Tamanho efetivo populacional [aqui]
- Vídeo: Entrevista com Carlos Schrago (UFRJ) sobre teoria neutra [aqui]
- Questões para discussão [aqui]
Leituras complementares:
1. Artigo de divulgação sobre a teoria neutra (em inglês) [aqui]
2. Artigo sobre a teoria neutra escrito por Tatiana Torres [aqui]
3. Um resumo acessível sobre a teoria neutra [aqui] -
Preparar para aula:
- Preparar as três questões propostas aqui
- Ênfase especial na questão 1, que é de realizar uma simulação de deriva comm seleção.
A aula:
- Vamos discutir as três questões, eu vou trazer um pouco do background histórico sobre os temas tratados
- Vamos conversar sobre as simulações que vocês podem fazer que são "extensões não triviais" das simulações básicas de deriva e seleção, vistas até aqui.
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Vamos discutir a importância da evolução não-adaptativa. Para isso vamos explorar uma surpreendente ideia de que as principais características que moldaram a evolução dos genomas são consequência do acaso, e não da seleção natural.
O artigo está aqui
Uma matéria na Revista FAPESP com Lynch, autor do artigo, pode ajudar a enxergar com mais clareza a ideia central do trabalho.