A disciplina visa dar continuidade à formação aos pós-graduandos - futuros professores do Ensino Superior - para uma melhor compreensão da prática docente, tendo em vista o seu desenvolvimento profissional e as possibilidades de renovação pedagógica. A partir das transformações pelas quais passou a universidade pública brasileira nas últimas décadas, busca-se discutir as metodologias ativas, considerando a sua complexidade, bem como as suas articulações com a cultura material e a aprendizagem baseada na resolução de problemas. Além disso, detém-se nos processos de ensinoaprendizagem, levando em conta tanto as contribuições e os desafios das mídias digitais enfrentados pela formação superior no mundo pós-pandêmico, explorando questões nucleares da docência, entre as quais se destacam as diversas dimensões da avaliação da aprendizagem e a análise do emprego de ferramentas digitais em processos de ensino-aprendizagem. Por fim, narrativas de professores(as) de diferentes áreas da universidade sobre a sua trajetória no magistério têm por objetivo proporcionar uma reflexão a respeito das mudanças vivenciadas no exercício da docência. Essa reflexão permite aos pós-graduandos entender a maneira pela qual esses profissionais constroem a sua prática, mobilizando estratégias para estabelecer uma relação profícua com os alunos e os processos formativos engendrados em diferentes cursos do Ensino Superior.
a) Fomentar criação de equipes multidisciplinares para desenvolvimento de projetos de empreendedorismo com potencial de transformação em startups a partir de tecnologias desenvolvidas pelos pós-graduandos; b) Apresentar os aspectos relacionados à criação e gestão de startup em diferentes setores de atividade econômica; c) Apresentar metodologias de elaboração e apresentação do planejamento de um negócio a partir de uma tecnologia desenvolvida pelo aluno a ser utilizado para: captar recursos financeiros para investimentos públicos ou privados ou buscar novos investidores para o negócio d) Oferecer a oportunidade de apresentação do projeto de empreendedorismo através de um PITCH para a Banca de Avaliadores formada por investidores early stage
Apresentar a ideia fundante do conceito de “Escrevivência”, na área da Literatura, desde os primeiros usos do termo. Discutir a ampla utilização do conceito de “Escrevivência” como suporte teórico para o desenvolvimento de pesquisas e produção crítica em diversas áreas do conhecimento, assim como mote de criação para dança, teatro, etc. que pretendem apresentar o cotidiano de sujeitos e grupos subalternizados em seus processos de resistência. Refletir como o conceito de “Escrevivência” pode ser utilizado em sala aula, como incentivo para o que aluno/a crie textos escritos, desenhados, pintados, etc sobre ele mesmo e seu entorno. Fomentar pesquisas que sejam capazes de incorporar novos objetos de estudos promovendo uma pluridiversidade no campo acadêmico, aprofundando demandas desde a organização do currículo programático à composição diversificada do quadro de professores.
A disciplina tem por objetivo oferecer aos pós-graduandos uma introdução às questões que caracterizam o exercício da docência em nível superior. Para tanto, busca-se favorecer o debate acerca das concepções de universidade, tendo em vista as transformações pelas quais esse nível de ensino tem passado, no Brasil, nas últimas décadas. Sem desconsiderar as especificidades das inúmeras áreas que compõem a Universidade de São Paulo, pretende-se fornecer elementos básicos para que o futuro professor de Ensino Superior entenda os aspectos principais de seu ofício, notadamente os processos formativos e os saberes docentes, a relação pedagógica e o espaço da sala de aula, o planejamento e a organização de sua prática, bem como a avaliação. Trata-se, portanto, de fomentar uma compreensão mais acurada de sua inserção profissional como docente no meio universitário, favorecendo práticas, com base nas quais se desenvolvam processos formativos de qualidade/excelência e que contribuam para a efetiva democratização do Ensino Superior.