Salta al contenido principal
Panel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Español - Internacional (es)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Cerrar
Buscar
Selector de búsqueda de entrada
Acessar
EDF0287 - Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico (2023)
Página Principal
Cursos
2023
FE
EDF
EDF0287-223-2023
Diagrama de temas
General
Colapsar todo
Expandir todo
Programa atualizado da disciplina
Foro
Introdução aos Estudos da Educação: enfoque histórico
Archivo
Autoavaliação / Avaliação da disciplina
Foro
5ª. Aula 30/10: Educação da população negra. Educação tradicional. Privação de direitos, formas alternativas, organização e lutas por educação.
VEIGA, C. G. Escola pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Rev. Bras. Educ, v. 13, n. 39, p. 502-516, 2008.
URL
Comentários - Aula 5
Foro
6ª. Aula 06/11: A Escola Nova. O manifesto dos educadores. A universidade.
MANIFESTO dos pioneiros da educação nova
URL
Comentários - aula 6
Foro
7ª Aula 13/11: Formação e profissão docente. Modelos de formação, condições de trabalho e associativismo.
TARDIFF, M. Saberes, tempo e aprendizagem no trabalho no magistério.
Archivo
Comentários - Aula 7
Foro
8ª Aula 27/11: Movimento estudantil, cultura popular e educação de adultos. Educação na ditadura. Motivações, medidas e resultados.
MARTINS, M. Reflexos reformistas: o ensino das humanidades na ditadura militar brasileira e as formas duvidosas de esquecer
URL
Comentários - Aula 8
Foro
9ª Aula 04/12: Redemocratização, Constituição de 1988 e LDBEN/96.
Educação e lutas sociais no Brasil pós-ditadura: da democratização à ausência de alternativas
URL
Comentários - aula 9
Foro
10ª. Aula 11/12: Educação indígena. Catequese, integracionismo, lutas e conquistas dos povos originários.
Sobre identidade e diferença no contexto da educação escolar indígena
URL
Comentários - aula 10
Foro
11ª. Aula 18/12: BNCC, questões de gênero na escola e os desafios do Novo Ensino Médio.
FRANCO. Stella. Do arco-íris à monocromia: o Movimento Escola Sem Partido e as reações ao debate sobre gênero nas escolas
Archivo
Comentários - Aula 11
Foro