Programação
-
-
Olá, como conversado hoje em aula, postar no e-disciplinas da Usp uma reflexão/problematização que relacione os dois textos previstos para a próxima aula: "Democratização do ensino - vissicitudes da ideia no ensino paulista" e "Avaliação escolar, algumas questões conceituais", ambos de José Mario Pires Azanha, já anexados ao tópico da aula de 16-08-23 no e-disciplinas. A extensão do texto digitado deve ter por volta de um parágrafo que não ultrapasse uma página. O prazo para envio é até às 14h de 16 de agosto. Atividades entregues após este prazo devem ser encaminhadas diretamente para o meu email (crisgott@usp.br) e valerão meio ponto ao invés de ponto inteiro. Abraços, e até a próxima aula! Cristiane
-
Apresentação do curso e atividade em grupo.
-
Textos: Azanha, José Mário Pires. “Democratização do ensino: Vicissitudes da Idéia no Ensino Paulista”. In: Educação- Alguns Escritos.SP: Companhia Editora Nacional,1987; e “Avaliação escolar, algumas questões conceituais”. In: A Formação do Professor e Outros Escritos.SP: Editora Senac, 2006.
-
Texto: Platão, Menon. Diálogos platônicos.In: Cadernos Culturais, Lisboa, 3a ed.
-
Texto: Agostinho, O Mestre. SP: Landy, 2002, Capítulos I, II, III e XIV.
-
Texto: Wittgenstein, Ludwig. Investigações filosóficas.RJ: Vozes, 1996, passagens selecionadas.
-
Texto: Hanson, N. R. “Observação e Interpretação”. In: Filosofia da Ciência. Org. Morgenbesser, S. São Paulo: ed. Cultrix, 1967.
Texto: Ryle, Gilbert. “Ensino e Treinamento”. In: Peters, Richard S. El Concepto de Educación. Buenos Aires: Editorial Paidos,1969. -
Texto: Rousseau, J.J. Emílio.SP: Martins Fontes, 1999, excertos dos livros I, II e III.
-
Textos: Dewey, J. “A criança e o programa escolar”. In: Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1978 e “A educação tradicional frente à educação progressiva”. In: de Rosa, M.G., A história da educação através dos textos. SP: ed. Cultrix, 1999.
-
Participação no colóquio Wittgenstein e Educação - questões contemporâneas
14h30: Conferência Prof. Jeffrey Stickney (University of Toronto).
16h30: Mesa-redonda - "A terapia filosófica wittgensteiniana na Educação".
Link do evento: https://felpgrupo.wixsite.com/icoloquiofelp
-
Texto: Arendt, H. Entre o Passado e o Futuro. SP: Perspectiva, 2002, Cap.5 (A crise na educação).
-
Texto: Perrenoud, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. INTRODUÇÃO
Texto: Perrenoud, Philippe. Construir as competências desde a escola(intr. e 4º cap.) Porto Alegre: Artmed, 1999. Capítulo 4
-
Texto: Passmore, John. “Ensinando a ser crítico”. In: The Philosophy of Teaching. London, Duckworth, 1984. Avaliação do curso.
-
Último dia para entrega do trabalho final no e-disciplinas USP.